Lentidão com campos lookup

Delphi

14/09/2006

Olá a todos a e a todas, estou com um tremendo pipino e gostaria de saber se vcs, podem me ajudar.... vamos lá...

tenho uma TbNotaFiscal e uma TbItensDeNota..
essa TbItensDeNota, contem alguns campos lookup, que trazem algumas informações mais detalhadas.. (nome, descricao, unidades , etc...)

o problema é que usando esses lookups, fica lento demais...
até mesmo para abrir, fechar, ou manipular dados, ...

ou seja o problema é a lentidão.. ao usar campos loockup...

alguem pode me ajudar?

abraços

Mazzi

Mazzi

Curtidas 0

Respostas

Raserafim

Raserafim

14/09/2006

campos lookup devem ser evitados ou pelo menos utilizado com cautela em aplicações em rede, pois geralmente eles trazem muitos registros.

uma boa prática para ambientes em rede é ao invés de utilizar o lookup, usar um edit com um botão, que chamará uma tela de pesquisa, onde a pessoa digita parte do que precisa clica em pesquisar e um resultado será mostrado, basta então a pessoa escolher um registro entre o resultado e o valor vai para o edit.

GOSTEI 0
Raserafim

Raserafim

14/09/2006

seria interessante, por exemplo, um lookup ´inteligente´, onde ele não traria nenhum registro, mas ao digitar os cacarteres e parando digamos 1 segundo então seria feita a pesquisa na base, assim já reduziria e muito a tráfego.

alguém já viu algo semelhante?

GOSTEI 0
Mazzi

Mazzi

14/09/2006

realmente... o que está acontecendo é que qdo vc ainda tem poucos registros, todas as informações resultantes aparecem de forma bastante rápida e eficiente...

o problema começa qdo, estamos com muito registros.. e registros e comunicam com outras tabelas e que contem tbm outros campos lookups...

e realmente os campos lookups trazem consigo uma grande lentidão, ....

eu estou migrando tudo o que posso para consultas SQL, mais avançadas...
seria essa a solução? ou alguem tem alguma outra saida?

OBS: ANTERIORMENTE estava sendo usada TTables com campos lookups...
agora estou fazendo tudo em TQuerys, usando SQL´s...

abraços a todos!

GOSTEI 0
POSTAR