Kylix... CLX... No future!?

Delphi

11/11/2003

Amigos...

acabo de vir do Borland Tour que ocorreu hoje (11/11/2003, quardem essa data) aqui em Belo Horizonte. Jah vou logo dizendo que estou ´rindo para não chorar´.

Segundo nos disse o gerente de serviços da Borland Brasil, Daniel Polistchuck (disse em OFF no microfone, eh mole?) a biblioteca CLX não faz mais parte dos planos da Borland. No future!!!!!

Para ser mais claro fiz questão de anotar o Caption do Delphi 8 beta que nos foi mostrado:
´Borland Delphi 8.0 for the Microsoft .NET Framework´.

Para se ter uma idéia... perguntei ao Daniel no microfone (mais de 100 pessoas viram e ouviram) se poderia compilar normalmente no Delphi 8 meus fontes CLX que hoje mantenho no Delphi 7 ou se teria que volta-los para VCL. Para minha surpresa e DESGOSTO ele respondeu ´a segunda opção´.

Traduzindo...

creio que andamos perdendo ´tempo de nossas vidas´ usando os termos do José Rubems presidente da Borland Brasil ditos no BorTour de Maio quando falava sobre o que a Microsoft fez com os programadores VB mudando toltalmente o VB.NET.


Agora cada um por si,Deus por todos e a Borland pela Microsoft;

Lamentavel.....


Ildeu Fernandes de Oliveira Neto


Ildeu Fernandes

Ildeu Fernandes

Curtidas 0

Respostas

Mcd

Mcd

11/11/2003

Essa sua informação é muito importante, pois na empresa já gastamos mais de 5 meses de esforços para portar nossos componentes para o Kylix, trocamos de gerador de relatório etc... etc... Nós como desenvolvedores, precisaríamos ter certeza de que não será feito mais nenhuma implementação no Kylix, pois desta forma não gastaríamos mais tempo e dinheiro em cima desta ferramenta... Porém, nós já criamos toda uma campanha com os clientes sobre a possibilidade de se trabalhar no Linux e se a previsão de descontinuar a ferramenta se confirmar, certamenta estaremos buscando outras alternativas como o Java.


GOSTEI 0
Marcelo.c

Marcelo.c

11/11/2003

Acredito que a própria Borland estará perdendo com tal decisão, pois como o colega mcd mencionou, não restará alternativa aos desenvolvedores que não a busca de alternativas para o Linux.


GOSTEI 0
Emiyasaki

Emiyasaki

11/11/2003

Pessoal,

Acho que está havendo um equívoco.

O Borland Tour está apresentando as novas ferramentas da Borland -- JBuilder X, C++Builder X e Delphi 8 for .NET.

No caso do Delphi, a versão mostrada é a versão para a Framework .NET, e não para Win32, cuja previsão é para o próximo ano.

Obviamente, a versão para .NET não contará com CLX. Assim, um projeto criado no Delphi 7 que utilize CLX não será compilado diretamente no Delphi 8 for .NET. Essa função teria que ser do Delphi 8.

Contudo, isso é futuro -- não existe nada de concreto ainda. Assim, nada pode ser divulgado (sinto muito, são normas da empresa).


GOSTEI 0
Dpolistchuck

Dpolistchuck

11/11/2003

Caro Ildeu,

Veja meus comentários abaixo.

[quote:735e25e337=´Ildeu Fernandes´]
Segundo nos disse o gerente de serviços da Borland Brasil, Daniel Polistchuck (disse em OFF no microfone, eh mole?) a biblioteca CLX não faz mais parte dos planos da Borland. No future!!!!!
[/quote:735e25e337]
Imagino que nao tenha sido muito claro em minhas colocações. Vou tentar ser o mais conciso possível: a biblioteca CLX não está disponível no Delphi 8 [b:735e25e337]for .NET[/b:735e25e337]. Ano que vem, teremos uma nova versão do Delphi 8, para a qual ainda não temos uma lista de features definida nem data de lançamento específica (porem, posso dizer que podera ser disponibilizada no primeiro semestre de 2004).


[quote:735e25e337=´Ildeu Fernandes´]
Para ser mais claro fiz questão de anotar o Caption do Delphi 8 beta que nos foi mostrado:
´Borland Delphi 8.0 for the Microsoft .NET Framework´.
[/quote:735e25e337]
Exato! A versão do Delphi 8 deste ano é para o [b:735e25e337]Microsoft .NET Framework[/b:735e25e337]. A nova versão do Windows (Longhorn) deverá vir com o .NET como plataforma principal. Não podemos ficar para tras e, portanto, teremos este ano (graças à dedicação da equipe de desenvolvimento do Delphi) o Delphi 8 for .NET.

[quote:735e25e337=´Ildeu Fernandes´]
Para se ter uma idéia... perguntei ao Daniel no microfone (mais de 100 pessoas viram e ouviram) se poderia compilar normalmente no Delphi 8 meus fontes CLX que hoje mantenho no Delphi 7 ou se teria que volta-los para VCL. Para minha surpresa e DESGOSTO ele respondeu ´a segunda opção´.
[/quote:735e25e337]
Como já divulgado em nosso site BDN, o Delphi 8 [b:735e25e337]for .NET[/b:735e25e337] que será lançado este ano disponibilizara uma versão da [b:735e25e337]VCL[/b:735e25e337] para .NET. Ainda não temos planos consolidados para a versão do ano que vem.

[quote:735e25e337=´Ildeu Fernandes´]
e Borland pela Microsoft;
[/quote:735e25e337]
E pelo Java, pelo Linux, e pelos padroes abertos. Graças a Borland e a Microsoft temos versoes cada vez mais atualizadas do nosso querido Delphi integrando sempre as mais novas tecnologias de desenvolvimento do mercado. Inclusive o .NET.

Espero que esta minha mensagem tenha esclarecido esta questão.

Um abraço, :)


GOSTEI 0
Mcd

Mcd

11/11/2003

Daniel,

Desculpe a insistência no assunto, porém como você sabe investimento financeiro e tempo gasto para construir um novo produto em uma tecnologia que poderá ser descontinuado é algo muito preocupante. O que eu gostaria de saber com clareza e acho que foi isso que eu entendi de você é que teremos versões de Delphi:
- Win32
- For .NET
- CLX (Kylix)

Vocês como membros da empresa certamente conhecem o futuro de determinadas tecnologias e portanto eu pergunto: Se realmente sair o Delphi 8 for WIn 32 no primeiro semestre de 2004 poderia concluir que estará saindo o Kylix 4 trazendo as novas features do Delphi 8?
Você sabe que hoje tem vários bug´s na CLX e ainda não tenho conhecimento de atualizações para o mesmo. Tem um programador chamado Andreas que tem um patch para corrigir muitos destes erros e a própria fabricante (Borland) ainda não os repassou como um patch oficial. Essas atitudes é que nos deixam preocupados ao escolher determinadas ferramentas / plataformas de trabalho.

Um abraço


GOSTEI 0
Dpolistchuck

Dpolistchuck

11/11/2003

Mcd,

Infelizmente nem nós do Brasil temos acesso a [b:ec1e1e5730]todas[/b:ec1e1e5730] as informações sobre o futuro de nossas ferramentas. Sempre que recebemos a ´luz verde´ para divulgarmos o que sabemos, compartilhamos com a comunidade. Neste caso, reporto aqui a resposta do Michael Swindell (Responsável pelos produtos RAD & .NET da Borland USA):

O Kylix 3 foi lançado por volta de um ano atrás. O projeto ainda está no ar.


GOSTEI 0
Denis

Denis

11/11/2003

Resumindo a conversa toda, acho que vou ter que apelar e voltar a programar em vb.net.

Será ???


GOSTEI 0
Marcelo.c

Marcelo.c

11/11/2003

Resumindo a conversa toda, acho que vou ter que apelar e voltar a programar em vb.net. Será ???
Creio que não, Denis. Pelo que entendi haverá a versão .net e a versão ´normal´. Provavelmente a compatibilidade deverá ser mantida.


GOSTEI 0
Espiridiao

Espiridiao

11/11/2003

caros colegas,
o que aqui foi dito acerca do desaparecimento do Kylix é verdade, segundo altos responsaveis da Borland:
Não vai haver nenhum update para o Kylix em 2004!
-Mas pode haver em 2005 - dizem vcs! mas entretanto muita coisa acontece e a Borland pode dar o Kylix como oficialmente abandonado (na pratica já o foi)

Pior do que isso, a propria Borland já vez saber que não vai haver mais Delphi para win32 (código nativo) só haverá para o .NET, ver http://bdn.borland.com/article/0,1410,29951,00.html
Eu tenho um fornecedor de componentes (DevExpress) que já abandonou o Kylix e o Delphi falta pouco! (ver news.devexpress.com).

Resumindo:
infelizmente a Borland tem de abandonar a Delphi tal como o conhecemos, passando a trabalhar só com a plataforma .NET, a nôs só nos resta mudar mais depressa ou mais devagar para .NET ou outra linguagem, se pretendermos trabalhar em Linux não podemos ir para o .NET!

P.S.- alternativas: free pascal + Lazarus
P.S.S. - já foi pedido á Borlland que ponha o Kylix em GPL.


GOSTEI 0
Doom

Doom

11/11/2003

Resumindo pro pessoal que tah pensando ou está desenvolvendo algo em Linux significa que está por si só???
Quem quiser desenvolver projetos de multiplataforma, que não dependa do Kylix, é isso???

Não há o que se fazeR?


GOSTEI 0
Espiridiao

Espiridiao

11/11/2003

Resumindo pro pessoal que tah pensando ou está desenvolvendo algo em Linux significa que está por si só

Não é bem assim há pessoal que á margem da Borland faz actualizações ao Kylix como o Andreas Hausladen [url]http://www.kylix-patch.de.vu/[/url]
Para projectos multiplataforma existe o FPC [url]http://www.freepascal.org/[/url] e um IDE muito parecido em o Delphi [url]http://www.freepascal.org/[/url] isto para agrande maioria de nôs que sabe pascal/Delphi, para quem quiser mudar de linguagem, aconselho o C/C++ e o anjuta + glade.
Pelas pesquisa que tenho feito o C/C++ será uma alternativa para fazer aplicações em Linux, eu exclu-o a possibilidade de fazer app. [i:14f8fc8111]crossplatform[/i:14f8fc8111] pois não me parece que valha a pena manter código para dois S.O.!
Como já disse na menssagem anterior o lazarus é um projecto muito interesante, pois é parecido com aquilo que conhecemos e tem a possibilidade de se compilar a ele próprio, o desenvolvimento é muito rápido mas ainda está um pouca longe do Delphi, talvez no proximo ano.


GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

11/11/2003

Não é bem assim há pessoal que á margem da Borland faz actualizações ao Kylix como o Andreas Hausladen [url]http://www.kylix-patch.de.vu/[/url]
Para projectos multiplataforma existe o FPC [url]http://www.freepascal.org/[/url] e um IDE muito parecido em o Delphi [url]http://www.freepascal.org/[/url] isto para agrande maioria de nôs que sabe pascal/Delphi, para quem quiser mudar de linguagem, aconselho o C/C++ e o anjuta + glade.
Pelas pesquisa que tenho feito o C/C++ será uma alternativa para fazer aplicações em Linux, eu exclu-o a possibilidade de fazer app. [i:7ad70ce98d]crossplatform[/i:7ad70ce98d] pois não me parece que valha a pena manter código para dois S.O.!
Como já disse na menssagem anterior o lazarus é um projecto muito interesante, pois é parecido com aquilo que conhecemos e tem a possibilidade de se compilar a ele próprio, o desenvolvimento é muito rápido mas ainda está um pouca longe do Delphi, talvez no proximo ano.


É difícil para uma empresa investir dinheiro em uma aplicação que não tem suporte técnico especializado, porque nunca sabemos quando vamos nos deparar com um problema e quando ele será corrigido.
O Lazarus trava demais e está anos luz do Delphi, sem falar que não tem suporte técnico. Ele é voltado mais para estudantes e pequenos profissionais.
C++ não é produtivo e é voltado para aplicações bem específicas.

O que está acontecendo é que da mesma forma que as aplicações em modo ASCII, as aplicações em Win32 estão morrendo. O futuro é J2EE, .NET e outras tecnologias em máquina virtual. A MS já anunciou isso publicamente e o Linux também está caminhando para esse ponto. Sugiro a quem ainda trabalha com Win32 começar a estudar uma dessas plataformas pra não ter o destino dos programadores Clipper e Cobol.


GOSTEI 0
POSTAR