Instalação de um Sistema Multicamadas usando Borland Socket Server(BSS)

13/10/2009

Prezado Consultor,                   Estou usando Delphi 2006 e Banco de Dados Firebird 1.5.                   Na minha máquina o sistema multicamada funciona perfeitamente.                   Fui fazer um teste na rede de um amigo que tem uma Software House.                   REgistrei o servidor de aplicação no menu executar usando:                      ServerSEc.exe /regserver (ServerSec é o programa servidor(servidor de aplicação).                   Verifiquei  no RegEdit, e ele estava lá registrado.                   Na mesma máquina coloquei o Firebird.                   Quando fui executar  o Programa Client na mesma máquina ele me pediu as dll's 'dbexpint.dll' e a  'Midas.dll'. As coloquei na pasta C:\Windows\System32, sendo que a Midas.dll tive que registrar usando o programa 'Regsvr32'. Pronto, nesta máquina o programa funcionou perfeitamente.                    Em outra estação da rede coloquei o programa client e tentei executá-lo e ele me pediu a dll 'Gds32.dll',  dizendo que é para eu instalar o Interbase.                    Eu estou usando o  driver do Interbase.                    No componente SQLConnection, na propriedade VendorLib eu coloquei 'Gds32.dll'.                    Peço por favor sua orientação para poder colocar o meu programa para funcionar em rede.                    Só estou dependendo disto para instalar no meu Cliente(usuário).                    Atenciosamente,                                              Pedro
Pedro Conceição

Pedro Conceição

Curtidas 0

Respostas

Rodrigo Mourão

Rodrigo Mourão

13/10/2009

Olá amigo,

Para se distribuir aplicação que usa DBXExpress, Seja Multi Camadas ou não, você precisa mandar sempre 3 DLL.

1) Midas.dll  (vc pode dar uses em MidasLib no form principal para não precisar mandar a dll)

2) Dll Client do banco que vc esta usando
       (Interbase      GDS32.dll,
        FireBird          FbClient.dll,
        Oracle            oci.dll,
        SqlServer       sqlclient.dll,
        Etc)

ATENÇÃO SE VC ESTA USANDO O FIREBIRD COM O DRIVER INTERBASE ENTAO TERÁ QUE MANDAR A GDS32.DLL

3) A dll do DBX, essa vai variar também de banco para banco. Para saber a Dll que vc precisa enviar de um duplo cliqque no SQlConnection e na parte superior clique no botão com o Desenha da Engrenagem. La terão as duas dll tanto a do Banco como a do DBX. Lembre-se se vc esta usando o Driver do Interbase para acssar o Firebird entao terá que mandar a DLL do Interbase.

Espero ter ajudado.

Abs!!

GOSTEI 0
Rodrigo Mourão

Rodrigo Mourão

13/10/2009

Olá Amigo,

As Dicas foram suficientes ??

Podemos encerrar o chamado ???

Abs!!!

GOSTEI 0
Pedro Conceição

Pedro Conceição

13/10/2009

Prezado Consultor, Obrigado pelas dicas. Agora, devo colocar a dll Midas.dll no Data Module do Programa Client, ou no Form de Abertura do mesmo? Uma outra dúvida, eu estou  pegando o Executável do Programa(Exe) e colocando no disco C, do meu Cliente, isto está correto ou devo usar um programa de instalação para executar o programa no cliente?             Atenciosamente,                            Pedro 
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão

Rodrigo Mourão

13/10/2009

Olá Pedro,

eu dou uses no Datamodule mas isso nao faz diferenca desde que seja num form que seja criado no inicio da aplicacao como o form Principal.

Agora quanto a colocar no C: é apenas um questao de padrao. O legal seria gerar um instalador para ficar mais profissional.

abs!!

GOSTEI 0
POSTAR