Lentidão Firebird + Delphi de repente.
Boa noite a todos, estamos tendo um problema estranho em cerca de 7 clientes, sem nenhuma atualização do sistema ou do banco de dados o sistema começou a apresentar uma lentidão nessa segunda feira (20/08 ). A lentidão ocorre apenas nos terminais, no servidor a velocidade continua a mesma. Se paramos o serviço do firebird no servidor e levantarmos novamente volta ao normal nas estações. Gostaria de saber se mais alguém esta enfrentando o mesmo problema? Os sistemas são feitos em Delphi 5 e usam o firebird 2.1. Desde já agradeço a atenção.
Anarquistaoi
Curtidas 0
Melhor post
Anarquistaoi
22/08/2012
Carlos Eduardo, parece que é isso mesmo. Já estamos fazendo isso ai em nossos clientes que apresentaram problema e aparentemente esta resolvendo.
Muito obrigado pela dica!
Muito obrigado pela dica!
GOSTEI 1
Mais Respostas
Deivison Melo
21/08/2012
Qual o tamanho de sua base de dados?
Já tentou fazer um gbak e depois um restore e verificar como vai ficar a escalabilidade do seu banco?
Quando fazemos essa operação removemos as transações que ficam no limbo, sem contar que liberamos
espaço físico.
Já tentou fazer um gbak e depois um restore e verificar como vai ficar a escalabilidade do seu banco?
Quando fazemos essa operação removemos as transações que ficam no limbo, sem contar que liberamos
espaço físico.
GOSTEI 0
Anarquistaoi
21/08/2012
Bom Deivison, os bancos de dados não ultrapassam os 100Mb. E sim, já tentamos fazer backup e restaurar mas isso não resolveu, a unica coisa que resolveu, temporariamente, foi parar o serviço do firebird no servidor e reinicia-lo em seguida. Se tiver mais alguma ideia fico grato.
GOSTEI 0
Deivison Melo
21/08/2012
Chegou a revisar todas as rotinas de acesso ao banco de dados?
Utiliza UDF´s?
Utiliza UDF´s?
GOSTEI 0
Anarquistaoi
21/08/2012
Ola Deivison. Então, nós não usamos UDFs e revisar a rotina de conexão ao banco acho que não vem ao caso, pois temos mais de 100 clientes que utilizam o mesmo sistema e isso esta acontecendo em apenas 7 e começou de repente, sem atualização. Eu estava pensando que alguma atualização do windows ou anti virus.
GOSTEI 0
Deivison Melo
21/08/2012
Tivemos um problema no sistema aqui da empresa referente a lentidão e foi o anti-virus. Mesmo sendo um sistema Win32 é interessante verificar através de testes. Parando o anti-virus e até mesmo o firewall do windows.
PS. Quando falei revisar as rotinas, não mencionei rotinas de conexão e sim de acesso as informações (query´s)
Qualquer coisa estou à disposição!
PS. Quando falei revisar as rotinas, não mencionei rotinas de conexão e sim de acesso as informações (query´s)
Qualquer coisa estou à disposição!
GOSTEI 0
Carlos Custodio
21/08/2012
Olá, bom dia!
Estamos com o mesmo problema. Na segunda-feira várias clientes começaram a ligar na empresa dizendo que o sistema havia ficado muito lento, e realmente constatamos que isso aconteceu. E esse numero vem aumentando dia a dia... suspeitamos que seja algum problema de atualização do windows, ou então algum plugin utilizado por bancos, como já aconteceu tempos atrás com um plugin atualizado pelo banco do brasil.
Estamos estudando o problema mas ainda não conseguimos identificá-lo.
A cada dia aumenta mais o numero de reclamações.
Carlos
Estamos com o mesmo problema. Na segunda-feira várias clientes começaram a ligar na empresa dizendo que o sistema havia ficado muito lento, e realmente constatamos que isso aconteceu. E esse numero vem aumentando dia a dia... suspeitamos que seja algum problema de atualização do windows, ou então algum plugin utilizado por bancos, como já aconteceu tempos atrás com um plugin atualizado pelo banco do brasil.
Estamos estudando o problema mas ainda não conseguimos identificá-lo.
A cada dia aumenta mais o numero de reclamações.
Carlos
GOSTEI 0
Anarquistaoi
21/08/2012
Carlos, tenho a mesma suspeita que você e conosco também vem crescendo o número de clientes apresentando lentidão.
Por acaso você utiliza o BDE para conectar-se ao firebird ? Porque aqui usamos em alguns sistemas e é justamente neles que estamos tendo problema. Nos demais sistemas que não utilizam não tivemos nenhum problema.
Vamos mantendo contato. Boa sorte.
Por acaso você utiliza o BDE para conectar-se ao firebird ? Porque aqui usamos em alguns sistemas e é justamente neles que estamos tendo problema. Nos demais sistemas que não utilizam não tivemos nenhum problema.
GOSTEI 0
Francisco Macário
21/08/2012
Carlos, tenho a mesma suspeita que você e conosco também vem crescendo o número de clientes apresentando lentidão.
Bom dia Anarquistaoi.
Revise os parametros do BDE dos clientes que apresentam problema com os demais que estão operando normalmente.
Alguma aplicação que foi atualizada (de terceiros) deve ter "mexido" no BDE.
At.
GOSTEI 0
Carlos Custodio
21/08/2012
Não utilizamos BDE, o sistema usa firebird 2.5 e usa apenas o FBClient na pasta onde fica o executável do sistema.
GOSTEI 0
Carlos Custodio
21/08/2012
Olá, todos!
Me parece que conseguimos resolver o problema e gostaria de compartilhar a solução com todos.
Identificamos um plugin instalado nas propriedades de rede dos clientes com problema. É um plugin da GAS Tecnologias que e a empresa que desenvolve os plugins de banco para Caixa, Itau e etc...
Todas as máquinas que estavam com problema de lentidão tinha este plugin ativado.
Desativamos, e parou de dar problemas.
Local ( Meus locais de rede, propriedades placa de rede, desmarcar caixinha onde está escrito GAS Tecnologia Filter Driver e reiniciar o computador)
Não sabemos ao certo qual o problema com esse plugin, pois isso começou a acontecer aqui em nossos clientes na sexta-feira passada e depois disso o numero de reclamações só veio aumentar.
Quem tiver mais informacoes favor postar ai.
Me parece que conseguimos resolver o problema e gostaria de compartilhar a solução com todos.
Identificamos um plugin instalado nas propriedades de rede dos clientes com problema. É um plugin da GAS Tecnologias que e a empresa que desenvolve os plugins de banco para Caixa, Itau e etc...
Todas as máquinas que estavam com problema de lentidão tinha este plugin ativado.
Desativamos, e parou de dar problemas.
Local ( Meus locais de rede, propriedades placa de rede, desmarcar caixinha onde está escrito GAS Tecnologia Filter Driver e reiniciar o computador)
Não sabemos ao certo qual o problema com esse plugin, pois isso começou a acontecer aqui em nossos clientes na sexta-feira passada e depois disso o numero de reclamações só veio aumentar.
Quem tiver mais informacoes favor postar ai.
GOSTEI 0
Deivison Melo
21/08/2012
Que legal que encontraram os problemas!!
ENtão podemos encerrar o tópico como solucionado?
ENtão podemos encerrar o tópico como solucionado?
GOSTEI 0
Anarquistaoi
21/08/2012
Sim Deivison, problema resolvido.
GOSTEI 0