Informações que são mostradas no DBGrid
Amigos,
Estou com um problema e preciso da ajuda de vocês. É o seguinte:
Tenho a tabela ´Produtos´ que recebe o código da tabela ´Cores´ e guarda em um campo chamado ´prod_cor_cod´.
Bem, o fato é que o DBGrid mostra os campos da tabela ´Produtos´ e na coluna referente a cor do produto está mostrando o código da cor. Preciso que apareça a descrição da cor, da mesma forma que em um DBLookupComboBox, porém não to conseguindo acertar as ligações. Se tiver alguem que saiba como fazer, ficarei muito agradecido.
Estou com um problema e preciso da ajuda de vocês. É o seguinte:
Tenho a tabela ´Produtos´ que recebe o código da tabela ´Cores´ e guarda em um campo chamado ´prod_cor_cod´.
Bem, o fato é que o DBGrid mostra os campos da tabela ´Produtos´ e na coluna referente a cor do produto está mostrando o código da cor. Preciso que apareça a descrição da cor, da mesma forma que em um DBLookupComboBox, porém não to conseguindo acertar as ligações. Se tiver alguem que saiba como fazer, ficarei muito agradecido.
Rlacerda
Curtidas 0
Respostas
Danielrsanches
10/07/2009
você pode fazer isso na instrução SQL.
onde:
DESCRIÇÃO: é o campo que contém a descrição das cores
COR: nome da tabela de cores
COD: código da tabela de cores
PRODUTOS: nome da tabela de produtos
qq coisa é só postar novamente ...
abraços !!!
select *, (select DESCRICAO from COR where COD = PROD_COR_COD) as "COR_DESC" from PRODUTOS
onde:
abraços !!!
GOSTEI 0
Rlacerda
10/07/2009
você pode fazer isso na instrução SQL.
onde:
abraços !!!
select *, (select DESCRICAO from COR where COD = PROD_COR_COD) as "COR_DESC" from PRODUTOS
danielrsanches, obrigado pela dica, mas acho que não fui claro ao explicar o problema. Veja só:
Preciso que a descrição da cor apareca na coluna ´Cor´ do meu DBGrid. Nessa coluna está aparecendo o código da cor. Esse código fica guardado na tabela Produtos como chave estrangeira.
Para ser mais claro, coloquei a imagem do meu DBGrid no endereço abaixo:
http://img16.imagevenue.com/img.php?image=36673_localizaproduto_122_140lo.jpg
O mesmo problema é o das colunas ´Tamanho´ e ´Condição´, mas resolvendo um os outros serão moleza.
Desde já agradeço a ajuda
GOSTEI 0
Danielrsanches
10/07/2009
olha rlacerda !!! só se eu estiver viajando muito, mas, acho que entendi o que vc quer sim ... vou tentar explicar:
com o código SQL que te passei, vc vai obter um CAMPO (temporário, esse campo não existe realmente na tabela, é apenas uma referencia à tabela de cores através da sua chave estrangeira), e poderá exibir este campo no seu dbgrid, como se fosse outro campo qualquer... assim, vc tira o código da cor do grid e exibe apenas o nome da cor ...
faça um teste direto em seu banco de dados...
abraços !!
com o código SQL que te passei, vc vai obter um CAMPO (temporário, esse campo não existe realmente na tabela, é apenas uma referencia à tabela de cores através da sua chave estrangeira), e poderá exibir este campo no seu dbgrid, como se fosse outro campo qualquer... assim, vc tira o código da cor do grid e exibe apenas o nome da cor ...
faça um teste direto em seu banco de dados...
abraços !!
GOSTEI 0
Marcos.gandin
10/07/2009
rlacerda
você vai precisar fazer o sql unindo as tabelas que vai precisar e depois no bdgrid você vai usar somente as colunas que lhe interessa.
por exemplo, para este sql aí que você ta precisando ésó fazer:
Select P.Cod_Prod, P.Des_Prod, P.Tamanho, C.Des_Cor, P.Condicao
From Produtos P, Cores C
where P.prod_cor_cod = C.prod_cor_cod
Obs.: com os campos Tamanho e Condição faz o mesmo.
espero ter ajudado
Abraço
você vai precisar fazer o sql unindo as tabelas que vai precisar e depois no bdgrid você vai usar somente as colunas que lhe interessa.
por exemplo, para este sql aí que você ta precisando ésó fazer:
Select P.Cod_Prod, P.Des_Prod, P.Tamanho, C.Des_Cor, P.Condicao
From Produtos P, Cores C
where P.prod_cor_cod = C.prod_cor_cod
Obs.: com os campos Tamanho e Condição faz o mesmo.
espero ter ajudado
Abraço
GOSTEI 0
Rlacerda
10/07/2009
Amigos,
Solucionado o problema. Muito Obrigado pelas dicas.
Fico-lhes devendo essa.
Obrigado mesmo.
Ricardo.
Solucionado o problema. Muito Obrigado pelas dicas.
Fico-lhes devendo essa.
Obrigado mesmo.
Ricardo.
GOSTEI 0