JAVA - error: package com.deitel.jhtp3.ch08 does not exist
Pessoal estou começando a estudar java e só tenho o livro Java como Programar da Deitel Edição 3.
No capítulo 8 estou estudando PACKAGES, e ao compilar o programa que contém a package usei o comando:
javac -d "C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_51\bin\classes" Time4.java
O programa tem o comando:
package com.deitel.jhtp3.ch08; // place Time4 in a package
Obs.: o livro diz que a pasta classes não existe e tem que ser criada, isso é verdade?, bem tive que criar esta pasta senão o comando não compilava a classe, e criou todas as pastas com/deitel/jhtp3/ch08 bem como Time4.class.
Tenho Windows 8 Pro 64 e o java 7 da oracle instalado.
Ele criou a class Time4.class no pasta ch08.
Agora quando eu tento compilar o classe/programa para testar Time4.class, TestTime.java eu recebo o seguinte erro:
error: package com.deitel.jhtp3.ch08 does not exist
import com.deitel.jhtp3.ch08.Time4;
^
e nesta classe eu tenho o seguinte comando:
O que estou fazendo de errado?
Pesquisei na web sobre isso e encontrei que preciso criar a variável de ambiente CLASSPATH que difere da PATH, porém lá tem uma advertência que se eu criar esta CLASSPATH eu não posso usar comando para aplicações minhas que irão usar classpath declarados nele, isso é correto?
Como resolver este problema, como ainda não cheguei ao capítulo que fala sobre JAR não sei como resolver isso, podem me ajudar?
Obrigado pela atenção .
P.S. Usei CLASSPATH e funcionou, só que agora toda vez que tento usar o java para rodar um programa/classe na pasta atual ele da o erro:
Erro: NÒo foi possÝvel localizar nem carregar a classe principal TimeTest
Só roda se eu colocar o TimeTest.class ou qualquer outra classe compilada no CLASSPATH, que droga .
Meu CLASSPATH está assim:
.;JAVA_HOME
e
JAVA_HOME
C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_51
E agora?
No capítulo 8 estou estudando PACKAGES, e ao compilar o programa que contém a package usei o comando:
javac -d "C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_51\bin\classes" Time4.java
O programa tem o comando:
package com.deitel.jhtp3.ch08; // place Time4 in a package
Obs.: o livro diz que a pasta classes não existe e tem que ser criada, isso é verdade?, bem tive que criar esta pasta senão o comando não compilava a classe, e criou todas as pastas com/deitel/jhtp3/ch08 bem como Time4.class.
Tenho Windows 8 Pro 64 e o java 7 da oracle instalado.
Ele criou a class Time4.class no pasta ch08.
Agora quando eu tento compilar o classe/programa para testar Time4.class, TestTime.java eu recebo o seguinte erro:
error: package com.deitel.jhtp3.ch08 does not exist
^
e nesta classe eu tenho o seguinte comando:
O que estou fazendo de errado?
Pesquisei na web sobre isso e encontrei que preciso criar a variável de ambiente CLASSPATH que difere da PATH, porém lá tem uma advertência que se eu criar esta CLASSPATH eu não posso usar comando para aplicações minhas que irão usar classpath declarados nele, isso é correto?
Como resolver este problema, como ainda não cheguei ao capítulo que fala sobre JAR não sei como resolver isso, podem me ajudar?
Obrigado pela atenção .
P.S. Usei CLASSPATH e funcionou, só que agora toda vez que tento usar o java para rodar um programa/classe na pasta atual ele da o erro:
Erro: NÒo foi possÝvel localizar nem carregar a classe principal TimeTest
Só roda se eu colocar o TimeTest.class ou qualquer outra classe compilada no CLASSPATH, que droga .
Meu CLASSPATH está assim:
.;JAVA_HOME
e
JAVA_HOME
C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_51
E agora?
José Chaurais
Curtidas 0