Join... Query
Olá amigos,
Alguém poderia me ensinar para que serve e como ultilizar uma JOIN no Firebird. Sou iniciante em delphi.
Gostaria de saber como ultilizo JOIN dentro da IBQuery e para que irá servir JOIN.
Obrigado.
Rodrigo.
Alguém poderia me ensinar para que serve e como ultilizar uma JOIN no Firebird. Sou iniciante em delphi.
Gostaria de saber como ultilizo JOIN dentro da IBQuery e para que irá servir JOIN.
Obrigado.
Rodrigo.
Rodrigorpb
Curtidas 0
Respostas
Sremulador
30/08/2005
amigo se você der uma boa localizada no site assuntos não vão faltar...
GOSTEI 0
Rjun
30/08/2005
O Join serve pra você relacionar ´n´ tabelas. Digamos que você tenha uma tabela chamada Clientes e outra chamada Pedidos. Você quer exibir as informações do cliente e os pedidos desse cliente.
Esse select exibe a lista de todos os clientes e seus respectivos pedidos.
SELECT Cl.Codigo, Cl.Nome, Pe.Numero, Pe.DataPedido, Pe.Total FROM Cliente Cl JOIN Pedido Pe on Cl.Codigo = Pe.ClienteID
Esse select exibe a lista de todos os clientes e seus respectivos pedidos.
GOSTEI 0
Rodrigorpb
30/08/2005
Obrigado Rjun,
Estava pensando assim, tenho uma tabela para cadastrar pessoas e tb um para cadastrar cidades, no form de pessoas tem um campo cidades com DBlookupbombox, quando do gravar ele grava o código da cidade na tebela pessoas mas quando vou fazer consulta ou um relatório e pesso para ordenar por cidade ele não ordena, adicionar uma New Field no IBquery (Lookup) para que aparecesse o nome da cidade no relatório e tb no consultas mas não ordena.
Pq?
Como vc fazer?
Rodrigo.
Estava pensando assim, tenho uma tabela para cadastrar pessoas e tb um para cadastrar cidades, no form de pessoas tem um campo cidades com DBlookupbombox, quando do gravar ele grava o código da cidade na tebela pessoas mas quando vou fazer consulta ou um relatório e pesso para ordenar por cidade ele não ordena, adicionar uma New Field no IBquery (Lookup) para que aparecesse o nome da cidade no relatório e tb no consultas mas não ordena.
Pq?
Como vc fazer?
Rodrigo.
GOSTEI 0
Rjun
30/08/2005
Voce pode colocar no select um join com a tabela de cidades.
GOSTEI 0