´ / / ´ is not a valid date
Pessoal, se alguém puder ajudar com este erro, é urgente. Sei que é uma data invalida, o problema é como burlar isto.
Tenho uma formulário de cadastro de clientes, tudo com TDBEdit, está tudo correto grava corretamente (Interbase 6 com dbExpress e delphi 6),
o problema é o seguinte:
O usuário digita a data de nascimento e grava Ok. Quando for fazer uma alterãção e no tdbedit da data ele deleta (apaga) a data que existia e pressiona Enter ou tab, etc. aí vem este erro.
Alguém já passou por isto.
Só para relembrar uso o Delphi 6, Interbase 6 e DBExpress.
Agradeço desde já.
Tenho uma formulário de cadastro de clientes, tudo com TDBEdit, está tudo correto grava corretamente (Interbase 6 com dbExpress e delphi 6),
o problema é o seguinte:
O usuário digita a data de nascimento e grava Ok. Quando for fazer uma alterãção e no tdbedit da data ele deleta (apaga) a data que existia e pressiona Enter ou tab, etc. aí vem este erro.
Alguém já passou por isto.
Só para relembrar uso o Delphi 6, Interbase 6 e DBExpress.
Agradeço desde já.
Cesarpir
Curtidas 0
Respostas
Cabelo
14/07/2003
Caro Amigo
Já estive neste tipo de problema e resolvi da seguinte maneira, se o usuário não gravar nenhuma data vc joga a data do sistema, assim vc trava este erro
if componente.text = ´´ then
begin
campo no banco . asstring := formatdatetime(´mm/dd/yy´, now);
end;
//Quando o componente não for datetimepicker, se for terá que ser assim
if datetimepicker.date = null then
begin
datetimepicker.date := now;
end;
pode ser no evento onExit do componente..
Sem mais
Cabelo
Já estive neste tipo de problema e resolvi da seguinte maneira, se o usuário não gravar nenhuma data vc joga a data do sistema, assim vc trava este erro
if componente.text = ´´ then
begin
campo no banco . asstring := formatdatetime(´mm/dd/yy´, now);
end;
//Quando o componente não for datetimepicker, se for terá que ser assim
if datetimepicker.date = null then
begin
datetimepicker.date := now;
end;
pode ser no evento onExit do componente..
Sem mais
Cabelo
GOSTEI 0
Diana
14/07/2003
e se vc simplesmente definisse esse campo como tipo data e criasse uma máscara de entrada pra ele???
GOSTEI 0
Merph
14/07/2003
Fça um teste no envento GetTex ou on SetText do Tfield da tabela que tem o campo data (não me lembro agora qual od dosi eventos). Já passei por esse problema, se você não conseguir arrumar me envia um e-mail que te mando o código.
[],s
Adriano
[],s
Adriano
GOSTEI 0