Integridade referencial - SQL Server
ola ,
estou com um problema no SQL SERVER, tenho duas tabelas : uma de entrega e outra de devolucao entrega. quando realizo uma entrega eu cadastro no bd de entrega. quando desejo desfazer essa entrega, eu cadastro no bd devolucao entrega e tenho que apagar o registro da tabela de entrega, e nesse momento ocasiona um erro, entendeu???? e o seguinte as duas tabelas estao relacionadas, onde a chave primaria de entrega e passada para tabela de devolucao entrega, e quando realizo a devolucao tenho de cadastrar na tabela de devolucao entrega e excluir aquele registro na tabela de entrega!!!!!! certo??????
quanquer coisa menda um email para mim que explico melhor : solon_pereira@hotmail.com ou solonpereira@pop.com.br
se alguem tiver entendido, por favor me ajudem!!!!!!!!!!
atenciosamente,
[b:e7baa2c2c0][color=red:e7baa2c2c0]Título editado pelo Moderador (AZ) - Removido: ´PEDIDO DE AJUDA SQL SERVER´[/color:e7baa2c2c0][/b:e7baa2c2c0]
estou com um problema no SQL SERVER, tenho duas tabelas : uma de entrega e outra de devolucao entrega. quando realizo uma entrega eu cadastro no bd de entrega. quando desejo desfazer essa entrega, eu cadastro no bd devolucao entrega e tenho que apagar o registro da tabela de entrega, e nesse momento ocasiona um erro, entendeu???? e o seguinte as duas tabelas estao relacionadas, onde a chave primaria de entrega e passada para tabela de devolucao entrega, e quando realizo a devolucao tenho de cadastrar na tabela de devolucao entrega e excluir aquele registro na tabela de entrega!!!!!! certo??????
quanquer coisa menda um email para mim que explico melhor : solon_pereira@hotmail.com ou solonpereira@pop.com.br
se alguem tiver entendido, por favor me ajudem!!!!!!!!!!
atenciosamente,
[b:e7baa2c2c0][color=red:e7baa2c2c0]Título editado pelo Moderador (AZ) - Removido: ´PEDIDO DE AJUDA SQL SERVER´[/color:e7baa2c2c0][/b:e7baa2c2c0]
Solon
Curtidas 0
Respostas
Djjunior
17/03/2004
tu só esqueceu de falar qual é o erro !! diga qual a mensagem ou o que acontece blz!
GOSTEI 0
Cbritojunior
17/03/2004
A melhor forma de resolver essas regras de negócio é implementando tiggers.
Vc pode criar uma trigger para popular um tabela ou eliminar dados da mesma.
Vc pode criar uma trigger para popular um tabela ou eliminar dados da mesma.
GOSTEI 0
Danilo Ribeiro
17/03/2004
Cara,
Pelo que eu entendi vc tem uma tabela de entrega :
ENTREGA
ENT_ID integer prymary key
ENT_QQCOISA varchar(50)
e uma tabela de Devolução
DEVOLUCAO
DEV_ID integer prymary key
ENT_ID integer foreign key reference ENTREGA(ENT_ID)
DEV_QQCOISA varchar(50)
Se meu raciocínio estiver correto vc nunca poderá ter uma Devolução sem uma Entrega ! Pois, a tabela de devolução possui uma chave estrangeira relacionada a entrega, você poderá incluir registros na tabela de devolução desde que relacionados à uma estrega, mas uma vez que uma entrega tenha sido relacionada a uma devolução vc não pode mais apagá-la isto quebraria a integridade relacional das tabelas !
solução p/ isso seria remover este relacionamento (não aconselho) ou
incluir um campo situação (DEVOLVIDO true/False ou 0/1)
pra facilitar o entendimento manda o script das tabelas ...
Boa Sorte
Danilo Ribeiro.
Pelo que eu entendi vc tem uma tabela de entrega :
ENTREGA
ENT_ID integer prymary key
ENT_QQCOISA varchar(50)
e uma tabela de Devolução
DEVOLUCAO
DEV_ID integer prymary key
ENT_ID integer foreign key reference ENTREGA(ENT_ID)
DEV_QQCOISA varchar(50)
Se meu raciocínio estiver correto vc nunca poderá ter uma Devolução sem uma Entrega ! Pois, a tabela de devolução possui uma chave estrangeira relacionada a entrega, você poderá incluir registros na tabela de devolução desde que relacionados à uma estrega, mas uma vez que uma entrega tenha sido relacionada a uma devolução vc não pode mais apagá-la isto quebraria a integridade relacional das tabelas !
solução p/ isso seria remover este relacionamento (não aconselho) ou
incluir um campo situação (DEVOLVIDO true/False ou 0/1)
pra facilitar o entendimento manda o script das tabelas ...
Boa Sorte
Danilo Ribeiro.
GOSTEI 0