Lentidão em certos horários no firebird
Pessoal, gostaria de algumas dicas para resolver meu problema: Tenho um servidor Pentium D, 4GB memoria, HD SCSi dedicado para rodar o firebird 1.5 SS em um SO. Linux Fedora 7.
Acontece que nas ultimas semanas em determinados horarios (11h, 12h, 13h) o mesmo fica tão lento que acaba travando todos os bancos de dados. Essa lentidão dura 15 minutos, mas é o suficiente para tornar minha vida um inferno. Monitorando o uso do servidor com o comando TOP, verifiquei que o processo do firebird nestes horários utiliza 100 ¬ do processador, mas a memoria ainda sobra uns 2 GB. Passando estes horarios o processo do firebird cai para 30¬. Eu queria saber o que acontece nestes horarios para que essa lentidão ocorra. Existe algum processo que rode automatico no firebird em intervalos de tempo que possa ocasionar essa lentidão?
Verifiquei também as propriedades dos meus bancos. A maioria está assim:
Page size: 4096
sql dialect: 3
sweep interval: 20000
ods version: 10.1
pages: 2048
kb: 8192
forces writes e read only não estão checados.
Realmente não sei como posso monitorar o banco para que eu saiba o que acontece nestes periodos. Se alguém puder me ajudar eu agradeço.
Acontece que nas ultimas semanas em determinados horarios (11h, 12h, 13h) o mesmo fica tão lento que acaba travando todos os bancos de dados. Essa lentidão dura 15 minutos, mas é o suficiente para tornar minha vida um inferno. Monitorando o uso do servidor com o comando TOP, verifiquei que o processo do firebird nestes horários utiliza 100 ¬ do processador, mas a memoria ainda sobra uns 2 GB. Passando estes horarios o processo do firebird cai para 30¬. Eu queria saber o que acontece nestes horarios para que essa lentidão ocorra. Existe algum processo que rode automatico no firebird em intervalos de tempo que possa ocasionar essa lentidão?
Verifiquei também as propriedades dos meus bancos. A maioria está assim:
Page size: 4096
sql dialect: 3
sweep interval: 20000
ods version: 10.1
pages: 2048
kb: 8192
forces writes e read only não estão checados.
Realmente não sei como posso monitorar o banco para que eu saiba o que acontece nestes periodos. Se alguém puder me ajudar eu agradeço.
Roberto Rossi
Curtidas 0
Respostas
Orpolonio
25/06/2008
Tenho certeza q n seje horario, e sim uma tarefa(select, insert, edit) mau feito.
Vc deve sempre abrir uma transação e fechar qdo terminar.
Pode ser coincidência horarios, mas n tem lógica nenhuma
Vc deve sempre abrir uma transação e fechar qdo terminar.
Pode ser coincidência horarios, mas n tem lógica nenhuma
GOSTEI 0