Java ea melhor opçao para iniciante?
Sou formado em tecnologia em redes de computadores e estou muito frustrado com a área . Não gostaria de trabalhar com suporte técnico, pois além de se pagar muito pouco não tenho paciência com help desk.
Gostaria de fazer um curso de programação para estar iniciando minha carreira na área
Como analista ou desenvolvedor
Pelo que pesquisei, vi que Java seria uma opção para iniciar, alguém concorda?
Venho por aqui pedir algumas dicas: por onde começar? quais linguagem devo começar a aprender para que em um futuro próximo consiga minha primeira oportunidade de trabalho?
Sou novo no fórum e após muitas pesquisas vi que o site e confiável e falam muito bem dos cursos.
Aguardo opiniões
Antonio Melo
Melhor post
Marisiana Battistella
17/02/2014
Aproveitei a discussão pra entender melhor, porque o Delphi evoluiu bastante...
Cheguei a utilizar o Delphi 2010 e já estava bastante "melhorado"...
Mais Respostas
Eduardo Pessoa
12/01/2014
com relação a programação, java, .net e php são mais requisitadas no mercado, um conselho, antes de fazer um curso superior em desenvolvimento e analise, procure um curso de programação(qualquer linguagem), pois na faculdade vc irá ver no minimo umas 3 ou 4.
espero ter ajudado.
Roniere Almeida
12/01/2014
com relação a programação, java, .net e php são mais requisitadas no mercado, um conselho, antes de fazer um curso superior em desenvolvimento e analise, procure um curso de programação(qualquer linguagem), pois na faculdade vc irá ver no minimo umas 3 ou 4.
espero ter ajudado.
exatamente isso. veja realmente se java é o que realmente quer.
Leandro Chiodini
12/01/2014
Novamente vou opinar com a visão de quem esta do outro lado, como docente, eu sempre aconselho meus alunos, a começarem por uma linguagem estruturada, exemplo DELPHI.
Poxa mais Delphi não esta defasado?
Bom eu nunca concordei com essa frase, até porque se formos pesquisar, ainda existem uma grande fatia de empresas no Brasil que ainda desenvolvem e prestam manutenção em DELPHI.
Bom Explico a minha opinião, eu acredito vendo em sala (pesquisa de campo), que hoje é muito mais fácil, você migrar de uma linguagem estruturada (Delphi), para uma linguagem orientada a objeto (.net, Java).
Ou seja hoje seria muito mais fácil para quem sabe programar em Delphi, programa em Java, do que o caminho contrário.
Eu acho interessante ter esse contato com uma linguagem estruturada, principalmente Delphi, porque ensina realmente a ter lógica de programação, pois a maioria das coisas devem ser feitas manualmente, o no português “no braço”.
Dai podem dizer, mais hoje em dia já existem bibliotecas para Delphi, que também, auxiliam no desenvolvimento, da mesma forma que existem as bibliotecas para linguagens orientadas a objeto.
Porem, te digo que em um curso de Delphi, dificilmente terás esta facilidade, pois geralmente as bibliotecas, chamadas hoje em dia de frameworks são pagos.
Então o que eu te recomendaria seria exatamente nesta linha, faça um curso de Delphi, pois é uma linguagem bastante usada ainda, e que te permite ter uma visão bacana de como unir a lógica ao desenvolvimento em sí, Hoje já se encontram cursos rápidos somente para ter uma base. E depois sim, fazendo uma faculdade, ou um tecnólogo na área de desenvolvimento como já foi citado ali pelo amigo, você aprenderá outras linguagens abrindo o teu leque para desenvolver em mais plataformas.
Bom essa é minha opinião tanto profissional, quanto pessoal.
Lembrando que é somente uma opinião com base no que vejo no dia a dia, e não uma regra.
No mais, saudações
E bons estudos!
Chiodini.
“A palavra motiva, mais o exemplo arrasta”.
Roniere Almeida
12/01/2014
Henrique Gasparotto
12/01/2014
O C é uma boa porque serviu de base a todas essas linguagens mais modernas, como C# e Java, então fica muito mais tranquilo na hora de migrar. Basicamente, sabendo C, para aprender Java ou C#, só precisa se aprender a orientação a objetos.
Espero ter ajudado.
Leandro Chiodini
12/01/2014
Realmente, concordo com o que o Henrique fala na questão da facilidade em aprender Java, e C# depois de aprender o C, porem, sempre existe um porem rs rs rs.
O C hoje esta meio que voltado a áreas específicas, conforme o Henrique comentou.
A minha idéia como docente, é sempre permitir que os alunos, tenham conhecimento em duas linguagens , uma mais antiga (delphi) e uma mais nova (C#, JAVA, PHP), e o delphi, apesar de ter perdido uma fatia muito grande do mercado, hoje em dia ainda existe muitas empresas que trabalham com essa plataforma, nesta linha o profissional que sai dos cursos de graduação, no meu caso voltado mais pra analises do que pra desenvolvimento em sí, sai com um bom conhecimento em duas linguagens que são utilizadas basicamente por todos.
Obviamente que não vejo problema algum de você começar diretamente em uma linguagem de 3ª geração, assim chamadas essas linguagens mais atuais, o grande problema disso, é a falta depois de incentivo, e até de vontade de descer um pouco mais o nível, e buscar o conhecimento de uma linguagem da geração passada, ou seja, você fica tao dependente da Orientação a objeto, que se torna complicado o aprendizado de uma linguagem estruturada, por algumas limitações.
Mesmo sabendo que hoje, o delphi já da um pouco mais de liberdade, pois consegue ser “voltado a Objetos”.
Agora sobre os profissionais tirando uma linguagem de outra geração, isso já é o reflexo, da troca de professores também, ou seja tem pessoas que são fechadas com alguma linguagem, e não concordam com o ensino de linguagens que por eles estariam defasadas, assim retirando da gradem pois na maior a das faculdades hoje, os professores que escolhem que linguagem vai ser dada, o que o órgãos regulamentadores presam é, deve ter uma linguagem de programação básica, uma linguagem web, uma linguagem de banco e por ai vai.
Por isso tudo que eu falei acima, é puramente minha visão sobre um pouco do que eu vejo no ambiente de es tudo, e fora dele.
Do mais,
Bons estudos a todos.
Chiodini
Antonio Melo
12/01/2014
Roniere Almeida
12/01/2014
tem mercado, programador delphi hoje em dia é artigo de luxo. hehehe
Eduardo Pessoa
12/01/2014
não sei se é uma boa estudar...tb não tenho certeza se tem mercado.
Henrique Gasparotto
12/01/2014
Por enquanto é uma boa, só não se sabe até quando. Mas como o Leandro comentou mais acima, é uma boa para começar o aprendizado de programação. Hoje em dia as empresas não estão começando novos sistemas em Delphi, mas ainda há muita coisa para se fazer com os sistemas antigos.
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Henrique Gasparotto
12/01/2014
Eduardo Pessoa
12/01/2014
sem duvida, ouvi dizer que os sistemas antigos de bancos(financeiros) ninguem mexe, pq é rapido e não da problema, hehehe...migrar para uma liguagem que possa retardar não compensa.
Nélio Gonsalves
12/01/2014
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Roniere Almeida
12/01/2014
uma pergunta sobre sua citação, nunca mais ouvi falar da parte mobile.
Alex Lekao
12/01/2014
sem duvida, ouvi dizer que os sistemas antigos de bancos(financeiros) ninguem mexe, pq é rapido e não da problema, hehehe...migrar para uma liguagem que possa retardar não compensa.
so para nao ficar de fora... rssr
O que ouco falar a respeito da Linguagem de programacao dos bancos eh que eles ainda usam Cobol, para alguns uma linguagem morta, e para outros, jurassica, mas oque acontece eh que nao se acham programadores cobol, ai entram so dizeres que ou ja morreram ou aposentaram... rsrsrsr
a mesma coisa ouvia falar de Clipper, alguns acho que nunca ouviram falar nisso, ou pensam que eh um golfinho de serie de tv, ou nem isso, tem que ser bem velho para ter visto essa serie... rsrsr, mas tbm eh uma outra linguagem de programacao que era dito como morta, e que estaria passando pela mesma questao que mencionei do Cobol, tenho um amigo que a empresa que ele trabalha utiliza clipper ate hoje, e ainda nao conseguiu muidar por resistencia de lideres da empresa que trabalha(diretores etc), mas no caso dele, pensa em mudar para .dot devido a gama de opcoes e material e integracao que oferece no mercado, se nao me engano foi isso que ele falou. rsrsr
Pensando em Cobol e clipper, ja usei aplicacao feita em cobol, sistema de cadastro de clientes e financeiro...r srse e ja usei sistemas em clipper e dataflex, e ate aprendi a programar em Clipper, mas ja nao lembro de mais nada... isso foi nos anos 90... eh sou velhinho... rsrsr
Espero ter contruido ou so chovido no molhado... kkkkkkkkkkkkkkkkk
abraco.
Alex - Lekao
Roniere Almeida
12/01/2014
Henrique Gasparotto
12/01/2014
Alex Lekao
12/01/2014
Sacanagem eim Roniere... kkkkkkkkkkkkkkkk
Alex Lekao
12/01/2014
Karaka...
to ficando deprimido... kkkkkkkkkkkkkkk
Roniere Almeida
12/01/2014
estes seres ainda existem!!!
Roniere Almeida
12/01/2014
é serio, na epoca, até os professores tiravam onda com eles, hehehe
Eduardo Pessoa
12/01/2014
rapaz, verdade isso.
Alex Lekao
12/01/2014
deprimi total...
acho que vou me suicidar... kkkkkkkkkkkkkkk
eu ja usei essa bagaca... rsrsr
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Alex Lekao
12/01/2014
nao to ganhando mal...
mas tbm nao tenho o melhor salario nao... rsrsr
eu to ligando... mas eu nao programo... to mais eh de zueria...
eu ja vi isso na epoca de escola... mas nao fui para a area nao... nao sou fa de programacao desktop nao.. rsrsr
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Alex Lekao
12/01/2014
O que ??
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Alex Lekao
12/01/2014
tbm...
mas se vc for ver... ou estao aposentando... ou estao morrendo... rssrs
entao vai a lei da oferta e da procura...
se vc esta precisando e nao acha, paga-se qto pede ne??? rsrsr
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Alex Lekao
12/01/2014
kkkk... pois eh...
nao que eu seja um desses... rsrsr
mas me dao o carro da empresa para ir para casa... rsrsr
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Alex Lekao
12/01/2014
honestamente eu bem que queria ser um destes camaradas que podem escolher viu... kkkkkkkkkkkkkkkk
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Alex Lekao
12/01/2014
sei la... rsrsrs
acho que onde eu estava estudando os caras ia para C#...
embora que tinhamos visto C++ e estavamos vendo java. rsrsr
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Alex Lekao
12/01/2014
se nao me engano foi bem por isso mesmo...
a parte de algoritimo e fluxograma meio que veio junto... e o C++ eles chamavam de Linguagem de programacao estruturava... e por ai vai...
mas honestamente... eu nao sou tao fa assim nao... estava aprendendo mais para poder fazer a prova e nao "comer" qqr coisa que me entregassem... rsrsr
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Marisiana Battistella
12/01/2014
Eu acho que é bom começar a programar com uma linguagem estruturada.
Quando comecei minha graduação, aprendi a lógica de programação criando os código a mão, no papel e aplicando no turbo pascal e em seguida aprendi a programar em Delphi.
E em paralelo tive uma disciplina de Estrutura de Dados, onde criávamos os código no papel e fazendo testes de mesas para exercitar a mente e entender o que estávamos fazendo.
Depois disso é que tive aulas de Java e PHP.
Meu professor de algoritmos sempre dizia que se aprendêssemos a fazer algoritmos na ponta do lápis, iriamos aprender a trabalhar com qualquer linguagem de programação. Hoje eu penso que ele tinha toda a razão em falar isso.
Lembrei disso, quando li a colocação do Leandro:
Eduardo Pessoa
12/01/2014
eu particulamente acho complicado passar de estruturado para orientação a objetos. pra mim foi impactante aprender.
Marisiana Battistella
12/01/2014
Pra mim foi bom porque hoje eu sei o quanto me ajudou ter aprendido lógica de programação dessa forma.
E mencionei as palavras que o meu professor falava porqque isso foi o que mais me motivou quando comecei o curso de graduação.
Hoje eu desenvolvo utilizando ferramentas orientadas a objetos também, mas gosto muito de trabalhar com banco de dados porque eu gosto de ver as coisas acontecerem pelas minhas mãos frutos do meu raciocínio lógico.
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Roniere Almeida
12/01/2014
eu particulamente acho complicado passar de estruturado para orientação a objetos. pra mim foi impactante aprender.
eu achei isso tambem, mas isso depende de pessoa pra pessoa.
Luciano Martins
12/01/2014
Eduardo Pessoa
12/01/2014
considero uma otima alternativa.
Marisiana Battistella
12/01/2014
Roniere Almeida
12/01/2014
Eduardo Pessoa
12/01/2014
ainda continua simples, hehehe, com a evolução, não se sabe.
Alex Lekao
12/01/2014
PHP eh uma linguagem estruturada, assim como o C++, se nao me engano nasceu a partir do C.
Entao acabamos voltando para o inicio, que seria comecar por uma linguagem estruturada.
mas como sempre falo, nao sou programador e posso estar errado com a minha colocacao a respeito do PHP. rsrsr
Abraco.
Alex - Lekao
Eduardo Pessoa
12/01/2014
tambem me falaram que o Delphi é O.O(não tenho certeza.)
Roniere Almeida
12/01/2014
isso mesmo, em ambas nunca mexi com O.O.
Alex Lekao
12/01/2014
Eduardo,
a muito tempo atraz, mais de 10 anos eu acho... rsrs
me falaram que o Delphi nao era orientado a objetos, OO, por mais que diziam, ele era orientado a eventos, mas isso faz muito tempo entao nao tenho certeza... rsrsr
Evoluiu-se muito nos ultimos tempos.
Mas nao sou a pessoa mais indicada para falar a respeito. rsrsr
Abraco.
Marisiana Battistella
12/01/2014
Fonte: [url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Embarcadero_Delphi[/url]
A linguagem de desenvolvimento que o Delphi utiliza é a Object Pascal que é uma linguagem derivada do Pascal que, por sua vez, é uma linguagem de programação estruturada.
Alex Lekao
12/01/2014
Fantardigo Mariana... rsrsr
Eu nao pesquisei nada, foi so pelo que ouvi dizer a uns 10 anos atraz. rsrsr
Mas essa sua colaboracao acho que foi conclusiva.
Abraco.
Alex - Lekao
Alex Lekao
12/01/2014
eu nunca usei... rsrsr
nao programo nada... rssr
e acabei confundindo o seu nome com o da Mariana... desculpa... rsrsr
Marisiana Battistella
12/01/2014
Os nossos nomes são bem parecidos...
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Eduardo,
me falaram que o Delphi nao era orientado a objetos, OO, por mais que diziam, ele era orientado a eventos, mas isso faz muito tempo entao nao tenho certeza... rsrsr
Abraco.
pois ja me falaram outra coisa, não há muito tempo, me diziam que programavam orientado a eventos de teimosos mesmo, kkkkkkk
Roniere Almeida
12/01/2014
Aproveitei a discussão pra entender melhor, porque o Delphi evoluiu bastante...
Cheguei a utilizar o Delphi 2010 e já estava bastante "melhorado"...
eu só conheci o Delphi 6 e 7...e nunca mais. achava legal a ferramenta.
Marisiana Battistella
12/01/2014
Não conheço as versões mais recentes, mas já li várias reportagens legais falando de recursos novos que haviam sido implementados.
É uma ferramenta muito boa, o único problema é q tem q pagar licença pra usar.
Roniere Almeida
12/01/2014
Alex Lekao
12/01/2014
As vezes a impressao que tenho, nesse nosso mercado, eh que cada um fala uma coisa diferente... rssr
E fica meio complicado de saber o que procede ou nao...
acho que eh por isso que nossa vida anda cada vez mais dificil... rsrsr
Abraco.
Alex - Lekao
Eduardo,
Abraco.
pois ja me falaram outra coisa, não há muito tempo, me diziam que programavam orientado a eventos de teimosos mesmo, kkkkkkk
Alex Lekao
12/01/2014
mas la no fundo... bem la no fundo... mas la no fundo mesmo...
pensei... naaaao... to fora.. isso nao eh para mim... rsrsr
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Roniere Almeida
12/01/2014
mas la no fundo... bem la no fundo... mas la no fundo mesmo...
pensei... naaaao... to fora.. isso nao eh para mim... rsrsr
é complicado, sei bem como é.
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Guilherme Caique
12/01/2014
Acredito eu que quem optou por seguir carreira em redes de computadores são pessoas que tem um devido interesse em suporte técnico, cabeamento estruturado e tudo isso. Contudo, essa não é a unica parte da área de redes, você pode, por exemplo, trabalhar na criação e estruturação de servidores de todo e qualquer tipo, cuidar de soluções reais de desempenho e como o servidor reage á respostas de seus clientes.
Eu particularmente não me interesso por redes e (desculpa) nunca seguiria carreira nessa área, mas porque eu gosto de programação, adoro resolver problemas de lógica (não que os profissionais de rede não resolvam) enfim você deve ter me entendido.
Mas, caso você não tenha gostado mesmo da área e pretende mudar para programação e desenvolvimento ou aconselho começar a estudar sobre LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO pois é a base de todas as linguagens que você imaginar, depois que você já tiver dominando tal assunto, dai parta para uma linguagem estruturada como por exemplo Delphi. Depois que estiver dominando Delphi vá aprender sobre Programação Orientada a Objetos e escolha uma linguagem legal para trabalhar. Atualmente conheço JAVA e C++ (POO) e recomendaria demais JAVA, pois é uma das linguagens POO mais usadas no mercado de trabalho, se não a mais usada.
Estude, estude, estude e nunca deixe de estudar.
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Marisiana Battistella
12/01/2014
Obrigada por contribuir com o post e enriquecer a conversa.
Alex Lekao
12/01/2014
precisamos estudar sempre e o tempo todo praticamente...
eu nao tenho muito tempo com tecnologia e tenho que estudar praticamente todos os dias.
Marisiana Battistella
12/01/2014
Alex Lekao
12/01/2014
eu tenho essa impressao...
parece ser infindavel. rsrs
Eduardo Pessoa
12/01/2014
precisamos estudar sempre e o tempo todo praticamente...
eu nao tenho muito tempo com tecnologia e tenho que estudar praticamente todos os dias.
estudos hoje, estudos amanhã e estudos sempre!!!
basico. kkkkk
Henrique Gasparotto
12/01/2014
Roniere Almeida
12/01/2014
Eduardo Pessoa
12/01/2014
sem duvida, sempre se atualizando.
Roniere Almeida
12/01/2014
Alex Oliveira
12/01/2014
A microsoft com seu Windows Fone, a Gooble com seu Android, a Mozilla com seu Mozila OS e Apple com seu IOS vão travar uma guerra por este mercado e não vai faltar emprego para que esta preparado.
Minha sugestão Antonio Calos que " vai de java", pois você estudando java terá uma gama muito grande de escolhas a seguir na sua carreira, seja ela Web, Desktop, Mobile, micro dispositivo embarcado, TV, Games e por ai vai, não desmereço outras tecnologias mais por isso que o Java e tão bem aceito por muitas empresa de desenvolvimento e tão respeitado pelas corporações, comunidades Open source, engenheiros e arquitetos de software.
Roniere Almeida
12/01/2014
Alex Lekao
12/01/2014
se nao estou errado o Mozila OS eh mobile, esta em celulares(Firefox OS).
Agora para desktop nao acredito que tenha ou que esteja disponivel.
Alguns celulares LG tem o modelo para venda.
ABraco.
Alex - Lekao
Roniere Almeida
12/01/2014
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Alex Oliveira
12/01/2014
Roniere ainda não vi nenhuma grande loja vendo aparelhos com este Os, pelo que consta ele utilizará o navegador fire fox para apresentar o sistema e a estrutura lógica ficara em servidores da Mozilla, isso garantirá uqe os Smartfones não necessitem de hardwares muitos complexos barateando o produto, isso é uma promessa mas ainda esta em fases teste, implementações e Updates mas já é uma promessa.
Alguns links sobre o assunto:
[url]http://www.youtube.com/watch?v=o7bWs7flGDA[/url]
[url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Firefox_OS[/url]
[url]http://www.tudocelular.com/lg/noticias/n30849/fireweb-lg-firefox-os.html[/url]
Roniere Almeida
12/01/2014
Alex Oliveira
12/01/2014
Inicialmente sim mais eles estão tento que lidar com o fator games, e isso e complicado vis rede com um sistema pequeno.
Roniere Almeida
12/01/2014
se estiver errado, avisem.
Alex Oliveira
12/01/2014
Alex Oliveira
12/01/2014
[url]http://conferenciaweb.w3c.br/saiba-como-desenvolver-apps-para-o-firefox-os-com-andre-garzia/[/url]
Roniere Almeida
12/01/2014
bem lembrado, acredito que este celular estará com preços bem salgados.
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Ricardo
12/01/2014
JAVA? Conheço muito poucos aplicativos, pode dizer que a grande maioria está rodando em dispositivos móveis, e em relação a desktop só me lembro dos Softwares da Receita Federal, que por sinal, tenho que admitir que são muito bem desenvolvidos e creio que irá continuar assim, já que custaria a RFB muito tempo, dinheiro e pessoal qualificado para migrar para uma outra linguagem. Só consigo ver JAVA um pouco na frente do Delphi devido aos aplicativos móveis e só.
"Poxa mas tem muito mais programador JAVA no mercado"; claro que sim! JAVA é "linguagem de estudo" as faculdades e centros de ensino só ministram em seus cursos sobre tal linguagem, passam uma rápida noção sobre C e pronto! vamos para o JAVA. Aí as empresas de tecnologia buscam novos profissionais na área de desenvolvimento, podem ser recém formados, cursando ou estágio, o cara esta na faculdade eles vão querer que tenha experiência com Delphi, C, C++, ASP? Eles sabem que a pessoa está estudando JAVA, PHP e como a maioria dos universitários hoje em dia têm seu primeiro contato com alguma linguagem de programação nas faculdades, então a tendência é que continue por esse caminho; JAVA se expandindo e o Delphi "não". Amanhã passam a ministrar aulas de COBOL, ninguém mais ouve falar em JAVA, aí aqueles que aprenderem JAVA na faculdade e se tornaram grandes profissionais vão ter que aprender COBOL. Aqueles que trabalhavam com DELPHI e tiveram que aprender JAVA por causa do "modismo", vão ter que aprender COBOL e assim as coisas vão acontecendo e mudando.
Então na minha opinião; JAVA só se for para estudo mesmo. Aprendi JAVA na faculdade apenas para poder concluir o curso, já trabalhava com Delphi e vou continuar. Não existe nada que se faça em JAVA que não se faça com o Delphi, escreve-se 10 linhas de código em JAVA e com a metade eu faço a mesma coisa com Delphi.
JAVA é linguagem multiplataforma... mas isso porque roda em uma máquina virtual. "Mas Delphi é uma linguagem "limitada" em relação as plataformas no mercado" sério? Olha onde o Delphi está hoje; um único código ou com poucas mudanças compila para Windows, MAC, iOS, Android, Linux e tudo isso nativamente, não preciso de máquina virtual para executar meus aplicativos.
Então, ao amigo que iniciou este tópico, se quer um linguagem para trabalhar (faz uma consulta no mercado) e puder ter escolha vai de DELPHI . Agora se tem que ficar preso a alguma política e visão de alguma empresa, aí infelizmente vai ter que se contentar com JAVA.
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Roniere Almeida
12/01/2014
Alex Oliveira
12/01/2014
JAVA? Conheço muito poucos aplicativos, pode dizer que a grande maioria está rodando em dispositivos móveis, e em relação a desktop só me lembro dos Softwares da Receita Federal, que por sinal, tenho que admitir que são muito bem desenvolvidos e creio que irá continuar assim, já que custaria a RFB muito tempo, dinheiro e pessoal qualificado para migrar para uma outra linguagem. Só consigo ver JAVA um pouco na frente do Delphi devido aos aplicativos móveis e só.
"Poxa mas tem muito mais programador JAVA no mercado"; claro que sim! JAVA é "linguagem de estudo" as faculdades e centros de ensino só ministram em seus cursos sobre tal linguagem, passam uma rápida noção sobre C e pronto! vamos para o JAVA. Aí as empresas de tecnologia buscam novos profissionais na área de desenvolvimento, podem ser recém formados, cursando ou estágio, o cara esta na faculdade eles vão querer que tenha experiência com Delphi, C, C++, ASP? Eles sabem que a pessoa está estudando JAVA, PHP e como a maioria dos universitários hoje em dia têm seu primeiro contato com alguma linguagem de programação nas faculdades, então a tendência é que continue por esse caminho; JAVA se expandindo e o Delphi "não". Amanhã passam a ministrar aulas de COBOL, ninguém mais ouve falar em JAVA, aí aqueles que aprenderem JAVA na faculdade e se tornaram grandes profissionais vão ter que aprender COBOL. Aqueles que trabalhavam com DELPHI e tiveram que aprender JAVA por causa do "modismo", vão ter que aprender COBOL e assim as coisas vão acontecendo e mudando.
Então na minha opinião; JAVA só se for para estudo mesmo. Aprendi JAVA na faculdade apenas para poder concluir o curso, já trabalhava com Delphi e vou continuar. Não existe nada que se faça em JAVA que não se faça com o Delphi, escreve-se 10 linhas de código em JAVA e com a metade eu faço a mesma coisa com Delphi.
JAVA é linguagem multiplataforma... mas isso porque roda em uma máquina virtual. "Mas Delphi é uma linguagem "limitada" em relação as plataformas no mercado" sério? Olha onde o Delphi está hoje; um único código ou com poucas mudanças compila para Windows, MAC, iOS, Android, Linux e tudo isso nativamente, não preciso de máquina virtual para executar meus aplicativos.
Então, ao amigo que iniciou este tópico, se quer um linguagem para trabalhar (faz uma consulta no mercado) e puder ter escolha vai de DELPHI . Agora se tem que ficar preso a alguma política e visão de alguma empresa, aí infelizmente vai ter que se contentar com JAVA.
Ta Ricardo, já que você é um grande conhecedor do delphi e então deve se lembrar que antes da Embarcadeiro colocar as mãos nele, não existia uma integração com outras plataformas como linux, Android e IOS por exemplo, bem, não como hoje que a Embarcadeiro viu um grande potencial de lucro em cima da plataforma. Você falou em ficar preso a politicas empresariais, ora, quanto custa a licença para o nosso caro amigo começar seus estudos em Delphi? Ha tá existe ferramentas grátis como Lazarus mas será que ele fornece toda a estrutura de desenvolvimento para IOS, Android a afins como O Rad Studio XE5? Dizer que o Java é moda e um iniciante só vai segui-lo pois esta sendo ensinado na faculdade e brincadeira, então a Nasa ta seguindo moda, O Twitter seguiu moda quando trocou a sua estrutura para a JVM e ganhou em performance.
Veja bem, não estou criticando o Delphi, muito pelo contrário é uma excelente ferramenta de desenvolvimento mais só uma ferramentas assim como o Java. O Java possui uma infinidade de Frameworks free muitos deles desenvolvidos pela própria comunidade que não aceita ficar dependo de instituições para caminhar. Ou seja, monte sua empresa, escolha o Java e não terá que enfiar a mão no bolço para adquirir licenças astronômicas para inciar suas atividades, será que comunidade Delphi pretende se libertar disso?
Agora eu não sou besta em dizer para nosso caro amigo que o Java é o melhor escolha para ele pois não existe melhor plataforma de desenvolvimento, mas sim a que melhor serve para determinada situação, meu conselho a ele que estude Orientação a Objetos, Padrões de Projetos, Mapeamento de Objetos Relacional, Engenharia de Softwares, testes, em fim... há coisas que se um programador se dedicar e estudar a sério, conseguirá se adaptar à qualquer plataforma pois o resto é só escrita e ferramentas.
Alex Lekao
12/01/2014
Discursao tomou uma proporcao que acredito que o RApaz nao esperava, e pelo que tenho observado, nem ele mais esta observando, pq nenhum comentario colocou mais a respeito.
De qualquer forma, bom para nos que estamos acompanhando e discutindo, toda dircursao eh interessante para chegarmos ao caminho do meio, nem oito nem oitenta. rsrs
Eu particularmente, acho interessante comecar pela programacao estruturada, Delphi, PHP, C, etc. que eh importante para conhecimento de estrutura mesmo, e tem um conhecimento forte de algoritimo etc, coisa para muitos talvez primarias, mas que acredito para inicio de projeto seja interessante.
Acho Java realmente muito interessante, e tem um jeito interessante de programar tbm, com sua orientacao a objetos onde vc tem as herancas, abritutos, polimorphismos, etc, etc.
Todos terao seus pros e contras, e todos terao seu defensores mais ferrenhos, etc.
Nao sei tambem que seja uma questao de moda o Java, mas tbm esta eh uma opniao que alguem que acompanha de fora, afinal nao sou programador. rsrsr
Talvez alguns achem que eu nem deveria estar opinando ja que nao sou programador, mas... ja opinei... rsrsr
Espero que o rapaz que abriu o post tenha conseguido se decidir e tenha um futuro muito bom pela frente com a linguagem que ele decidir, e que cada um de nos tbm tenham batante sucesso em nossas carreiras, programando ou nao, usando Java ou nao. rsrsr
Abraco.
Alex - Lekao
Roniere Almeida
12/01/2014
eu conheço, a fundo as linguagens programação.
Alex Lekao
12/01/2014
mesmo nao sendo minha area tenho dado meus pitacos... rsrsrsr
Roniere Almeida
12/01/2014
Alex Lekao
12/01/2014
vou procurar sempre dar os meus pitacos entao... kkkk
Alex Oliveira
12/01/2014
Alex Lekao
12/01/2014
alguns topicos aqui do forum tem sempre bastante participacao.
acho isso fenomenal...
Marisiana Battistella
12/01/2014
As vezes um assunto, desencadeia uma conversa bem construtiva abrangento assuntos interligados ao tópico inicial.
Verdade que as vezes fugimos do contexto inicial, mas vale também.. =D
Alex Lekao
12/01/2014
tenha uns topicos que participei que a conversa tomou um rumo completamente diferente....
qdo alguem perguntou alguma coisa referente ao topico inicial, eu tive que reler quase o topico inteiro para relembrar...kkkkkkkkkkkkkkkkk
Roniere Almeida
12/01/2014
Thiago Jesus
12/01/2014
Delphi é uma linguagem estruturada?
Talvez isso fosse verdade a uns 20 anos atrás.
Sou desenvolver Delphi em uma empresa aqui em Goiânia e trabalho num projeto 100% orientado a objetos.
Não utilizamos componentes visuais para conexão com banco de dados e querys e temos um framework próprio de persistência. Além disso não utilizamos Data Modules.
Quase todos os componentes para desenhar as Views são desenvolvidos pela própria empresa.
Eu já conversei com programadores Delphi de outros estados, e muitas empresas melhoraram muito a qualidade de código de seus produtos.
Existem um mito de que linguagens como Delphi e PHP não são orientadas a objeto, que eu particularmente não entendo.
Embora eu trabalhe com Delphi, sou totalmente agnóstico quando o assunto é tecnologia, e acredito que devemos conhecer diversas tecnologias para saber qual utilizar para contextos específicos.
Infelizmente vemos um número muito grande de pessoas mal informadas, com um conhecimento extremamente superficial das principais tecnologias do mercado, sem background em desenvolvimento de projetos reais e que prestam um desserviço enorme a programadores que como eu, estão começando.
Para você começar bem eu sugiro acompanhar podcasts focados em programação. Para quem não conhece, podcasts são programas de entrevistas com profissionais que são referência no mercado e que trazem informações valiosas sobre carreira, tecnologia, informações técnicas, etc.
Segue uma lista para você ouvir:
www.grokpodcast.com (podcast focado em desenvolvimento)
imasters.com.br/perfil/databasecast/ (podcast sobre banco de dados)
zofe.com.br (podcast sobre desenvolvimento front-end)
Esses 3 podcasts ajudam muito a começar na carreira, pois as entrevistas nos fornecem uma visão sobre a realidade do mercado, as principais tecnologias, o que estudar, e mais uma porção de coisa.
Abraço.
Alex Lekao
12/01/2014
Gostei mesmo....
me fez sentir menos culpado... kkkk
Marisiana Battistella
12/01/2014
Realmente, o delphi era uma linguagem estruturada a anos atrás, enquanto pertencia a Borland. depois que a Embarcadero assumiu ele evoluiu muito e foi se tornando orientado a objetos também. Não sei como são as ultimas versões, conheço até a 2010, mas talvez ainda fala em programação estruturada por ele utilizar o Pascal.
Enquanto ao PHP, eu acredito que o PHP e HTML puro, sem a utilização de frameworks, podem se consideradas linguagens estruturadas, pois tudo é criado através de código puro. Pelo menos, do pouco que conheço pude ter essa visão.
Muito bons os links que você recomendou!
Obrigada pela contribuição!
Roniere Almeida
12/01/2014
Gostei mesmo....
me fez sentir menos culpado... kkkk
que isso Alex, nada de culpado.
Roniere Almeida
12/01/2014
Realmente, o delphi era uma linguagem estruturada a anos atrás, enquanto pertencia a Borland. depois que a Embarcadero assumiu ele evoluiu muito e foi se tornando orientado a objetos também. Não sei como são as ultimas versões, conheço até a 2010, mas talvez ainda fala em programação estruturada por ele utilizar o Pascal.
Enquanto ao PHP, eu acredito que o PHP e HTML puro, sem a utilização de frameworks, podem se consideradas linguagens estruturadas, pois tudo é criado através de código puro. Pelo menos, do pouco que conheço pude ter essa visão.
Muito bons os links que você recomendou!
Obrigada pela contribuição!
pra mim o Delphi sempre foi orientado a objetos, o negocio era que programavam orientado a eventos, isso procede?
Marisiana Battistella
12/01/2014
A questão da programação estruturada é em função da linguagem de desenvolvimento Object Pascal, que por sua vez é uma linguagem estruturada, mas a ferramenta em si é orientada a objetos. Recomendo uma leitura sobre a história do Delphi para quem quiser entenderem melhor sobre o assunto: Embarcadero Delphi
Marisiana Battistella
12/01/2014
Thiago Jesus
12/01/2014
Quando se fala em Delphi precisamos ter em mente que o Delphi é um ambiente formado por 3 coisas:
- Delphi Language;
- Delphi IDE;
- Delphi Compiler;
A Delphi Language (nome utilizado desde 2005) é uma linguagem baseada em Object Pascal.
O Object Pascal é uma linguagem baseada em Pascal estruturado, criada para suportar o paradigma de orientação a objetos, ou seja, Object Pascal é uma linguagem orientada a objetos. O mesmo aconteceu como o C++, que foi criado à partir da linguagem C para suportar outros paradigmas de desenvolvimento, inclusive a orientação a objetos!
Um exemplo de que o Delphi é orientado a objetos, é que no Delphi todas as classes herdam de uma classe mãe, chamada de TObject.
Desde o Delphi 1, quando você cria uma nova aplicação, o Delphi cria um formulário que HERDA de TForm. Herança é um dos pilares do paradigma orientado a objetos, e isto é apenas um de muitos exemplos que poderia dar.
A linguagem de programação utilizada no Delphi (chame de Delphi Language ou Object Pascal, tanto faz!) nasceu orientada a objetos.
Mas a IDE do Delphi tem um forte apelo à metodologia de Drag and Drop, que utiliza intensivamente o recurso de herança para criar interfaces com mais velocidade simplicidade.
O que aconteceu é que historicamente os programadores Delphi demoraram bastante para adotar boas práticas de codificação, análise orientada a objetos, uml, separação de responsabilidades, camadas, DAO pattern, etc, e fizeram uso intensivo de componentes visuais para trabalhar com banco de dados, o que ao longo dos anos foi identificado como uma má prática de desenvolvimento, que atrapalha em muito a manutenção e o crescimento do código.
Orientação a objetos é um paradigma independente de linguagem e não nasceu com o Java ou C# como muitas pessoas acreditam. O conceito é estudado e desenvolvido desde a década de 60!
Uma coisa extremamente positiva que o Java trouxe para o mercado foi justamente a questão de boas práticas de desenvolvimento, utilizando metodologias orientadas a objetos, design patterns, e mais uma porção de coisas. Glória ao Java!
Se você programa sem o menor conhecimento de boas práticas, porcamente, totalmente extreme go horse e faz uso intensivo de códigos macarrão É RESPONSABILIDADE SUA! Não culpe o coitado do Delphi se você não estudou!
Existe muita gente no mercado divulgando boas práticas de desenvolvimento. Aqui na DevMedia, por exemplo, temos os professores Rodrigo Carreiro e Guinther Pauli, além de outros que são excelentes!
Abraços.
Marisiana Battistella
12/01/2014
Não trabalho com o Delphi, mas já cheguei a utilizar ele no trabalho só que foi por pouco tempo então não conheço tanto assim.
Roniere Almeida
12/01/2014
A questão da programação estruturada é em função da linguagem de desenvolvimento Object Pascal, que por sua vez é uma linguagem estruturada, mas a ferramenta em si é orientada a objetos. Recomendo uma leitura sobre a história do Delphi para quem quiser entenderem melhor sobre o assunto: Embarcadero Delphi
obrigado por responder, realmente escutava muito isso de alguns amigos.
Roniere Almeida
12/01/2014
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Roniere Almeida
12/01/2014
Alex Lekao
12/01/2014
Marisiana Battistella
12/01/2014
Vc não tentou procurar se não tem em algum site?
Quando eu fiz meu TCC da graduação, eu consegui o instalador e o crack do delphi 2010 em um site...
Consegui utilizar pra estudos e pra fazer meu trabalho, mas, é claro, pra comercializar tem que adquirir licença.
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Marisiana Battistella
12/01/2014
Também acho que deveria ter alguma versão pra estudos.
Denylson Silva
12/01/2014
é serio, na epoca, até os professores tiravam onda com eles, hehehe
Roniere Almeida,
voce ja trabalhou com corba jsm ,..
poredia me passar teu email..wlw
Alex Oliveira
12/01/2014
Roniere Almeida
12/01/2014
meu e-mail, ronierealmeida@gmail.com
Eduardo Pessoa
12/01/2014
vida longa ao post!!!, seria interessante criar mais topicos voltado para as pessoas que estão começando.
Paulo Rodrigues
12/01/2014
Vi que você entende de Delphi (serei gratos se outros também opinarem) e queria saber uma coisa. Gosto de estudar programação, me estusiasmo muito construindo algo. Fiz um aplicativo ligado a banco de dados para resolver algumas rotinas pequeno porte no Delphi 7 (voltado a eventos, usando Forms, botões, Ados e data acces, controls, etc, eh eh eh). Estou aprendendo Java orientado a objetos, com todas as classes conforme se manda o figurino (já fiz curso Fundamentos e Avançado) e o executável está muito mais pesado. ex: Delphi7 3megas, Lazarus 15megas, Java apenas uma parte do aplicativo já chega a 15megas. Baixei o trial do Delphi Xe5 e salvei um form já deu 15megas.
Por quê o Delphi 7 consegueser tão mais leve apesar de eu programar como um dinossauro?
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Alex Lekao
12/01/2014
essa eh a parte ruim de nao programar e nao ter muito interesse em programacao... rsrsr
Alex Lekao
12/01/2014
essa eh a parte ruim de nao programar e nao ter muito interesse em programacao... rsrsr
Eduardo Pessoa
12/01/2014
vlw
Valquiria Silva
12/01/2014
Thiago Augusto, você é fera cara. Eu vivo tentando explicar para as pessoas que o Delphi é Orientado a objeto, e você foi suficientemente claro nisso. Obrigada por compartilhar e esclarecer.
Paulo, a partir do Delphi 2009 se não me engano o delphi passou a ter suporte Unicode, isso já aumentaria o tamanho do exe.
Mas nas versões XE, boa parte deste aumento se deve a RTTI.
Se você não for usar esses recursos existe como desativar veja aqui
Abraço.
Eduardo Pessoa
12/01/2014
Paulo Rodrigues
12/01/2014
Thiago Augusto, você é fera cara. Eu vivo tentando explicar para as pessoas que o Delphi é Orientado a objeto, e você foi suficientemente claro nisso. Obrigada por compartilhar e esclarecer.
Paulo, a partir do Delphi 2009 se não me engano o delphi passou a ter suporte Unicode, isso já aumentaria o tamanho do exe.
Mas nas versões XE, boa parte deste aumento se deve a RTTI.
Se você não for usar esses recursos existe como desativar veja aqui
Abraço.
Obrigado pela explicação Valquíria
Thiago Jesus
12/01/2014
Vi que você entende de Delphi (serei gratos se outros também opinarem) e queria saber uma coisa. Gosto de estudar programação, me estusiasmo muito construindo algo. Fiz um aplicativo ligado a banco de dados para resolver algumas rotinas pequeno porte no Delphi 7 (voltado a eventos, usando Forms, botões, Ados e data acces, controls, etc, eh eh eh). Estou aprendendo Java orientado a objetos, com todas as classes conforme se manda o figurino (já fiz curso Fundamentos e Avançado) e o executável está muito mais pesado. ex: Delphi7 3megas, Lazarus 15megas, Java apenas uma parte do aplicativo já chega a 15megas. Baixei o trial do Delphi Xe5 e salvei um form já deu 15megas.
Por quê o Delphi 7 consegueser tão mais leve apesar de eu programar como um dinossauro?
Boa tarde Paulo,
Meu perdoe pela demora em responder, pois eu ando meio doente.
Além do suporte a Unicode e a RTTI, como a Valquíria explicou, tem a questão do modo compilação que você utilizou.
O Delphi possui 02 modos de compilação, que são DEBUG e RELEASE.
Em modo DEBUG o compilador do Delphi acrescenta informações adicionais ao seu executável, o que faz com que o tamanho do executável fique muito maior. São justamente essas informações que permitem a depuração do código.
Já no modo Release seu código é compilado sem essas informações adicionais, e o tamanho é bem menor.
Enquanto o código está em desenvolvimento ou manutenção, utilizamos o modo DEBUG para poder encontrar erros e corrigi-los. Para distribuir o software para o cliente utilizamos o modo Release, já que o código está pronto e não há necessidades de informações de DEBUG no executável do cliente.
Hoje pela manhã abri o Delphi XE2 e criei um novo projeto sem adicionar nenhum componente ou código e compilei em modo Debug e Release.
Resultado:
Tamanho do executável em modo DEBUG: 10 MB (aproximadamente).
Tamanho do executável em modo Release: 2 MB (aproximadamente).
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Janaina Mendes
12/01/2014
Rafael Machado
12/01/2014
Dinossaruro e demais .. kkkk comecei no assembler, dps fui pro clipper qdo surgiu .. em 2000 parei de programar agora estou me atualizando ... contratando programador em Java, C++ ou delphi para inicio imediato salario inicial seria R$20.000 + gratificações. Não necessita experiência anterior somente conhecimento nas linguagens ... contato cuiabanaweb@globo.com ou pelo tel (65)9206-5474.. Falar c/Rafael...
Roniere Almeida
12/01/2014