Início de projeto de automação comercial

02/12/2009

Senhores

Desenvolvi a cerca de dois anos um sistema em delphi para controle de cobrança e emissão de boletos, onde consegui me conectar com o programa de faturamento da empresa já existente para extrair os dados dos clientes, valores...
Tudo funcionando ok, inclusive desenvolvi um aplicativo para "palm os" para enviar a cobrança para os palms.
Acontece que tudo foi feito de forma estruturada, sem planejamento. Data module ligado a query, botão com todos os comandos... (uma bagunça só), e cada vez que precisava modificar algo, já viu.

Meu desafio agora é desenvolver um sistema para a empresa que trabalho para automação comercial, ou seja, preciso faturar pedidos, emitir nota fiscal, cupom fiscal e financeiro, por enquanto, posteriormente farei um aplicativo para o faturamento direto no palm. Mas pra que isso aconteça preciso da ajuda de vocês para que possa começar este sistema da forma correta, ou seja, orientado a objetos, esse é meu maior desafio, pois nunca desenvolvi nada na prática orientada a objetos.

Sou formado como técnico em desenvolvimento de software pela unibratec.com.br, e tranquei o curso de SI com ênfase em desenvolvimento no quarto período na fir.br. No ano passado fiz o curso de "Developer Delphi 2007" pela twmtecnologia.com.br no Recife, não cheguei a tentar a certificação ainda.

Por onde começo? Poderia me enviar um exemplo básico de como seria o cadastro de clientes? Seria uma classe Clientes onde ClientePessoaFisica e ClientePessoaJuridica herdaria de Clientes? Quais seriam os métodos desta classe? e os atributos?

Tenho vários artigos inclusive na revista clubedephi de exemplos orientado a objeto, mas preciso de um exemplo prático, só conheço a teoria de oop.

Att
Denivaldo Junior

Denivaldo Junior

Denivaldo Junior

Curtidas 0

Respostas

Rodrigo Mourão

Rodrigo Mourão

02/12/2009

Olá Amigo,

Bem comecar um projeto 100% OO demenda tempo. Porque digo isso pois quando desenvolvemos com Orientação a objetos então temos que abrir mão de toda faciliadade do RAD. Antes mesmo de pensar nas suas classes e propriedades que terá que criar pense no seguinte: como será a persistencia ?? Como vc vai gravar os dados no banco, vai usar DAO, usar uma framework de persistencia ????

Outro detalhe com DBEdit fica facil digitar os dados no Edit e então Gravar no banco mas OO não temos isso. MAs vamos lá.

Para desenvolver OO vc terá que definir uma arquitetura de trabalho. Eu por exemplo trabalho com DAO onde para cada classe de negócio tenho uma classe de persistência. Eu tambem uso o MVC nas minhas aplicacoes mas há quem não gosto. E uma coisa muito pessoal, entende. Você pergunta quais atributos suas classes terão mas isso eu não posso dizer pois vai depender da necessidade. A abstração na POO é exatamente isso permitir que vc cliente uma classe cliente que te atende e eu criar uma classe cliente completamente diferente.

Existe um curso do renato mattos na DevMedia que eu assumi recentemente que irá lhe ajudar neste feito.

https://www.devmedia.com.br/cursos/listcurso.asp?curso=120

Espero que o curso ajude !!!

Abs !!

Caso não tenho acesso ao curso nos avise para que possamos providenciar o acesso !!!

GOSTEI 0
Rodrigo Mourão

Rodrigo Mourão

02/12/2009

Olá Amigo,

As dicas ajudaram ??? Você analisou o curso indicado, ele ajuda ???

Estamos aguardando para encerrar o chamado !!!

Att,

GOSTEI 0
Rodrigo Mourão

Rodrigo Mourão

02/12/2009

Estaremos colocando o chamado como concluido. Caso tenha alguma dúvida poderá reabrí-lo.

Att,

GOSTEI 0
POSTAR