Iniciante em delphi - ajuda

Delphi

10/03/2004

Estou começando a programar em delphi e preciso de uma ajuda com os componentes pagecontrol e dbgrid.

Gostaria de saber como faço pra poder liberar o grid para edição e salvar os valores no banco de dados (Interbase).

Obrigado.

Rssampaio

Rssampaio

Curtidas 0

Respostas

Kyonak

Kyonak

10/03/2004

ta usando table ou query???
forceça o máximo de informações possíveis sobre oque está fazendo senão fica difícil responder.

GOSTEI 0
Lucas Silva

Lucas Silva

10/03/2004

forceça o máximo de informações possíveis sobre oque está fazendo senão fica difícil responder.

Com certeza, isso é super importante...

para liberar o DBGrid p/ edição é só você ir em options nas propriedades do dbgrid e passar uma propriedade Editing (é mais ou menos isso), pra true;

GOSTEI 0
Rssampaio

Rssampaio

10/03/2004

Estou usando o componente TQuery...
O sistema possui uma procedure que atualiza com campos da tabela.
recebi uma resposta q fala q tenho q setar cada celula com a coluna da tabela. Como faço isso??
[list:d2f4f6bea3][/list:u:d2f4f6bea3]

GOSTEI 0
Kyonak

Kyonak

10/03/2004

cara
vc vai ter que fazer uma procedurezinha de atualização pegando os campos da grid com esse comando

dbGrid.Columns[nº coluna].Field.Text

com isso vc recupera o texto da célula

agora eh fazer um pequeno Update num Tquery, agora tem que ver o evento, seria algo do tipo quando sair do modo de edição, aí ele faz o Update na table.
nao eh mto díficil
mas uma coisa
vc tem que desabilitar o column resize do Grid para as colunas nao mudarem de posição e bagunçar seu código
essa eh a forma mais simples
agora se fosse com componente table nem precisava fazer nada q ele atualizava sozinho.

GOSTEI 0
POSTAR