Indetificar usuario logado em um canto do form
Bom! olha eu aqui outra vez :lol:
Seguinte pessoal! eu tenho um form login no meu projeto que o cara se identifica com login e senha que ele vai pesquisar no banco de dados (tabelausuario) se login e senha correto ele entra. O que eu queria era que em algum lugar no form atraves de um caption ou no statusbar identificar o usuario que esta logado :lol: Tem como fazer isso? o codigo de acesso que eu isso e esse:
procedure Tformlogin.BitBtn1Click(Sender: TObject);
begin
if not tabelaUsuario.Locate(´senha;login´,vararrayof([editsenha.Text,editusuario.text]),[]) then
begin
Application.MessageBox(´Ops! Usuario e/ou senha não autorizados!´,´Atenção!´,mb_iconStop+mb_ok);
editsenha.clear;
editusuario.SetFocus;
editusuario.SelStart:=0;
exit;
end
else
begin
fechar:=1;
close;
end;
end;
Obrigado, Uh! lembrei que eu tenho outra duvida sobre senha mais vou abrir outro topico, pra não misturar
Seguinte pessoal! eu tenho um form login no meu projeto que o cara se identifica com login e senha que ele vai pesquisar no banco de dados (tabelausuario) se login e senha correto ele entra. O que eu queria era que em algum lugar no form atraves de um caption ou no statusbar identificar o usuario que esta logado :lol: Tem como fazer isso? o codigo de acesso que eu isso e esse:
procedure Tformlogin.BitBtn1Click(Sender: TObject);
begin
if not tabelaUsuario.Locate(´senha;login´,vararrayof([editsenha.Text,editusuario.text]),[]) then
begin
Application.MessageBox(´Ops! Usuario e/ou senha não autorizados!´,´Atenção!´,mb_iconStop+mb_ok);
editsenha.clear;
editusuario.SetFocus;
editusuario.SelStart:=0;
exit;
end
else
begin
fechar:=1;
close;
end;
end;
Obrigado, Uh! lembrei que eu tenho outra duvida sobre senha mais vou abrir outro topico, pra não misturar
Wagner
Curtidas 0
Respostas
Aroldo Zanela
28/02/2004
Colega,
Basta utilizar algo como:
Lembrando que a RxLib ou JediVCL possuem um componente que faz isso automaticamente.
FormX.Caption := FormX.Caption + ´(´+tbUsuariosNOME.Value+´)´;
Lembrando que a RxLib ou JediVCL possuem um componente que faz isso automaticamente.
GOSTEI 0
Wagner
28/02/2004
Desculpe-me colega
Em que evento eu informo esse codigo?
Onde posso encontrar esses componetes?
Em que evento eu informo esse codigo?
Onde posso encontrar esses componetes?
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
28/02/2004
Colega,
Na www.torry.net (huge components). No evento OnBeforeLogin.
Na www.torry.net (huge components). No evento OnBeforeLogin.
GOSTEI 0
Wagner
28/02/2004
[quote=´Aroldo Zanela´]Colega,
Desculpe-me a insistência Caro Aroldo e aproveito para agradeçer sua atenção, mais, mais eu ainda não entendi bem onde vai aparecer no formulario nome do usuario que logou? eu tenho varios form e queria identificar em cada form o nome do usuario logado, isso é possivel?
FormX.Caption := FormX.Caption + ´(´+tbUsuariosNOME.Value+´)´;
Desculpe-me a insistência Caro Aroldo e aproveito para agradeçer sua atenção, mais, mais eu ainda não entendi bem onde vai aparecer no formulario nome do usuario que logou? eu tenho varios form e queria identificar em cada form o nome do usuario logado, isso é possivel?
GOSTEI 0
Mccs
28/02/2004
COLEGA, cria uma unit por exemplo: uTipos. E, nela você cria uma variável chamada por exemplo: NomeUsuario: String;
Pronto, ao se logar no sistema no mesmo método você passa o nome do usuário para essa variável. Simples.
Agora, é necessário você declarar a uses uTipos na outras unit´s de seu interesse. O que seria mais correto é exibir essa informação na janela principal.
Espero ter ajudado.
Marcelo Rezende Cavalcanti.
Pronto, ao se logar no sistema no mesmo método você passa o nome do usuário para essa variável. Simples.
Agora, é necessário você declarar a uses uTipos na outras unit´s de seu interesse. O que seria mais correto é exibir essa informação na janela principal.
Espero ter ajudado.
Marcelo Rezende Cavalcanti.
GOSTEI 0
Dbergkamps
28/02/2004
colega, que tal esta sugestao?
Vc coloca uma status bar e no primeiro panels voce coloca:
StatusBar1.Panels[0].Text:=TabelaUsuarioNomedeusuario.Value;
onde nome de usuario eh um campo da tabela
Vc coloca este codigo no onshow do formulario que vc quer que apareca.
GOSTEI 0
Wagner
28/02/2004
colega, que tal esta sugestao?
Isso funciona com um Label1.caption
Tipo
label1.caption:=TabelaUsuarioNomedoUsuario.value;
GOSTEI 0
Wagner
28/02/2004
Não funcinou ainda :lol:
Agradeço a todas as dicas estou tentado usar a do bergkamps
StatusBar1.Panels[0].Text:=[color=blue:616265c7d0]TabelaUsuarioNomedeusuario[/color:616265c7d0].Value; //mais da um erro nesse ponto como se o nome do usuario não foi declarado, mais eu verifiquei tudo. O que pode esta passando despercebido :cry: ?
Agradeço a todas as dicas estou tentado usar a do bergkamps
StatusBar1.Panels[0].Text:=[color=blue:616265c7d0]TabelaUsuarioNomedeusuario[/color:616265c7d0].Value; //mais da um erro nesse ponto como se o nome do usuario não foi declarado, mais eu verifiquei tudo. O que pode esta passando despercebido :cry: ?
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
28/02/2004
Colega,
Mude a propriedade SimplePanel para true e faça algo como sugerido, com as seguintes modificações:
Lembrando que o objeto TabelaUsuarioNomedeusuario deve ser substituído pelo objeto correspondente de sua tabela.
Mude a propriedade SimplePanel para true e faça algo como sugerido, com as seguintes modificações:
StatusBar1.SimpleText := TabelaUsuarioNomedeusuario.Value;
Lembrando que o objeto TabelaUsuarioNomedeusuario deve ser substituído pelo objeto correspondente de sua tabela.
GOSTEI 0
Dbergkamps
28/02/2004
wagner,
ainda da erro?
qual a mensagem?
no meu funciona corretamente, mande o erro para ver no que podemos ajuda-lo
ainda da erro?
qual a mensagem?
no meu funciona corretamente, mande o erro para ver no que podemos ajuda-lo
GOSTEI 0
Wagner
28/02/2004
:P :P :P :P :P yes,yes :P :P :P :P
Funcinouuuuu!!!ehehehehe
Obrigado.
:lol: Ops! tem como botar o nome Usuario na frente, tipo: Usuario: Fulano
Funcinouuuuu!!!ehehehehe
Obrigado.
:lol: Ops! tem como botar o nome Usuario na frente, tipo: Usuario: Fulano
GOSTEI 0
Dbergkamps
28/02/2004
claro que tem cara,
em programacao vc pode tudo (meu professor disse que a gente so nao pode fazer um menino, mas o resto...., alias ate faz a gente pode desenhar :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: )
Sim cara, voltando ao assunto coloque
StatusBar1.Panels[0].Text:=´Usuario: ´ + Dtmo.TabelaUsuarioNomeUsuario.Value;
Valeu cAra,
qualquer coisa ja sabe
em programacao vc pode tudo (meu professor disse que a gente so nao pode fazer um menino, mas o resto...., alias ate faz a gente pode desenhar :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: )
Sim cara, voltando ao assunto coloque
StatusBar1.Panels[0].Text:=´Usuario: ´ + Dtmo.TabelaUsuarioNomeUsuario.Value;
Valeu cAra,
qualquer coisa ja sabe
GOSTEI 0
Wagner
28/02/2004
:P :P :P :P Mais uma vez!!!yes, yes,yes :P :P :P :P
Obrigado pela atenção de todos, Estou resolvendo quase todas os meus topico do fim de semana
Obrigado pela atenção de todos, Estou resolvendo quase todas os meus topico do fim de semana
GOSTEI 0
Wagner
28/02/2004
:lol: :lol: :lol: No Yes, No Yes :lol: :lol: :lol:
Cantei vitoria antes do tempo
Seguinte: seguinte se eu tenho mais de um usuario cadastro??? ele esta pegando o ultimo usuario do cadastro de usuario
Se tenho José, Maria e João. Nao importa se voce entre com o usuario José ou Maria vai aparecer o João :cry:
StatusBar1.SimpleText := ´ Usuario: ´ + form1.tabelausuariologin.Value
O que pode ser feito???
Cantei vitoria antes do tempo
Seguinte: seguinte se eu tenho mais de um usuario cadastro??? ele esta pegando o ultimo usuario do cadastro de usuario
Se tenho José, Maria e João. Nao importa se voce entre com o usuario José ou Maria vai aparecer o João :cry:
StatusBar1.SimpleText := ´ Usuario: ´ + form1.tabelausuariologin.Value
O que pode ser feito???
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
28/02/2004
Colega,
Veja o seguinte exemplo utilizando o rxLoginDialog da RxLib:
Note que o SQL restringe para localizar apenas um único usuário, onde deve corresponder o user e a password.
Veja o seguinte exemplo utilizando o rxLoginDialog da RxLib:
procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject); begin DesabilitarMenus; if pldSammc.Login then begin Sleep(500); HabilitarMenus; sbSammc.Panels[1].Text := qUsuariosUSU_NOME.Value; end else pldSammc.TerminateApplication; end; procedure TForm1.pldSammcCheckUser(Sender: TObject; const UserName, Password: String; var AllowLogin: Boolean); begin qUsuarios.Close; qUsuarios.ParamByName(´USU_ID´).AsString := UserName; qUsuarios.ParamByName(´USU_SENHA´).AsString := Password; qUsuarios.Open; if (qUsuarios.RecordCount<=0) or (Password=´´) then begin MessageDlg(´Usuário ou Senha inválida. Tente novamente!´,mtError,[mbCancel],0); AllowLogin := false; end; end;
Note que o SQL restringe para localizar apenas um único usuário, onde deve corresponder o user e a password.
GOSTEI 0
Dbergkamps
28/02/2004
coloque o seguinte um edit com a propriedade visible=false
Depois do log on coloque:
Edit1.text:=TableUsuarionomedoUsuario.Value;
TabelaUsuario.FindNearest[(Edit1.Text)]´
StatusBar1.Panels[0].Text:=´usuario:´ + tableUsuarionomedoUsuario.Value
obs.: crie um indexador de forma que a tabela seja organizada pelo nome.
valeu
valeu
GOSTEI 0
Wagner
28/02/2004
coloque o seguinte um edit com a propriedade visible=false
valeu
Desculpe-me não entendi essa primeira parte colocar um edit??? aonde???
Depois do log on??????
GOSTEI 0
Dbergkamps
28/02/2004
coloque um edit no form da autenticação com a prop. visible=false;
qdo eu falei em depois do log-on significa depois da linha de código que verifica se a senha esta correta
qdo eu falei em depois do log-on significa depois da linha de código que verifica se a senha esta correta
GOSTEI 0