Ignorar Acentos
Olá pessoal.. usei muito a pesquisa do fórum pra achar algo sobre isso mas sinceramente achei as respostas muito vagas e umas muito diferentes das outras.. o q me gerou mais dúvidas.. hehe.. gostaria da opinião de vcs e acho q aki é o lugar certo.. vamos lá:
Tenho um bd em Firebird 1.5, com Charset Win1252, e Collate PXW_INTL850 ligado pelo DbExpress no Delphi 7..
Tenho o seguinte código no evento OnChance de um Edit:
Bom, isso me faz com q, se eu tiver um registro de nome ´Capitão América´ e digitar ´CAPITÃO AMÉRICA´ ou ´capitão américa´ ele ache o mesmo... se eu digitar tb ´capit´, ele acha o registro, mas se eu digitar ´capitao´ ele nao acha.. justamente por causa do acento..
Tem algum jeito de contornar isso? digo, se eu digitar ´capitao america´, q ele me mostre o registro de nome ´Capitão América´, do mesmo jeito q ele ta ignorando as maiúsculas e minúsculas...
Grato pela atençao de todos.. abraços...
Allan Elias Ramos :wink:
Tenho um bd em Firebird 1.5, com Charset Win1252, e Collate PXW_INTL850 ligado pelo DbExpress no Delphi 7..
Tenho o seguinte código no evento OnChance de um Edit:
DmDados.ClientPersonagens.Close;
With DmDados.SqlPersonagens do
begin
Close;
CommandText :=
´Select * From TbPersonagens Where Upper(Codinome) Like´
+ AnsiUpperCase(QuotedStr(EdtPesquisa.Text+´¬´))
+´Order By Codinome´;
Open;
end;
DmDados.ClientPersonagens.Open;
Bom, isso me faz com q, se eu tiver um registro de nome ´Capitão América´ e digitar ´CAPITÃO AMÉRICA´ ou ´capitão américa´ ele ache o mesmo... se eu digitar tb ´capit´, ele acha o registro, mas se eu digitar ´capitao´ ele nao acha.. justamente por causa do acento..
Tem algum jeito de contornar isso? digo, se eu digitar ´capitao america´, q ele me mostre o registro de nome ´Capitão América´, do mesmo jeito q ele ta ignorando as maiúsculas e minúsculas...
Grato pela atençao de todos.. abraços...
Allan Elias Ramos :wink:
Aersoftware
Curtidas 0
Respostas
Fsflorencio
15/08/2004
Infelizmente não existe (existia) um collate que possibilitasse não fazer diferença de maiúsculas e minúsculas e de acentuação, mas parece que seus problemas se ´acabaram-se´ como diria seu Creisson.
Dá uma olhada na notícia de capa do site: http://www.firebase.com.br/fb/
´11/08/04 - Collate PTBR no SourceForge´.
Não pude testar ainda, mas parece que funciona.
Se vc não conseguir instalar o collate, espere que na próxima versão do Firebird deve sair.
Dá uma olhada na notícia de capa do site: http://www.firebase.com.br/fb/
´11/08/04 - Collate PTBR no SourceForge´.
Não pude testar ainda, mas parece que funciona.
Se vc não conseguir instalar o collate, espere que na próxima versão do Firebird deve sair.
GOSTEI 0