Instalação dos principais serviços
Tenho uma dúvida. digamos que eu tenha um firewall linux sendo Servidor de DHCP, dns, internet etc... e tenha venha a montar um Servidor Windows Server 2008 r2 como controlador de domínio AD, GPO, Servidor de Impressão,Servidor de Arquivos, etc. para utilizar os recursos acima descritos no windows server preciso instalar, no mesmo, o DHCP e o DNS ou não? se sim, haveria algum conflito no DHCP da rede? valeu!
Essa dúvida é referente ao post: https://www.devmedia.com.br/instalacao-dos-principais-servicos-ad-dns-e-dhcp-curso-implementando-seguranca-com-windows-server-parte-2/24576#ixzz2lIozM3ah
Obrigado
Essa dúvida é referente ao post: https://www.devmedia.com.br/instalacao-dos-principais-servicos-ad-dns-e-dhcp-curso-implementando-seguranca-com-windows-server-parte-2/24576#ixzz2lIozM3ah
Obrigado
Luiz Junior
Curtidas 0
Respostas
Ricardo
21/11/2013
Não. Você somente precisa colocar o server Linux recebendo as conexões externas por uma interface de rede e a outra conectada a rede interna. Não precisa conectar com o servidor Windows, apenas no seu Switch, restando apenas setar o Gateway e proxy da rede com o IP do seu servidor Linux.
GOSTEI 0
Vander Ferraz
21/11/2013
Concordo com o Ricardo, porém o Windows Server para controlar Domínio "Gosta" (Vamos definir assim) de controlar pelo menos o DNS. O DHCP não precisa. Você pode instalar o DNS e colocar o seu servidor Linux como encaminhador do Windows Server na configuração do DNS Server.
GOSTEI 0
Alex Lekao
21/11/2013
Oi Bom dia!!!
Aqui na empresa temos uma estrutura parecida e funcionam juntos sem problema nenhum.
Aqui na empresa temos uma estrutura parecida e funcionam juntos sem problema nenhum.
GOSTEI 0
Luiz Junior
21/11/2013
obrigado pessoal,
Coloquei o Firewall linux e WS 2008 na mesma rede, no WS2008 o gateway coloquei o IP do Firewall e DNS o IP do WS2008 primario e o do Firewall como DNS secundário.
no Windows server 2008 ativei o DHCP e DNS.
ta tudo normal, o IP's estão sendo gerenciados pelo WS2008.
primeiramente pensei em Receber o Link de internet pelo firewall linux e disponibilizar diretamente para WS2008.
mas preferi utilizar todos na mesma rede.
Coloquei o Firewall linux e WS 2008 na mesma rede, no WS2008 o gateway coloquei o IP do Firewall e DNS o IP do WS2008 primario e o do Firewall como DNS secundário.
primeiramente pensei em Receber o Link de internet pelo firewall linux e disponibilizar diretamente para WS2008.
GOSTEI 0
Ricardo
21/11/2013
obrigado pessoal,
Como assim? não sei se eu entendi errado, mas se vc ligou o link de internet direto na rede, ou seja em um switch, não esta passando nada pelo seu firewall, a net está vindo direto do modem, livremente.
GOSTEI 0
Alex Lekao
21/11/2013
meu camarada, o que o Ricardo esta questionando eh muito importante... faz assim nao... fica perigoso...
no linux vc pode montar o firewall legalzinho, utilize duas placas de rede, uma para receber a wan e a outra para a lan para distribuir para o pessoal...
ai vc configura o firewall e tudo certo, so que vai ficar como proxy no caso, acho que eh isso, nao manjo dessas coisas direito, mas a empresa que presta servico para a gente aqui fez deste jeito e os caras sao top, ainda nao vi ninguem melhor que eles.. rsrsr
no linux vc pode montar o firewall legalzinho, utilize duas placas de rede, uma para receber a wan e a outra para a lan para distribuir para o pessoal...
ai vc configura o firewall e tudo certo, so que vai ficar como proxy no caso, acho que eh isso, nao manjo dessas coisas direito, mas a empresa que presta servico para a gente aqui fez deste jeito e os caras sao top, ainda nao vi ninguem melhor que eles.. rsrsr
GOSTEI 0
Luiz Junior
21/11/2013
o Firewall Linux Recebe internet e disponibiliza para Rede interna. Todas as portas fechadas, liberadas apenas as portas necessárias para comunicação externa.
GOSTEI 0
Alex Lekao
21/11/2013
o Firewall Linux Recebe internet e disponibiliza para Rede interna. Todas as portas fechadas, liberadas apenas as portas necessárias para comunicação externa.
Maravilha...
GOSTEI 0
Alex Lekao
21/11/2013
Oi Luiz, boa tarde!!!
Meu camarada conseguiu sanar sua duvida?
Abraco.
Alex - Lekao
Meu camarada conseguiu sanar sua duvida?
Abraco.
Alex - Lekao
GOSTEI 0