Item em Branco em LookUp

Delphi

23/06/2006

tem alguma forma de exibir em um lookupcombobox os itens de uma tabela e acrescentar uma linha em branco no inicio? para se o usuario selecionar esta linha eu faço determinada ação.

valeu

ps: nao vale cadastrar um item em branco na tabela .... :lol:

M@gnun

M@gnun

Curtidas 0

Respostas

Micheus

Micheus

23/06/2006

se vc está falando do DBLookupComboBox, eu utilizo a propriedade NullValueKey, que define uma tecla que limpa o campo selecionado do lookup. Assim, se vc precisar saber se o usuário escolheu limpar o conteudo vc pode testar a tecla pressionada.

GOSTEI 0
M@gnun

M@gnun

23/06/2006

valeu micheus, num é bem o que eu preciso, mas por enquanto eu vou tentando com essa ...

o que eu preciso é isso:

preciso q quando o usuario clique no dblookupcombobox abra uma lista, com os registros da tabela. Porem o primeiro item desta lista tem q estar vazio.

GOSTEI 0
Micheus

Micheus

23/06/2006

Como o componente DBLookupComboBox é populado a partir de um dataset, aparentemente isto não seria possível (dificilmente se inclui um item vazio). Mas, acredito que se vc utilizar uma query como listsource, poderia colocar no seu SQL um union onde a primeira parte do mesmo corresponderia ao campo nulo e a segunda a sua consulta propriamente dita:

SELECT (0)COD, (´´) NOME
UNION
SELECT COD, NOME
FROM usuario

GOSTEI 0
M@gnun

M@gnun

23/06/2006

exatamente isso ... vou pesquisar um pouco o union pq até entaum eu naum sabia usa-lo ...

valeu

GOSTEI 0
POSTAR