Índices de Chaves Estrangeiras

Firebird

20/12/2005

Olá amigos,

Peguei este texto num tópico aqui do forum sobre otimização no Interbase/Firebird:

Chaves Estrangeiras ------------------- Chaves estrangeiras são essencialmente restrições de integridade referencial. O problema com chaves estrangeiras é que elas criarão um índice na respectiva tabela para facilitar a restrição. Normalmente isto não é um problema; contudo, se você tem uma restrição de chave estrangeira em colunas que tendem a não ter valores únicos, então você tem um índice bastante pobre. Se o otimizador de consultas utilizar um desses índices, isto causará um gargalo devido à pobreza dos índices. Nestes casos, remover os índices pode melhorar a performance das consultas em 100¬. Então tenha cuidado quando você definir suas chaves estrangeiras.

Se tenho a tabela:

PEDIDO DE VENDA
com chaves
CLIENTE
TRANSPORTADORA
VENDEDOR

Poxa, se o FB cria um índice para cada chave estrangeira isso é bom, certo? Não entendi o por que já que o banco cria um índice para cada Foreign Key isso pode degradar a velocidade das consultas. Geralmente se consulta Pedidos por Vendedor, ou Pedidos por Cliente.

Alguém poderia me explicar?

Vlw pessoALL!

Romulocpd

Romulocpd

Curtidas 0

Respostas

Romulocpd

Romulocpd

20/12/2005

Olá Pessoal,

Po, sei lá, fiquei meio bolado com aquele artigo

Vejam este:

Chaves Primárias ---------------- Se você definir uma chave primária composta, mais que um índice é criado (um para cada coluna que compõe a chave). Como o otimizador de consultas usará os múltiplos índices para resolver a consulta, isto pode causar um gargalo para o otimizador, já que os múltiplos índices usados pelo otimizador são iguais aos campos da consulta.

Beleza, entendi. Mas como resolver?

Tenho na tabelad e PEDIDO DE VENDA os campos

PED_EMPRESA
PED_CODIGO

onde o pedido é referenciado a uma empresa, por ser um sistema multi-empresa.

Eu enteido, mas como faria no meu caso? ou nao poderia fazer?

Vlw!

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

20/12/2005

|Poxa, se o FB cria um índice para cada chave estrangeira isso é bom,
|certo?

CORRETO!

|Não entendi o por que já que o banco cria um índice para cada Foreign
|Key isso pode degradar a velocidade das consultas.

*pode* ocorrer quando o índice não possui boa seletividade. isso não é frequente em chaves estrangeiras mas é bom estar atento.

um índice de baixa seletividade é um índice em uma coluna onde o cunjunto de valores possíveis é pequeno (em relação à quantidade de registros) -- por exemplo uma coluna q só pode ter 5 valores diferentes

|Geralmente se consulta Pedidos por Vendedor, ou Pedidos por Cliente.

Imagine (num sistema pequeno) que depois de 1 ano vc tem ai uns 40.000 pedidos. Desses 40.000 cada cliente participou em média de uns 400. Isso quivale a 1¬ dos registros, sendo assim, vc tem ai uma seletividade muito boa no campo CLIENTE.

|Se você definir uma chave primária composta, mais que um índice é
|criado (um para cada coluna que compõe a chave).

Não sei onde vc pegou esse texto, mas note que a forma interna de trabalho com índices e chaves é diferente para cada banco de dados.
Essa informação ai por exemplo não é correta para o FB ou IB.

O IB/FB cria 1 índice apenas COMPOSTO para as chaves COMPOSTAS.

|Como o otimizador de consultas usará os múltiplos índices para resolver
|a consulta, isto pode causar um gargalo para o otimizador,

Essa é outra informação que não é adequada para o IB/FB. É verdade que alguns bancos preferem índices compostos, mas não é o caso do IB/FB.

O otimizador do IB/FB trabalha melhor com 2 índices com apenas 1 campo cada do que com 1 índice composto contendo os 2 campos.

|Tenho na tabelad e PEDIDO DE VENDA os campos PED_EMPRESA
|PED_CODIGO onde o pedido é referenciado a uma empresa, por ser um
|sistema multi-empresa.

Veja, particularmente não gosto de trabalhar com chaves compostas. Acredito que tornam tudo mais difícil -- mas isso é particular.

Quanto aos índices vc pode testar para ver com que opção vc consegue melhor performance. Mas eu acredito aqui q ter 2 índices (1 para PED_EMPRESA e outro para PED_CODIGO) deva ser a melhor opção.

Quanto à unicidade dessas 2 informações, pode ser realizada usando uma trigger BEFORE INSERT e BEFORE UPDATE

Mas note q cada projeto tem suas particularidades, não há uma regra geral. Vc deve conhecer bem seu sistema e o banco de dados, então, procurar projetar da melhor forma para atender seus requisitos. Fazer testes em áreas mais críticas tb é sempre uma opção.

T+

GOSTEI 0
Romulocpd

Romulocpd

20/12/2005

Afarias,

Muito obrigado pela explicação e também por sua opinião que é muito importante.

Este texto eu peguei aqui mesmo nofórum.

Veja vc mesmo.

[url]
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=55948&highlight=guia+performance
[/url]

Vlw kra!

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

20/12/2005

|Este texto eu peguei aqui mesmo nofórum.

OK 8)

T+

GOSTEI 0
POSTAR