INFORMAÇÃO DBGRID
Boa tarde amigos. Gostaria de saber como fazer para meu dbgrid mostrar mais informações que estou puxando do banco. Eu estou querendo fazer consulta em um banco de logs, e nesse banco tem muitos registros, mas o dbgrid do meu form consulta mostra apenas as 3 primeiras, como faz para ficar uma barra de rolagem no dbgrid para pessoa poder ver esses registros?
João Neto
Curtidas 0
Respostas
Wilson Junior
24/11/2011
Você deve atualizar o SQL do componente que está vinculado no DBGrid.
Espero ter colaborado.
Espero ter colaborado.
GOSTEI 0
João Neto
24/11/2011
como assim atualizar o sql do componente vinculado?
o código sql do meu componente é este
SELECT *
FROM tb_alunos
WHERE Tb_Alunos_Nome like %%
ORDER BY Tb_Alunos_Nome ASC
o código sql do meu componente é este
SELECT *
FROM tb_alunos
WHERE Tb_Alunos_Nome like %%
ORDER BY Tb_Alunos_Nome ASC
GOSTEI 0
João Neto
24/11/2011
Bom atualizei aqui, e realmente está mostrando todos meu logs... mas fim sem ter intenção... alguem pode me dizer como atualizei? só desativer e ativar o connection?
GOSTEI 0
João Neto
24/11/2011
Entendi obrigado pela ajuda e desculpa os floods.
Não sei se pode aproveitar o tópico para fazer outra pergunta sobre DBGRID (se não puder desculpa novo no fórum)
Tem como em algum campo especifico do DBGRID fazer um evento?
Por exemplo no campo codigo executar uma pesquisa ao ser clicado.
Não sei se pode aproveitar o tópico para fazer outra pergunta sobre DBGRID (se não puder desculpa novo no fórum)
Tem como em algum campo especifico do DBGRID fazer um evento?
Por exemplo no campo codigo executar uma pesquisa ao ser clicado.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues
24/11/2011
Você pode utilizar o evento onTitleClick do DBGrid da seguinte forma:
Testa aí...
procedure TForm1.DBGrid1TitleClick(Column: TColumn);
begin
if Column.FieldName = MinhaColuna then
begin
//faça algo...
end;
end;
Testa aí...
GOSTEI 0
João Neto
24/11/2011
bom.. não estou conseguindo sou bem leigo no delphi... adicionei o cod mas de modo errado... pq ele não pega o campo que eu cliquei do field cod... queria um evento que entende-se esse click na coluna cod em um campo especifico... criei variaveis para receber os campos... mas não sei os paramentros exatos...
GOSTEI 0
João Neto
24/11/2011
aeee consegui... no evento o cell click muito obrigado pela ajuda... só há um porém... ele está fazendo consulta no banco de dados ao clicar em qualquer celula da linha.. mas para ocorrer o evento eu preciso clicar em outra celula do dbgrid (tenho que clicar em duas celulas diferentes) e então ocorre o evento.. alguem sabe como resolver isso?
procedure TFormConsultaAlunos.DBGrid1CellClick(Column: TColumn);
var
consulta:string;
begin
consulta:=DBGrid1.Columns.Items[1].Field.AsString;
with ZQueryBuscaAlunosEndereco do
begin
if active then close;
SQL[2]:=WHERE Tb_Alunos_Nome like %+ consulta + %;
Open;
end;
end;
OBS: esse evento foi derivação de pesquisas não relacionadas com oque eu procurava se alguem puder me passar o jeito ideal para fazer isso agradeço desde já
procedure TFormConsultaAlunos.DBGrid1CellClick(Column: TColumn);
var
consulta:string;
begin
consulta:=DBGrid1.Columns.Items[1].Field.AsString;
with ZQueryBuscaAlunosEndereco do
begin
if active then close;
SQL[2]:=WHERE Tb_Alunos_Nome like %+ consulta + %;
Open;
end;
end;
OBS: esse evento foi derivação de pesquisas não relacionadas com oque eu procurava se alguem puder me passar o jeito ideal para fazer isso agradeço desde já
GOSTEI 0
Joel Rodrigues
24/11/2011
Amigão, explique exatamente o que você quer (ao clicar onde? em que campo?).
Se preferir, me manda um email: joelrlneto@gmail.com que tento te ajudar.
Se preferir, me manda um email: joelrlneto@gmail.com que tento te ajudar.
GOSTEI 0
João Neto
24/11/2011
o evento acima está funcionando... é um form para consulta de alunos... eu digito e aparece nome de diversos alunos.. dai na linha do aluno a linha que o cara que clicar vai dar 1 trigger no evento de busca de endereco... e tem uma chave cod_aluno fazendo ligação entre os 2 tabelas..
Enfim quando se clicar na linha desse aluno tanto faz se clicar no nome cod data cadastro.. qualquer coisa na linha relacionado a um aluno especifico, vai fazer a busca em outro dbgrid para mostrar endereço desse aluno
O jeito que passei está funcionando, mas tenho que clicar duas vezes na linha que quero... clico em cod e depois nome
queria que quando dessem o clique na linha ja ocorre-se o evento.
Enfim quando se clicar na linha desse aluno tanto faz se clicar no nome cod data cadastro.. qualquer coisa na linha relacionado a um aluno especifico, vai fazer a busca em outro dbgrid para mostrar endereço desse aluno
O jeito que passei está funcionando, mas tenho que clicar duas vezes na linha que quero... clico em cod e depois nome
queria que quando dessem o clique na linha ja ocorre-se o evento.
GOSTEI 0
Wilson Junior
24/11/2011
Caro João,
Lhe peço para criar um tópico para cada assunto, pois caso algum colega necessite pesquisar sobre o assunto, o mesmo não estará sendo listado.
Obrigado pela compreenssão.
Lhe peço para criar um tópico para cada assunto, pois caso algum colega necessite pesquisar sobre o assunto, o mesmo não estará sendo listado.
Obrigado pela compreenssão.
GOSTEI 0
João Neto
24/11/2011
okay, desculpe.
GOSTEI 0