Interbase e Windows

Firebird

14/11/2003

É seguro trabalhar com Interbase em W2K?

até a versão NT (qquer versão do win9x e nt) era problema.

o SO mantinha as páginas em cache e ignorava gravar, ia mantendo algumas em cache e gravava ´qdo dava na telha´. Isso é bom p/ performance + ruim por outro lado. Perdi alguns BD desta forma, a inconsistência gerada no caso de queda de energia não era possível de recuperar.

Qual a melhor forma de configurar o BD p/ trabalhar no Windows, sincrono ou assincrono? forçar gravar ou não?

pelo q sei, posso estar errado, não adiantava nenhuma dessas config. no win9x e nt pois ele usava as definições do SO p/ controle.

e o W2K é igual?

abraço.

Rfpsatin

Rfpsatin

Curtidas 0

Respostas

Afarias

Afarias

14/11/2003

|seguro trabalhar com Interbase em W2K?

SIM

|até a versão NT (qquer versão do win9x e nt) era problema.

Era???? nunca vi isso... trabalho com IB em várias ´plataformas´ a algum tempo e nunca tive problemas ou ouvi falar deles.

|o SO mantinha as páginas em cache e ignorava gravar, ia mantendo
|algumas em cache e gravava ´qdo dava na telha´. Isso é bom p/
|performance + ruim por outro lado. Perdi alguns BD desta forma, a
|inconsistência gerada no caso de queda de energia não era possível de
|recuperar.

Isso não tem muito a ver com o SO mais sim com sua ´estrutura´. Vc pode sempre pedir pro Interbase trabalhar com gravação ´síncrona´ (gfix -write sync) -- mas terá alguma queda de performance.

Por outro lado, vc pode ter outras alternativas melhores (dependendo da demanda e tamanho do sistema), como uso de no-breaks e/ou RAID.

|Qual a melhor forma de configurar o BD p/ trabalhar no Windows,
|sincrono ou assincrono? forçar gravar ou não?

Ou vc trabalha com uma boa estrutura no modo ASYNC ou sem estrutura no modo SYNC (forced writes) -- claro q um bom SO ajuda tb -- Windows 98 não foi projetado para ser servidor, um Windows com tecnologia NT já é uma boa vantagem no modo ASYNC.

|pelo q sei, posso estar errado, não adiantava nenhuma dessas config. no
|win9x e nt pois ele usava as definições do SO p/ controle.

Esta informação não procede (pelo menos, de acordo com os materiais sobre IB e minha experiência)

|e o W2K é igual?

O W2K é um ótimo servidor! Caso prefira uma solução OpenSource, Linux é um ótimo servidor tb.

T+

GOSTEI 0
POSTAR