Instalação Aplicativo no Cliente
Olá nobres amigos delphianos.
a pouco tempo, trabalhava apenas com PARADOX, e de, tanto falarem mal dele, to migrando para o FB.
No PARADOX, bastava-se eu instalar o BDE, configurar e pronto, tudo resolvido (no Cliente).
Agora, que minha aplicação é para o FB, estou utilizando componentes DBExpress e DataAccess, que dispensam o BDE.
Em minha máquina, tenho uma pasta em G:\IB\PROJETO, essa pasta é onde está todo o meu projeto. O Delphi, está instalado em F:\Program...
Minha dúvida :
Se eu for instalar no Cliente, que apenas possui a unidade C:\ (apenas essa máquina), o que devo levar para instalar ???, e outra, como vou configurar ?, pq o meu projeto tá buscando o Banco de Dados em G:\IB\PROJETO, e no Cliente, teria que ser outra pasta, tipo C:\<nome pasta>\dados.
O que eu Devo levar ??? (FireBird, o Projeto.exe, o Banco de Dados), quais dll´s, etc... e como configurar ??? :roll:
Rsp:
Grato,
Cleber
a pouco tempo, trabalhava apenas com PARADOX, e de, tanto falarem mal dele, to migrando para o FB.
No PARADOX, bastava-se eu instalar o BDE, configurar e pronto, tudo resolvido (no Cliente).
Agora, que minha aplicação é para o FB, estou utilizando componentes DBExpress e DataAccess, que dispensam o BDE.
Em minha máquina, tenho uma pasta em G:\IB\PROJETO, essa pasta é onde está todo o meu projeto. O Delphi, está instalado em F:\Program...
Minha dúvida :
Se eu for instalar no Cliente, que apenas possui a unidade C:\ (apenas essa máquina), o que devo levar para instalar ???, e outra, como vou configurar ?, pq o meu projeto tá buscando o Banco de Dados em G:\IB\PROJETO, e no Cliente, teria que ser outra pasta, tipo C:\<nome pasta>\dados.
O que eu Devo levar ??? (FireBird, o Projeto.exe, o Banco de Dados), quais dll´s, etc... e como configurar ??? :roll:
Rsp:
Grato,
Cleber
Pedih
Curtidas 0
Respostas
Afarias
24/12/2003
|a pouco tempo, trabalhava apenas com PARADOX, e de, tanto falarem
|mal dele, to migrando para o FB.
Vc tá deixando o Paradox pq falam mal dele?! Desculpe, mas isso não é motivo... principalmente essas pessoas q falam em geral possuem muito pouco conhecimento técnico e só vão atraz de modismos.
|Agora, que minha aplicação é para o FB, estou utilizando componentes
|DBExpress e DataAccess, que dispensam o BDE.
No lugar, vc tem q instalar os ´deivers´ DBX (além do Cliente FB claro)
|Se eu for instalar no Cliente, que apenas possui a unidade C:\ (apenas
|essa máquina), o que devo levar para instalar ???,
No servidor::
Firebird Server
Seu banco de dados (.FDB)
Nas estações::
Firebird Client
Driver DBX
Seus programas (.exe, .dll)
|e outra, como vou configurar ?, pq o meu projeto tá buscando o Banco
|de Dados em G:\IB\PROJETO, e no Cliente, teria que ser outra pasta,
|tipo C:\<nome pasta>\dados.
Vc pode guardar a configuração de acesso ao banco de dados em um arquivo INI ou no registro (parece q existe um INI das configurações do DBX onde isso pode estar também -- é q não conheço DBX)
...
Se seu sistema roda apenas local ou em rede com 2 ou 3 máquinas ... Paradox estava ótimo para vc -- mas, vc pode se beneficiar muito com FB para futuros projetos quem sabe...
T+
|mal dele, to migrando para o FB.
Vc tá deixando o Paradox pq falam mal dele?! Desculpe, mas isso não é motivo... principalmente essas pessoas q falam em geral possuem muito pouco conhecimento técnico e só vão atraz de modismos.
|Agora, que minha aplicação é para o FB, estou utilizando componentes
|DBExpress e DataAccess, que dispensam o BDE.
No lugar, vc tem q instalar os ´deivers´ DBX (além do Cliente FB claro)
|Se eu for instalar no Cliente, que apenas possui a unidade C:\ (apenas
|essa máquina), o que devo levar para instalar ???,
No servidor::
Firebird Server
Firebird Client
Driver DBX
|e outra, como vou configurar ?, pq o meu projeto tá buscando o Banco
|de Dados em G:\IB\PROJETO, e no Cliente, teria que ser outra pasta,
|tipo C:\<nome pasta>\dados.
Vc pode guardar a configuração de acesso ao banco de dados em um arquivo INI ou no registro (parece q existe um INI das configurações do DBX onde isso pode estar também -- é q não conheço DBX)
...
Se seu sistema roda apenas local ou em rede com 2 ou 3 máquinas ... Paradox estava ótimo para vc -- mas, vc pode se beneficiar muito com FB para futuros projetos quem sabe...
T+
GOSTEI 0
Pedih
24/12/2003
Ola Afarias, lendo sua resposta, ficou uma dúvida.
====
Firebird Server
Firebird Client
Driver DBX
=====
desculpe-me pela ignorancia em relacao ao assunto, mas é meu primeiro projeto em FB.
O que é Firebird Server e Firebird Client ??? eu só tenho um firebird aqui no meu pc. somente o instalador e nada mais
Existem 2 instaladores (fb Server e fb Client)?
caso seja sim, onde posso baixar ?
Estou utilizando o fb1.5.
Grato,
====
Firebird Server
Firebird Client
Driver DBX
=====
desculpe-me pela ignorancia em relacao ao assunto, mas é meu primeiro projeto em FB.
O que é Firebird Server e Firebird Client ??? eu só tenho um firebird aqui no meu pc. somente o instalador e nada mais
Existem 2 instaladores (fb Server e fb Client)?
caso seja sim, onde posso baixar ?
Estou utilizando o fb1.5.
Grato,
GOSTEI 0
Afarias
24/12/2003
|O que é Firebird Server e Firebird Client ???
como um sistema Cliente/Servidor, o Firebird possui uma aplicação Servidor (Firebird Server) e uma aplicação Cliente (Firebird Client)
|eu só tenho um firebird aqui no meu pc. somente o instalador e nada
|mais
Ok, mas na instalação vc vai reparar q vc pode optar por instalar o Firebird Server completo ou apenas instalar o Firebird Client
o FB Client é basicamente o arquivo fbclient.dll -- mas, em geral sua instalação leva tb o firebird.msg, algumas entradas de registro e o gds32.dll (compatibilidade com programas feitos para IB) e possivelmente outros arquivos sem grande relevância.
|Existem 2 instaladores (fb Server e fb Client)?
Na distribuição oficial não, mas vc pode fazer 1 se desejar
http://ibinstall.defined.net/
T+
como um sistema Cliente/Servidor, o Firebird possui uma aplicação Servidor (Firebird Server) e uma aplicação Cliente (Firebird Client)
|eu só tenho um firebird aqui no meu pc. somente o instalador e nada
|mais
Ok, mas na instalação vc vai reparar q vc pode optar por instalar o Firebird Server completo ou apenas instalar o Firebird Client
o FB Client é basicamente o arquivo fbclient.dll -- mas, em geral sua instalação leva tb o firebird.msg, algumas entradas de registro e o gds32.dll (compatibilidade com programas feitos para IB) e possivelmente outros arquivos sem grande relevância.
|Existem 2 instaladores (fb Server e fb Client)?
Na distribuição oficial não, mas vc pode fazer 1 se desejar
http://ibinstall.defined.net/
T+
GOSTEI 0