imagem de fundo sem TImage com stretch
por motivos maiores criei ao invés de uma imagem no form, escolhi por colocar um plano de fundo, uma imagem direto no form sem componente.
procedure TFrmPrincipal.FormCreate(Sender: TObject);
begin
Application.OnMessage := MudarComEnter;
Grafico := TBitmap.Create;
Grafico.LoadFromFile (´fundo.bmp´);
end;
procedure TFrmPrincipal.FormPaint(Sender: TObject);
begin
FrmPrincipal.Canvas.Draw(0,0,grafico);
end;
e declarando na private:
private
grafico: TBitmap;
public
{ Public declarations }
end;
1ª DÚVIDA: deu certo, mas não consegui achar uma função que nem a da TImage, que faz com que a imagem fique do tamanho do componente TImage, com a propriedade Stretch := True. tem como fazer isso com o Grafico (imagem de fundo no form) que criei?
2ª DÚVIDA: mais uma dúvida: já criei o grafico. gostaria de criar outro, o grafico2, este vai por cima, é pequeno e não tem que ficar do tamanho original, o problema, é colocar ele no centro, ou seja, se eu maximizar tá no centro, se eu aumentar a resolução tá no centro. o problema também é colocar ele por cima do grafico.
se não souberem esta última dúvida, poderiam sanar apenas a primeira.
valeuzíssimo galera.
procedure TFrmPrincipal.FormCreate(Sender: TObject);
begin
Application.OnMessage := MudarComEnter;
Grafico := TBitmap.Create;
Grafico.LoadFromFile (´fundo.bmp´);
end;
procedure TFrmPrincipal.FormPaint(Sender: TObject);
begin
FrmPrincipal.Canvas.Draw(0,0,grafico);
end;
e declarando na private:
private
grafico: TBitmap;
public
{ Public declarations }
end;
1ª DÚVIDA: deu certo, mas não consegui achar uma função que nem a da TImage, que faz com que a imagem fique do tamanho do componente TImage, com a propriedade Stretch := True. tem como fazer isso com o Grafico (imagem de fundo no form) que criei?
2ª DÚVIDA: mais uma dúvida: já criei o grafico. gostaria de criar outro, o grafico2, este vai por cima, é pequeno e não tem que ficar do tamanho original, o problema, é colocar ele no centro, ou seja, se eu maximizar tá no centro, se eu aumentar a resolução tá no centro. o problema também é colocar ele por cima do grafico.
se não souberem esta última dúvida, poderiam sanar apenas a primeira.
valeuzíssimo galera.
Aspirante
Curtidas 0
Respostas
Massuda
13/01/2006
...faz com que a imagem fique do tamanho do componente TImage, com a propriedade Stretch := True. tem como fazer isso com o Grafico (imagem de fundo no form) que criei?
Use TCanvas.StretchDraw ao invés de TCanvas.Draw....já criei o grafico. gostaria de criar outro, o grafico2, este vai por cima, é pequeno e não tem que ficar do tamanho original, o problema, é colocar ele no centro, ou seja, se eu maximizar tá no centro, se eu aumentar a resolução tá no centro. o problema também é colocar ele por cima do grafico.
Não sei se entendi direito, mas se você desenhar essa segunda imagem depois da primeira, ela ficará ´por cima´ da primeira.GOSTEI 0