Iniciação ao FireBird

Delphi

02/11/2003

Aqui estou eu novamente. Consegui baixar uma apostila muito boa (chama-se delphiCS) que oferece uma visão panorâmica da filosofia Cliente/Servidor. Depois de ter lido uma parte dela (pretendo ler o restante), percebo que Cliente/Servidor em essência é uma filosofia de trabalho em rede, não se aplica a uma máquina que trabalha sozinha. Entretanto, ao desenvolver um projeto, dispondo de apenas uma máquina para isso, deve ser possível simular nesta máquina o ambiente de rede e desenvolver nela uma aplicação Cliente/Servidor a ser futuramente instalada em uma rede. Acho que é aí que reside a minha dificuldade. Acho que mesmo usando apenas um computador tenho que me colocar ora na situação de servidor, ora na de cliente e é o que não estou sabendo fazer.
Talvez possam me ajudar a resolver um caso específico. Desenvolvi um programa relativamente simples porém bastante funcional, que permite a um usuário controlar seu movimento financeiro fazendo lançamentos de receitas e despesas. O programa dá a opção de incluir, excluir, alterar lançamentos, exibir gráficos (usando o TChar), imprimir relatórios, etc. Com o duplo objetivo de ganhar experiência e de tornar o programa mais atraente para possíveis interessados, decide iniciar uma segunda versão deste programa, incluindo agora um SGBD (escolhi o Firebird) e a segurança resultante do uso da filosofia Cliente/Servidor.
Perdido em meio a um mar de ferramentas e opções, tentei seguir o exemplo da página 18 da revista 45, IBX e ClientDataSets. Para isso criei um data module e adicionei os componentes:
IbDataBase, IbTransaction, IbQuery (paleta Interbase), DataSetProvider, ClientDataSet e DataSource (paleta Data Access). O Form principal de programa é um menu. Ao selecionar, neste menu, a opção lançamentos, um outro form deve ser exibido, no qual existe um DbGrid que deveria mostrar os lançamentos já incluídos na tabela respectiva.
Na unit do data module aparecem os nomes dos campos da tabela Nr, espédie, valor, data, etc, do lançamento, como campos persistentes da Query, mas não consigo que esses dados apareçam no DbGrid. O foramulário que o contem é criado e mostrado quando é dada a opção lançamentos, mas o DbGrid permanece vazio. As ´ligações´ entre componentes foram feitas de acordo com o diagrama na Fig. 2 do artigo mencionado.
Tudo pode ser conseqüência de um pequeno detalhe, ou será que alguma coisa de fundamental está sendo negligenciada? Consegui fazer todo o programa como uma aplicação desktop e utilizando técnicas do Pascal para o tratamento do arquivo lançamentos. Entretanto, não consigo deslanchar com o FireBird.
Agradeço, mais uma vez, a quem possa ajudar.[quote:cb6b45f25e][/quote:cb6b45f25e]

Roberto Padilha

Roberto Padilha

Curtidas 0
POSTAR