Instalação de sistema com bd firebird
olá pessoal, tenho um pequeno sistema desenvolvido em delphi com bd em firebird... eu preciso instalar esse sistema em algumas máquinas, mas ele só funciona quando eu instalo o firebird também!! existe alguma maneira (configuração) para que o sistema funcione mesmo que não seja instalado o firebird no computador??
Vfmartins
Curtidas 0
Respostas
Raserafim
23/10/2006
quando vc não instala o firebird (gerenciador de banco de dados) no computador então vc apenas pode ter uma única conexão com o banco. na prática uma única máquina acessando.
uma das principais funções do gerenciador é justamente gerenciar o acesso concorrencial.
portanto se vc quer que mais de um usuário tenha acesso ao banco então vc deverá instalar sim o firebird.
uma das principais funções do gerenciador é justamente gerenciar o acesso concorrencial.
portanto se vc quer que mais de um usuário tenha acesso ao banco então vc deverá instalar sim o firebird.
GOSTEI 0
Vfmartins
23/10/2006
obrigado pela dica!!
mas tenho mais uma dúvida..
e se eu qzer rodar em uma única máquina? eu consigo rodar sem instarlar o firebird?? se sim, como faço?
aguardo uma ajuda!!
abraços!!
mas tenho mais uma dúvida..
e se eu qzer rodar em uma única máquina? eu consigo rodar sem instarlar o firebird?? se sim, como faço?
aguardo uma ajuda!!
abraços!!
GOSTEI 0
Martins
23/10/2006
Para não instalar o FB na máquina, vc terá q carregar algumas DLL´s com seu sistema, mas não vejo pq não instalar o FB cliente juntamente com seu sistema, existem scripts para se preparar um instalador com Inno Setup, vc poderia pesquisar sobre assunto.
Boa sorte!
Boa sorte!
GOSTEI 0
Vfmartins
23/10/2006
é exatamente isso cara!!
eu ja tenho um instalador!! e minha intensão é instalar essas dll´s (e qualquer outro arquivo necessário) junto a instalação do meu sistema, assim não será necessário que se instale 2 programas, mas somente um (se isso realmente for possível)..
então eu gostaria de saber quais são esses arquivos do firebird!!
alguém saberia me ajudar??
mto obrigado novamente!!
eu ja tenho um instalador!! e minha intensão é instalar essas dll´s (e qualquer outro arquivo necessário) junto a instalação do meu sistema, assim não será necessário que se instale 2 programas, mas somente um (se isso realmente for possível)..
mto obrigado novamente!!
GOSTEI 0
Martins
23/10/2006
é exatamente isso cara!!
mto obrigado novamente!!
Veja os links abaixo:
[url=http://ibinstall.defined.net/download/FirebirdInnoSetup.zip]Script de Instalação do Firebird com Inno Setup[/url] Olhe esse script e veja se pode adaptar as suas necessidades.
[url=http://ibinstall.defined.net/download/InnoSetup.zip]Outro Script para Inno Setup[/url]
Se vc estiver usando um outro software para gerar seus instaladores, diga qual é e poderemos indicar outros scripts.
boa sorte!
GOSTEI 0
Martins
23/10/2006
Veja os links abaixo:
:arrow: [url=http://ibinstall.defined.net/download/FirebirdInnoSetup.zip]Script de Instalação do Firebird com Inno Setup[/url] - Olhe esse script e veja se pode adaptar as suas necessidades.
:arrow: [url=http://ibinstall.defined.net/download/InnoSetup.zip]Outro Script para Inno Setup [/url]
Se vc estiver usando um outro software para gerar seus instaladores, diga qual é e poderemos indicar outros scripts.
boa sorte!
:arrow: [url=http://ibinstall.defined.net/download/FirebirdInnoSetup.zip]Script de Instalação do Firebird com Inno Setup[/url] - Olhe esse script e veja se pode adaptar as suas necessidades.
:arrow: [url=http://ibinstall.defined.net/download/InnoSetup.zip]Outro Script para Inno Setup [/url]
boa sorte!
GOSTEI 0
Vfmartins
23/10/2006
então Martins, pelo que eu entendi deste script, ele esta instalando o firebird não está??
GOSTEI 0
Raserafim
23/10/2006
é bem simples.
procure no forum por Embeded ou embarcado.
em suma, vc deve baixar o firebird embeded
dentro dele terá um arquivo chamado fbembed.dll renomeie para fbclient.dll e jogue na pasta da sua aplicação. copie tb os arquivos firebird.conf e firebird.msg
pronto.
procure no forum por Embeded ou embarcado.
em suma, vc deve baixar o firebird embeded
dentro dele terá um arquivo chamado fbembed.dll renomeie para fbclient.dll e jogue na pasta da sua aplicação. copie tb os arquivos firebird.conf e firebird.msg
pronto.
GOSTEI 0
Vfmartins
23/10/2006
pessoal... eu tentei os procedimentos acima... esse do fbembed.dll.. encontrei um tópico que explicava tudo mto bem... mas tb não deu certo!! sera q não tem jeito???
GOSTEI 0
Vfmartins
23/10/2006
alguém sabe me dizer se isso realmente é possível???
GOSTEI 0
Giwayne
23/10/2006
Cara... faz o seguinte.
Baixa a versao embedded.
Cria uma pasta e Descompacta o conteudo da versao nela.
Renomeia o fbembed.dll para fbclient.dll.
Pega o exe da tua aplicação e coloca junto nesta pasta.
Da uma verificada no path do SLQConnection q tu esta usando, para ver se ta direcionado pra esta pasta nova.
Tem que funcionar.
Baixa a versao embedded.
Cria uma pasta e Descompacta o conteudo da versao nela.
Renomeia o fbembed.dll para fbclient.dll.
Pega o exe da tua aplicação e coloca junto nesta pasta.
Da uma verificada no path do SLQConnection q tu esta usando, para ver se ta direcionado pra esta pasta nova.
Tem que funcionar.
GOSTEI 0
Vfmartins
23/10/2006
Então, eu ja fiz esse procedimento e não funcionou!! A unica coisa que eu acredito que posso ter feito de errado é baixado o arquivo errado!!! Alguém sabe me dizer algum link para download dessa versao embedded?? É minha ultima tentativa.... rs
muito obrigado!!
muito obrigado!!
GOSTEI 0