Instalação de sistema com bd firebird

Firebird

23/10/2006

olá pessoal, tenho um pequeno sistema desenvolvido em delphi com bd em firebird... eu preciso instalar esse sistema em algumas máquinas, mas ele só funciona quando eu instalo o firebird também!! existe alguma maneira (configuração) para que o sistema funcione mesmo que não seja instalado o firebird no computador??

Vfmartins

Vfmartins

Curtidas 0

Respostas

Raserafim

Raserafim

23/10/2006

quando vc não instala o firebird (gerenciador de banco de dados) no computador então vc apenas pode ter uma única conexão com o banco. na prática uma única máquina acessando.
uma das principais funções do gerenciador é justamente gerenciar o acesso concorrencial.
portanto se vc quer que mais de um usuário tenha acesso ao banco então vc deverá instalar sim o firebird.

GOSTEI 0
Vfmartins

Vfmartins

23/10/2006

obrigado pela dica!!

mas tenho mais uma dúvida..

e se eu qzer rodar em uma única máquina? eu consigo rodar sem instarlar o firebird?? se sim, como faço?

aguardo uma ajuda!!

abraços!!

GOSTEI 0
Martins

Martins

23/10/2006

Para não instalar o FB na máquina, vc terá q carregar algumas DLL´s com seu sistema, mas não vejo pq não instalar o FB cliente juntamente com seu sistema, existem scripts para se preparar um instalador com Inno Setup, vc poderia pesquisar sobre assunto.

Boa sorte!

GOSTEI 0
Vfmartins

Vfmartins

23/10/2006

é exatamente isso cara!!

eu ja tenho um instalador!! e minha intensão é instalar essas dll´s (e qualquer outro arquivo necessário) junto a instalação do meu sistema, assim não será necessário que se instale 2 programas, mas somente um (se isso realmente for possível)..
então eu gostaria de saber quais são esses arquivos do firebird!!
alguém saberia me ajudar??

mto obrigado novamente!!

GOSTEI 0
Martins

Martins

23/10/2006

é exatamente isso cara!! eu ja tenho um instalador!! e minha intensão é instalar essas dll´s (e qualquer outro arquivo necessário) junto a instalação do meu sistema, assim não será necessário que se instale 2 programas, mas somente um (se isso realmente for possível).. então eu gostaria de saber quais são esses arquivos do firebird!! alguém saberia me ajudar?? mto obrigado novamente!!

Veja os links abaixo:

[url=http://ibinstall.defined.net/download/FirebirdInnoSetup.zip]Script de Instalação do Firebird com Inno Setup[/url] Olhe esse script e veja se pode adaptar as suas necessidades.

[url=http://ibinstall.defined.net/download/InnoSetup.zip]Outro Script para Inno Setup[/url]

Se vc estiver usando um outro software para gerar seus instaladores, diga qual é e poderemos indicar outros scripts.

boa sorte!

GOSTEI 0
Martins

Martins

23/10/2006

Veja os links abaixo:

:arrow: [url=http://ibinstall.defined.net/download/FirebirdInnoSetup.zip]Script de Instalação do Firebird com Inno Setup[/url] - Olhe esse script e veja se pode adaptar as suas necessidades.

:arrow: [url=http://ibinstall.defined.net/download/InnoSetup.zip]Outro Script para Inno Setup [/url]

Se vc estiver usando um outro software para gerar seus instaladores, diga qual é e poderemos indicar outros scripts.

boa sorte!

GOSTEI 0
Vfmartins

Vfmartins

23/10/2006

então Martins, pelo que eu entendi deste script, ele esta instalando o firebird não está??

GOSTEI 0
Raserafim

Raserafim

23/10/2006

é bem simples.

procure no forum por Embeded ou embarcado.

em suma, vc deve baixar o firebird embeded

dentro dele terá um arquivo chamado fbembed.dll renomeie para fbclient.dll e jogue na pasta da sua aplicação. copie tb os arquivos firebird.conf e firebird.msg

pronto.

GOSTEI 0
Vfmartins

Vfmartins

23/10/2006

pessoal... eu tentei os procedimentos acima... esse do fbembed.dll.. encontrei um tópico que explicava tudo mto bem... mas tb não deu certo!! sera q não tem jeito???

GOSTEI 0
Vfmartins

Vfmartins

23/10/2006

alguém sabe me dizer se isso realmente é possível???

GOSTEI 0
Giwayne

Giwayne

23/10/2006

Cara... faz o seguinte.
Baixa a versao embedded.
Cria uma pasta e Descompacta o conteudo da versao nela.
Renomeia o fbembed.dll para fbclient.dll.
Pega o exe da tua aplicação e coloca junto nesta pasta.

Da uma verificada no path do SLQConnection q tu esta usando, para ver se ta direcionado pra esta pasta nova.

Tem que funcionar.

GOSTEI 0
Vfmartins

Vfmartins

23/10/2006

Então, eu ja fiz esse procedimento e não funcionou!! A unica coisa que eu acredito que posso ter feito de errado é baixado o arquivo errado!!! Alguém sabe me dizer algum link para download dessa versao embedded?? É minha ultima tentativa.... rs

muito obrigado!!

GOSTEI 0
POSTAR