Instalar Sistema Delphi com Firebird em Win98

Firebird

07/01/2007

Olá pessoal... fiz um pequeno sistema em Delphi com BD em Firebird. Ele foi desenvolvido em um pc com WindowsXP e funciona normalmente em todas as máquinas com XP que eu testei. Mas a intenção é instalá-lo em uma máquina com Windows98, eu fiz isso, mas na hora de executar ele da o seguinte erro:

´ Exception EIB_ISCError in module ESTOQUE.EXE at 000B3A3B.
ISC ERROR CODE: 335544352

ISC ERROR MESSAGE:
no permission for read-write access to database C:\ESTOQUE\DADOS.FDB´

Alguém por favor sabe me dizer o que eu faço para que o sistema rode no Windows 98??? Muito obrigado!!

Vfmartins

Vfmartins

Curtidas 0

Respostas

Vfmartins

Vfmartins

07/01/2007

Ahhh pessoal detalhe, eu instalei o Firebird 1.5 nesse Windows98, mas mesmo assim acontece o erro. Eu também instalei o IBExpert para abrir esse BD e verificar erros, mas nele também acontece esse erro de leitura/escrita. Porque será? O Windows foi instalado recentemente e funciona perfeitamente com outros aplicativos. Existe alguma configuração correta para que o Firebird funcione?

Agradeço muito se alguém puder ajudar!!

GOSTEI 0
Emerson Nascimento

Emerson Nascimento

07/01/2007

esse BD foi copiado para essa máquina? está sendo lido a partir de uma rede?
se foi copiado para a máquina, foi através de um CD? se foi, veja se a propriedade não está como somente-leitura.

GOSTEI 0
Vfmartins

Vfmartins

07/01/2007

Olá [b:fc9cde7ff7]emerson.en[/b:fc9cde7ff7] o BD foi feito em uma máquina com Windows XP e copiado por CD para um outro computador com Windows 98, e o acesso ao BD é feito na própria máquina. Bom, ja conferi as propriedades e ele não está definido como somente-leitura, mesmo porque não é somente com esse arquivo que acontece o problema. Não existe alguma configuração a ser feita?

Fico aguardando!! Agradeço muito a quem puder ajudar!!!

GOSTEI 0
Cmtbravo

Cmtbravo

07/01/2007

caro colega, se vc já verificou o .fdb e disse que não está marcado na propriedade como somente leitura, então a seguinte questão deve ser analisada/;

1 - Localmente, vc tem acesso a esse banco de dados ou é so quando vc abre o sistema em rede?

> ação: se a resposta acima for SIM que consegue acessar localmente, então é o seguinte:

1.1 Verifique na maquina q não estã acessando no diretório do windows se a gds32.dll tem a mesma versão da existente na maquina que está funcionando. Caso seja direfente, faça uma copia da dll para a outra maquina.

1.2 Outra questão é quanto aos parametros do arquivo SERVICES. Veja se foi a dicionado o sevicõ gds_fb e a porta setada para 3090, se não, adicione mesmo que seu interbase esteja rodando como aplicação e não como serviço.

1.3 Na estação que não está funcionando o sistema, abra o IbCnsole, registre a base de dados remotamente com o protocolo TCP/IP e informe o ip da maquina que está está com o banco ..

2 - Se nenhum dos procedimentos acima descritos não resolver, desinstale o Interbase das duas maquinas e instale-o novamente, usando a mesma versão para as duas.

3 - se o problema persistir, voce tera que verificar a estrutura do seu banco de dados, se foi adicionado algum ROLE (papel) com permisão de administrador e rebaixado o SYSDBA, tem q ver.

PS1: Só pra finalizar, verifica as propriedades do teu IbDataBase ou TDATABASE outro componente de acesso ao banco e verifica se vc informou o usuário e senha corretos para acesso ao banco de dados.

PS2: nao sei qto ao código do erro, mas o ISC é o banco de dados de permissão de usuários ISC.GDB ele se tem essa extensão no Interbase, no Firebird acho q é .FDB

Espero ter ajudado o colega a resolver o problema.. até!!

GOSTEI 0
POSTAR