Ler Banco de dados Nativo do Cobol em Delphi??? :(

Delphi

11/03/2005

ow alguem sabe de alguma ferramenta pra converter arquivo nativo de dados do cobol para ser usado no delphi?

help-me..

[b:5006ce97ce]Título editado: removido ´- Urgente´[/b:5006ce97ce]
Sandra/Moderação

Brunosh3

Brunosh3

Curtidas 0

Respostas

Gandalf.nho

Gandalf.nho

11/03/2005

[b:cbea5cb680][color=red:cbea5cb680]Notificação de Infração às Regras de Conduta :[/color:cbea5cb680][/b:cbea5cb680]

Uso de termo apelativo no título (Urgente)

Para maiores esclarecimentos pode mandar-me uma [url=http://delphiforum.icft.com.br/forum/privmsg.php?mode=post&u=8378]Mensagem Particular[/url].

GOSTEI 0
Fsflorencio

Fsflorencio

11/03/2005

ow alguem sabe de alguma ferramenta pra converter arquivo nativo de dados do cobol para ser usado no delphi? help-me..

Num tem como.

O cobol não usa banco de dados nativo com o uso de Drivers ou coisa parecida, é um esquema bem diferente que a gente conhece. Ele gera uns arquivos .dat ou seja lá quais forem com uma estrutura variável e não relacional.

Todas as vezes que tive este problema, tentei conversar com o programador que fez o software pra gerar um arquivo texto para eu poder fazer uso dele, mas em algumas vezes eles pedem alguma compensação financeira.

Inda bem que esse negócio de Cobol já tá acabando.

GOSTEI 0
Ipc$

Ipc$

11/03/2005

Olá Brunosh3, trabalhei um bom tempo com Cobol e + sei do seu problema. Vc pode tentar utilizar um driver odbc p/ Cobol, sei que existem e aí vc acessa a estrutura dos arquivos Cobol por comandos sql via BDE.
Dê uma procurada em driver odbc p/ Cobol que tenho certeza que vc vai encontrar alguma coisa.

GOSTEI 0
Silviogs

Silviogs

11/03/2005

Olá,

felizmente deixei de usar meados de 1988 e passei a usar tabelas DBF com clipper. Mais recentemente 1999 uso padrões SQL.

Atenciosamente

Silvio Guedes.

GOSTEI 0
E_gama

E_gama

11/03/2005

Eu programei em COBOL durante muito tempo, e ha uns 5anos precisei desenvolver um sistema que tinha que consultar uma base de dados COBOL. Solução?

Escreví uma DLL em COBOL para acessar os dados e fazer as operações básicas: abrir, fechar, localzar registros, etc... e a utilizei no DELPHI.

No meu caso eu tinha acesso aos fontes COBOL, e portanto, sabia qual era as estruturas dos arquivos e aí ficou fácil.

GOSTEI 0
Ipc$

Ipc$

11/03/2005

Escreví uma DLL em COBOL para acessar os dados e fazer as operações básicas: abrir, fechar, localzar registros, etc... e a utilizei no DELPHI.

Em qual Cobol vc conseguiu escrever uma dll ?

GOSTEI 0
E_gama

E_gama

11/03/2005

MF COBOL 3.4 - DLL 16Bits
MF COBOL 4.0 - DLL 32bits

GOSTEI 0
Ipc$

Ipc$

11/03/2005

Vc deve estar falando do Micro Focus NetExpress.
Eu queria saber daquele Cobol que gera uma tela a caracter de 25x80.

GOSTEI 0
E_gama

E_gama

11/03/2005

é o COBOL para DOS mesmo...

Se bem que o compilador do MF COBOL4 é quase 100¬ igual ao do NetExpress

GOSTEI 0
Brunosh3

Brunosh3

11/03/2005

[quote:29d74694d7=´IPC$´]

Em qual Cobol vc conseguiu escrever uma dll ?[/quote:29d74694d7]

ow eu to precisando gerar um txt dos dados das tabelas de um cliente apenas isso não to querendo navegar nos registros não.. apenas gerar arquivo texto.
alguma dica
vlw
brigado

GOSTEI 0
Ipc$

Ipc$

11/03/2005

Olá Brunosh3, isso que vc quer, em Cobol é bem simples de se fazer; já em Delphi, vc tem que saber o layout dos arquivos. Vc tem que dar um dump do arquivo; os primeiros x bytes são o cabeçalho do arquivo e são fixos, depois vem o registro em sí; parece que os 4 bytes iniciais de cada registro identificam seu tamanho(pode ser variável p/ cada registro) e depois vem os dados. Vc tem que saber tb nesses 4 bytes a marca p/ registros deletados pq quando o Cobol deleta registros, ele faz uma exlusão lógica gravando um marca nesses 4 bytes iniciais.

GOSTEI 0
Rafaelnogueira

Rafaelnogueira

11/03/2005

Olá Bruno,
Desenvolvi um programa de conversão COBOL->Firebird específico para o sistema da minha empresa. Para tanto, utilizei o comando REBUILD que entre outras funções converte .DAT para .TXT.
Você pode executar um teste pelo MSDOS prompt mas eu preferi embutir no próprio código.

A sintaxe no C++Builder ficou a seguinte:

mLinhaComando = ´REBUILD.EXE /V/T:LII ´ +
Diretorio + ´\\´ + Arquivo_Origem
+ ´, ´ + Arquivo_Destino + ´.TXT´;

Tive que construir uma função para executar esse comando direto no prompt, como está em C++ acho q não vai ajudar muito.

O q é importante é a sintaxe do comando: REBUILD.EXE /V/T:LII arquivoorigem.dat arquivodestino.txt

Espero ter ajudado! Muito tarde, ´mas antes tarde do que nunca!´rs

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

11/03/2005

me passa uma cópia desse programa por favor, tenho uns arquivos *.dat e *.key que eu acho que são feitos em cobol e preciso converter para txt. Valeu!

GOSTEI 0
Aguiarle

Aguiarle

11/03/2005

Na pagina http://www.alex.host.sk tem um artigo interessante q mostra a conversao de arquivos nativos cobol para uma base de dados em firebird.

t+

GOSTEI 0
Aguiarle

Aguiarle

11/03/2005

Na pagina http://www.alex.host.sk tem um artigo interessante q mostra a conversao de arquivos nativos cobol para uma base de dados em firebird. t+

o link mudou para http://aguiarle.free-site-host.com/

GOSTEI 0
Albertoapinto

Albertoapinto

11/03/2005

Eu programei em COBOL durante muito tempo, e ha uns 5anos precisei desenvolver um sistema que tinha que consultar uma base de dados COBOL. Solução? Escreví uma DLL em COBOL para acessar os dados e fazer as operações básicas: abrir, fechar, localzar registros, etc... e a utilizei no DELPHI. No meu caso eu tinha acesso aos fontes COBOL, e portanto, sabia qual era as estruturas dos arquivos e aí ficou fácil.

Caro colega, boa tarde! Esta DLL que você escreveu, tem que como você me passar os esquemas que você usou para criar esta DLL?
Obrigado.
Att.

GOSTEI 0
POSTAR