Interbird x Firebird

Firebird

22/10/2003

O AFarias gentilmente esclareceu algumas dúvidas mas outras surgiram. Como acredito que o assunto interesse a outros participantes do forum estou continuando a discussão do tópico no âmbito da coletividade ClubeDelphi. Segue-se parágrafo transcrito da mensagem do AFarias, seguido de novos comentários.

|Se sua aplicação é e será sempre ´Desktop´ -- não há necessidade para |usar um SGBD como IB ou FB -- EM GERAL sistemas de arquivo (DBISAM -- |´paradox´, ´dbase´, ou outros) se encaixam melhor para este tipo de |aplicação.

Minhas aplicações têm sido ´Desktop´ porém acho que é imperativo evoluir se desejo que meus programas tenham um ´mercado´ cada vez maior.

No momento a grande dúvida é - FireBird ou Interbase?
Quer me parecer que, no momento, as duas opções proporcionariam resultados idênticos porém, com o correr do tempo. Firebird e interbase adquirirão coloridos próprios. Entâo, qual a melhor opção: contar com o peso da Borland, por trás do Interbase, ou com as contribuições de usuários espalhado pelo mundo para a melhoria do Firebird?
Enquanto não tiver condições financeiras de adquirir um SGBD, e depender de versões ´freeware´, o Firebird parece ser a melhor opção, já que o freeware da Borland ficará ´congelado´ na versão 6.0 ou 6.0.1.
Por outro lado, que componentes usar com o Firebird, já que os componentes das paletas Interbase e Express, e o próprio BDE são todas vinculadas ao Interbase e suas atualizações são ditadas pela Borland?
Continuo contando com a ajuda de vocês, especialmente no sentido de corrigir conceitos errôneos de minha parte, e agradeço antecipadamente.
Abraços
Padilha

Roberto Padilha

Roberto Padilha

Curtidas 0

Respostas

Afarias

Afarias

22/10/2003

|Minhas aplicações têm sido ´Desktop´ porém acho que é imperativo
|evoluir se desejo que meus programas tenham um ´mercado´ cada vez
|maior.

Não sei se aqui a questão é evolução (ou seja sempre) -- pois algumas aplicações são ´Desktop´ por NATUREZA!! não há como mudar isso (provavelmente não é seu caso)

|Entâo, qual a melhor opção: contar com o peso da Borland, por trás do
|Interbase, ou com as contribuições de usuários espalhado pelo mundo
|para a melhoria do Firebird?

Acho ambos ´confiáveis´ (minha opnião particular)

|Por outro lado, que componentes usar com o Firebird, já que os
|componentes das paletas Interbase e Express, e o próprio BDE são
|todas vinculadas ao Interbase e suas atualizações são ditadas pela
|Borland?

Apesar q o IBX funciona muito bem com as versões 1.0 e 1.5 do Firebird, e deve continuar funcionando enquanto compatível com o IB 6.0 -- as opções são::

DBX - com driver Firebird Express (comercial)
FIBPlus ou IBO (comerciais)
Zeos (OpenSource)
via ODBC / OLE DB (vários OpenSource)

T+

GOSTEI 0
POSTAR