Instalação de um Sistema Multicamadas usando Borland Socket Server(BSS)
Prezado Consultor,
Estou usando Delphi 2006 e Banco de Dados Firebird 1.5.
Na minha máquina o sistema multicamada funciona perfeitamente.
Fui fazer um teste na rede de um amigo que tem uma Software House.
REgistrei o servidor de aplicação no menu executar usando:
ServerSEc.exe /regserver (ServerSec é o programa servidor(servidor de aplicação).
Verifiquei no RegEdit, e ele estava lá registrado.
Na mesma máquina coloquei o Firebird.
Quando fui executar o Programa Client na mesma máquina ele me pediu as dll's 'dbexpint.dll' e a
'Midas.dll'. As coloquei na pasta C:\Windows\System32, sendo que a Midas.dll tive que registrar usando o programa 'Regsvr32'. Pronto, nesta máquina o programa funcionou perfeitamente.
Em outra estação da rede coloquei o programa client e tentei executá-lo e ele me pediu a dll
'Gds32.dll', dizendo que é para eu instalar o Interbase.
Eu estou usando o driver do Interbase.
No componente SQLConnection, na propriedade VendorLib eu coloquei 'Gds32.dll'.
Peço por favor sua orientação para poder colocar o meu programa para funcionar em rede.
Só estou dependendo disto para instalar no meu Cliente(usuário).
Atenciosamente,
Pedro
Pedro Conceição
Curtidas 0
Respostas
Rodrigo Mourão
13/10/2009
Olá amigo,
Para se distribuir aplicação que usa DBXExpress, Seja Multi Camadas ou não, você precisa mandar sempre 3 DLL.
1) Midas.dll (vc pode dar uses em MidasLib no form principal para não precisar mandar a dll)
2) Dll Client do banco que vc esta usando
(Interbase GDS32.dll,
FireBird FbClient.dll,
Oracle oci.dll,
SqlServer sqlclient.dll,
Etc)
ATENÇÃO SE VC ESTA USANDO O FIREBIRD COM O DRIVER INTERBASE ENTAO TERÁ QUE MANDAR A GDS32.DLL
3) A dll do DBX, essa vai variar também de banco para banco. Para saber a Dll que vc precisa enviar de um duplo cliqque no SQlConnection e na parte superior clique no botão com o Desenha da Engrenagem. La terão as duas dll tanto a do Banco como a do DBX. Lembre-se se vc esta usando o Driver do Interbase para acssar o Firebird entao terá que mandar a DLL do Interbase.
Espero ter ajudado.
Abs!!
Para se distribuir aplicação que usa DBXExpress, Seja Multi Camadas ou não, você precisa mandar sempre 3 DLL.
1) Midas.dll (vc pode dar uses em MidasLib no form principal para não precisar mandar a dll)
2) Dll Client do banco que vc esta usando
(Interbase GDS32.dll,
FireBird FbClient.dll,
Oracle oci.dll,
SqlServer sqlclient.dll,
Etc)
ATENÇÃO SE VC ESTA USANDO O FIREBIRD COM O DRIVER INTERBASE ENTAO TERÁ QUE MANDAR A GDS32.DLL
3) A dll do DBX, essa vai variar também de banco para banco. Para saber a Dll que vc precisa enviar de um duplo cliqque no SQlConnection e na parte superior clique no botão com o Desenha da Engrenagem. La terão as duas dll tanto a do Banco como a do DBX. Lembre-se se vc esta usando o Driver do Interbase para acssar o Firebird entao terá que mandar a DLL do Interbase.
Espero ter ajudado.
Abs!!
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão
13/10/2009
Olá Amigo,
As Dicas foram suficientes ??
Podemos encerrar o chamado ???
Abs!!!
As Dicas foram suficientes ??
Podemos encerrar o chamado ???
Abs!!!
GOSTEI 0
Pedro Conceição
13/10/2009
Prezado Consultor,
Obrigado pelas dicas. Agora, devo colocar a dll Midas.dll no Data Module do Programa Client, ou no Form de Abertura do mesmo? Uma outra dúvida, eu estou pegando o Executável do Programa(Exe) e colocando no disco C, do meu Cliente, isto está correto ou devo usar um programa de instalação para executar o programa no cliente?
Atenciosamente,
Pedro
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão
13/10/2009
Olá Pedro,
eu dou uses no Datamodule mas isso nao faz diferenca desde que seja num form que seja criado no inicio da aplicacao como o form Principal.
Agora quanto a colocar no C: é apenas um questao de padrao. O legal seria gerar um instalador para ficar mais profissional.
abs!!
eu dou uses no Datamodule mas isso nao faz diferenca desde que seja num form que seja criado no inicio da aplicacao como o form Principal.
Agora quanto a colocar no C: é apenas um questao de padrao. O legal seria gerar um instalador para ficar mais profissional.
abs!!
GOSTEI 0