Integridade referencial - SQL Server

Delphi

17/03/2004

ola ,
estou com um problema no SQL SERVER, tenho duas tabelas : uma de entrega e outra de devolucao entrega. quando realizo uma entrega eu cadastro no bd de entrega. quando desejo desfazer essa entrega, eu cadastro no bd devolucao entrega e tenho que apagar o registro da tabela de entrega, e nesse momento ocasiona um erro, entendeu???? e o seguinte as duas tabelas estao relacionadas, onde a chave primaria de entrega e passada para tabela de devolucao entrega, e quando realizo a devolucao tenho de cadastrar na tabela de devolucao entrega e excluir aquele registro na tabela de entrega!!!!!! certo??????
quanquer coisa menda um email para mim que explico melhor : solon_pereira@hotmail.com ou solonpereira@pop.com.br

se alguem tiver entendido, por favor me ajudem!!!!!!!!!!

atenciosamente,

[b:e7baa2c2c0][color=red:e7baa2c2c0]Título editado pelo Moderador (AZ) - Removido: ´PEDIDO DE AJUDA SQL SERVER´[/color:e7baa2c2c0][/b:e7baa2c2c0]

Solon

Solon

Curtidas 0

Respostas

Djjunior

Djjunior

17/03/2004

tu só esqueceu de falar qual é o erro !! diga qual a mensagem ou o que acontece blz!

GOSTEI 0
Cbritojunior

Cbritojunior

17/03/2004

A melhor forma de resolver essas regras de negócio é implementando tiggers.
Vc pode criar uma trigger para popular um tabela ou eliminar dados da mesma.

GOSTEI 0
Danilo Ribeiro

Danilo Ribeiro

17/03/2004

Cara,

Pelo que eu entendi vc tem uma tabela de entrega :

ENTREGA
ENT_ID integer prymary key
ENT_QQCOISA varchar(50)

e uma tabela de Devolução

DEVOLUCAO
DEV_ID integer prymary key
ENT_ID integer foreign key reference ENTREGA(ENT_ID)
DEV_QQCOISA varchar(50)

Se meu raciocínio estiver correto vc nunca poderá ter uma Devolução sem uma Entrega ! Pois, a tabela de devolução possui uma chave estrangeira relacionada a entrega, você poderá incluir registros na tabela de devolução desde que relacionados à uma estrega, mas uma vez que uma entrega tenha sido relacionada a uma devolução vc não pode mais apagá-la isto quebraria a integridade relacional das tabelas !

solução p/ isso seria remover este relacionamento (não aconselho) ou
incluir um campo situação (DEVOLVIDO true/False ou 0/1)

pra facilitar o entendimento manda o script das tabelas ...

Boa Sorte

Danilo Ribeiro.

GOSTEI 0
POSTAR