Inclusão de varios registros
Bom dia,
estou com um problema e queria pedir a ajuda de vcs,
estou fazendo um sistema, mas estou encontrando dificuldades nisso:
foi me pedido para fazer um formulario do tipo..
[u:1d88ba1049]Periodo de Parada[/u:1d88ba1049]
[b:1d88ba1049]Inicio [/b:1d88ba1049] [b:1d88ba1049]Final[/b:1d88ba1049] [b:1d88ba1049]Motivo [/b:1d88ba1049]
campo incio e final corresponde a hora de inicio e final do periodo em que a pessoa esteve parada, e o motivo pelo qual ela estava
acontece que cada registro , ou seja o registro 001, irá ter varios horarios de inicio, final e motivo,
e por isso não sei se é um problema de tabelas ou programação(query no caso)..
Uso delphi 5 e msaccess.. se for problema de tabela qual tipo deveria ser estes campos?
obrigado e fico te devendo mais essa!!
estou com um problema e queria pedir a ajuda de vcs,
estou fazendo um sistema, mas estou encontrando dificuldades nisso:
foi me pedido para fazer um formulario do tipo..
[u:1d88ba1049]Periodo de Parada[/u:1d88ba1049]
[b:1d88ba1049]Inicio [/b:1d88ba1049] [b:1d88ba1049]Final[/b:1d88ba1049] [b:1d88ba1049]Motivo [/b:1d88ba1049]
campo incio e final corresponde a hora de inicio e final do periodo em que a pessoa esteve parada, e o motivo pelo qual ela estava
acontece que cada registro , ou seja o registro 001, irá ter varios horarios de inicio, final e motivo,
e por isso não sei se é um problema de tabelas ou programação(query no caso)..
Uso delphi 5 e msaccess.. se for problema de tabela qual tipo deveria ser estes campos?
obrigado e fico te devendo mais essa!!
Eric.miranda
Curtidas 0
Respostas
4_olho
14/08/2003
o que você precisa, na verdade, é uma lista, mais ou menos ssim :
cod coduser horaini horafim motivo
onde cod é o dódigo do registro, coduser o código do usuário/processo/tarefa, horaini e horafim as datas/horários de início e fim do processo e motivo a explicação da parada.
Lembrar que só cod pode ser ÚNICO
cod coduser horaini horafim motivo
onde cod é o dódigo do registro, coduser o código do usuário/processo/tarefa, horaini e horafim as datas/horários de início e fim do processo e motivo a explicação da parada.
Lembrar que só cod pode ser ÚNICO
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
14/08/2003
Bom dia,
Colega,
Além do horário, você deverá armazenar a data para conseguir efetuar as devidas retrições quando necessárias.
GOSTEI 0
Abueno_silva
14/08/2003
Pelo que entendi da sua questão, você vai precisar de duas tabelas para controlar corretamente:
[b:716828d18b]Tabela 1:[/b:716828d18b]
CodigoFuncionario
NomeFuncionario
etc...
[b:716828d18b]Tabela 2:[/b:716828d18b]
CodigoFuncionario
InicioParada
FinalParada
Motivo
Depois, é só controlar na aplicação, utilizando relacionamento (Master/Detail) para forms e reports...
Espero ter sido claro.
[]´s
[b:716828d18b]Tabela 1:[/b:716828d18b]
CodigoFuncionario
NomeFuncionario
etc...
[b:716828d18b]Tabela 2:[/b:716828d18b]
CodigoFuncionario
InicioParada
FinalParada
Motivo
Depois, é só controlar na aplicação, utilizando relacionamento (Master/Detail) para forms e reports...
Espero ter sido claro.
[]´s
GOSTEI 0
Eric.miranda
14/08/2003
o problema é que não que objeto vou usar para fazer isto..
pq o cara vai digitar mais de um motivo de parada por ordem de servico..
estou usando um dbgrid ligado a tabela em que fica os periodos,hs etc. isto para inserir os registros
aí qdo vou navegar entre os registros , eles não acompanham..
pq o cara vai digitar mais de um motivo de parada por ordem de servico..
estou usando um dbgrid ligado a tabela em que fica os periodos,hs etc. isto para inserir os registros
aí qdo vou navegar entre os registros , eles não acompanham..
GOSTEI 0
Abueno_silva
14/08/2003
Bom, então você poderia aumentar o tamanho do campo de motivos, para que o usuário digitasse o que quisesse. No entanto, se você for obrigado a utilizar os motivos separadamente, então provavelmente terá que fazer um relacionamento em três níveis (criar mais uma tabela para os motivos relativos a uma determinada parada), o que exige um pouco mais de trabalho ´braçal´.
[]´s
[]´s
GOSTEI 0
Eric.miranda
14/08/2003
desculpe amigo mas não me expressei direito na ultima vez..
vou dar um exemplo..
seria mais ou menos o seguinte;;
codigo da ordem : 001
incioparada finalparada motivo
10:15 10:16 almoço
10:20 10:21 jantar
10:50 10:52 lanche
nãp estou sabendo que campo uso para entrar com esses registros (inicio parada, finalparada e motivo), visto que para cada ordem de servico eles param várias vezes..
não tô sabendo relacionar as tabelas e puxar os dados durante a navegação entre os registros..
se puder me ajudar ficarei grato
vou dar um exemplo..
seria mais ou menos o seguinte;;
codigo da ordem : 001
incioparada finalparada motivo
10:15 10:16 almoço
10:20 10:21 jantar
10:50 10:52 lanche
nãp estou sabendo que campo uso para entrar com esses registros (inicio parada, finalparada e motivo), visto que para cada ordem de servico eles param várias vezes..
não tô sabendo relacionar as tabelas e puxar os dados durante a navegação entre os registros..
se puder me ajudar ficarei grato
GOSTEI 0
Machado
14/08/2003
Assim como respondeu um de nossos amigos anteriormente você deve linkar as tabelas ex.:
table1
codigo da ordem de serviço
e os outros campos
table2
nesta tabela faço o seguinte
coloque:
cod_os n
inicio
final
motivo
então você linke as tabelas, na propriedade da tabela em mastersource selecione a tabela1, em masterfields abra e linke as tabelas o campo da esquerda é o da tabela2 que você deve selecionar cod_os e o da direita os campos da tabela1 que você deve celecionar codigo da ordem de serviço então clique am add,
depois disso é só fazer o tratamento, para inserir outra para os commandos de sempre append e outros você sabe, não esqueça que você tera que criar um formulário da exibir as informações da tabela2 ok.
Espero ter ajudado.
table1
codigo da ordem de serviço
e os outros campos
table2
nesta tabela faço o seguinte
coloque:
cod_os n
inicio
final
motivo
então você linke as tabelas, na propriedade da tabela em mastersource selecione a tabela1, em masterfields abra e linke as tabelas o campo da esquerda é o da tabela2 que você deve selecionar cod_os e o da direita os campos da tabela1 que você deve celecionar codigo da ordem de serviço então clique am add,
depois disso é só fazer o tratamento, para inserir outra para os commandos de sempre append e outros você sabe, não esqueça que você tera que criar um formulário da exibir as informações da tabela2 ok.
Espero ter ajudado.
GOSTEI 0