impressoes do D2009 CodeGear Delphi Tour Rio de Janeiro

Delphi

11/09/2008

Bom dia pessoal,

Hoje teve o Delphi Tour aqui no Rio de Janeiro. bem, queria deixar a minha impressao sobre o nosso delphi 2009 ( totalmente pessoal sobre o assunto ).

As apresentações foram muito boas, a do David I nao preciso nem comentar, o cara e realmente o cara.

a Apresentacao da nova versao do Delphi 2009 pelo Andreano tambem foi bem legal. Ja em relacao ao Delphi e ao seu futuro...

As novidades da ferramente sao realmente fantasticas, o suporte a UNICODE e a ferramenta de traducao sao nota 10.

O fim da dependencia da tecnologia COM e um grito de liberdade, sem contar que desenvolver em multicamadas agora com o novo datasnap e extremamente facil.

Algumas mudancas de alguns componentes como o Listview e o progressbar sao bem interessantes. A utilizacao da Interface Ribbon presente no office 2007 e agora totalmente presente no D2009 sem depender de componentes de terceiros foi uma grande sacada, e extremamente facil de utilizar, sem contar novos componentes na VCL e pequenas mudancas que fazem uma grande diferenca na utilizacao da IDE como a pesquisa por componentes.

o suporte a generics e metodos anonimos realmente nos ajudam no reaproveitamento de codigos sem contar que os deixam tambem mais elegantes.

como tambem nao podia deixar de ser, foi apresentado o primeiro resultado da aquisicao pela embarcadero, que e a sua ferramenta Case ER/Studio integrada ao delphi, mais somente na versao Architect. Realmente é uma boa ferramente Case.

Sobre o futuro do Delphi ... essa e minha impressao, mas senti algo no ar.

Acredito que realmente deve ter dado um trabalho danado essa nova versao o D2009. Principalmente por causa do suporte a Unicode, toda a vcl deve ter sido de alguma forma alterada e so de pensar nisso chego a ficar petrificado.

Mas por que nao lancar junto o Delphi .Net, porque esperar o final do ano para esse lancamento ? Estamos em setembro o final do ano esta batendo a porta.

A impressao que deu, e que a Embarcadero esta querendo testar o poder de venda de sua nova aquisicao ( os produtos da CODEGEAR ) entendendo ai os principais o Delphi e o C++, mesmo o Andreano ter falado de novas versoes do delphi ja estarem em desenvolvimento como a versao de codinome Commodore.

O preco dos produto em si , ficou mais caro.

Pelo menos a tabela de preco que vi aquino Rio, eu achei cara.

Imaginei que com a aquisicao o preco das ferramentas, principalmente o Delphi que tem uma grande comunidade aqui no Brasil, ia ser mais em conta com a nossa realidade. Sei que existe uma grande tributacao por parte do nosso governo em cima, afinal e importacao de software, mas esperava precos melhores.

Os trials do D2009 e C++2009 ja esta disponiveis no site da CodeGear, vale a pena testar as novidades das ferramentas, mas em relacao ao futuro do Delphi pelo menos para mim ficou um ponto de ?

um forte abraco a todos
alineri

Alineri

Alineri

Curtidas 0

Respostas

Andreano

Andreano

11/09/2008

Alineri,

Obrigado por prestigiar o evento, sobre o futuro do Delphi, é longo e promissor, pode ter certeza.

Como você viu estamos perguntando para os desenvolvedores o que devemos priorizar, o roadmap está público e vamos continuar atualizando.

A Embarcadero não está testando os produtos da CodeGear e sim investindo para trazer cada vez mais melhores versões.

Assim como fizemos ano passado, estamos lançado as versões separadas, o mais importante que é Win32 saiu primeiro, em breve Delphi .NET

[]´s
Andreano Lanusse
Product Line Manager and Technical Lead Evangelist Latin America & Caribbean

GOSTEI 0
Facc

Facc

11/09/2008

Será disponibilizado algum video (de preferencia em portugues) que mostre essas novidades? Nem que seja após o evento, estou curioso em ver a nova cara do Delphi 2009. Não pude participar do DelphiTour

GOSTEI 0
Junior Miranda

Junior Miranda

11/09/2008

Quando será realizado na cidade de salvador ?
Antes havia uma previsão de data, agora não consta nos e-mails que recebo, nem a previsão.
[]´s

GOSTEI 0
POSTAR