Ler Codigo De Barras 2D(Bidimensional)Datamatrix, QrCode, pdf417 com WebCam

Delphi

20/12/2010

Caros amigos do Fórum,

Estou precisando fazer a leitura de códigos de barras 2D(bidimensionais)do tipo QRCode, DataMatrix e outros, a partir de uma WebCam ou figura, já encontrei uma infinidade de geradores desse tipo de código mas nenhum que faça a leitura do código.

Exemplo de um código de barras 2D tipo QRCode.

Todos os componentes existentes para leitura de códigos de barras 1D, não funcionam para leitura do 2D.

Alguém conhece um componente, DLL ou mesmo uma maneira de fazer a leitura desse tipo de código de barras?

Desde já, obrigado a todos.
Andre Bovo

Andre Bovo

Curtidas 0

Respostas

Leonardo Xavier

Leonardo Xavier

20/12/2010

Cara nunca tinha visto um problemao assim apra resolver..conheço geradores de gódigo de barras, e posso diser que vários, mesmo que poucom funcionem 100%, mas 2D. Caraca maluco isso ai vai ser divertido de fazer...Vamo la.. Você ja tentou algum tipo de leitura por leitores ópticos? nunca vi webcam lendo códigos de barras, pelo menos ainda não..
GOSTEI 0
Andre Bovo

Andre Bovo

20/12/2010

Leonardo, muito obrigado pelo retorno.

Então, já testei uma infinidade de geradores de códigos 2D, em geral funcionam bem, porém não fazem a leitura do código.
Não existe, pelo menos até onde pesquisei, nenhum leitor optico tipo aqueles leitores comuns de códigos 1D, este processo é feito pela leitura da imagem atravéz da WebCam, baixei e testei alguns aplicativos prontos que fazem esta leitura, pelo que entendi eles fazem uma captura da imagem analizam, verificam a distorção da imagem e caso for possivel a descodificação aparecde um quadrado verde e caso não aparece um quadrado vermelho, e assim voce vai posicinando ma WebCam até obter uma leitura correta, na pratica é um processo simples para fazer a leitura do codigo, fazer a leitura e capturar via WebCam gerando uma imagem eu já consegui, porém analizar a imagem e gerar a STRING correspondente ao codigo lido eu não faço a menor idéia, vi em alguns sites alguns SDKs que prometem fazer isso, porém é dificil confiar e nos 2 que encontrei o preço é assustador, quero algo mais simples para ler somente algun dos tipos de codigos 2D que mencionei no titulo do tópico.
Acredito que tentar fazer na unha seria algo muito trabalhoso e muito extenso até obter um algoritimo confiavel.
GOSTEI 0
Leonardo Xavier

Leonardo Xavier

20/12/2010

André, analizei o seu problema, e acho que  uma de suas soluçoes seria um sistema com A.I o que geranria com toda certezagrande empenho e tempo, para que voê tivesse um script 100% confiável, pois o melhor seria se conseguissemos fazer um sistema com A.I em Delphi, para analizar os dados das imagens semelhantemente aos softwares de identificaçao por digital. Mas isso como você mencionou poderia levar meses para se ter algo confiável, mas se você nao tiver outra opção acho que daria para encarar o desafio se vc tivesse tempo para isso. Se você quiser podemos implemtnar algo asism em conjunto, posso disponibilizar uma parte de meu tempo dos finais de semana para isso. O certo seria você capturar a imagem e esta imagem fosse comparada com um banco de dados com quase todos os tipos de codigos 2D, ou senao ter uma código que gere o 2D e com a imagem lida possa comparar a imagem capturada com a gerada pelo código. Acho que seria por ai. Mas se você achar outra solução, com toda certeza será de grande ajuda para muitas pessoas. Abraços 
GOSTEI 0
Andre Bovo

Andre Bovo

20/12/2010

Leonardo, desculpa a demora na resposta, pois eu tive que viajar a trabalho e não consegui responder.

Acredito que fazer um algoritimo como esse, seria inviavel pra mim, pois estou com prazos apertados, agradeço bastante o empenho e ajuda, mas fuçando mais internamente na internet achei uma DLL que promete fazer isso com os códigos que preciso ler(QR, PDF417 e DataMatrix), é DEMO mais não é um absurdo de caro e pela minha necessidade to até com vontade de comprar, tem até um exemplo em Delphi, porém esta feito em Delphi 7 e eu uso o 2010, testei no delphi 7 e funcionou e no delphi 2010 ele compila mas da uns erros, fiz o seguinte, troquei todas as variaveis declaradas como String para AnsiString e funcionou sem erros, mas no final ele dá um resultado em caracteres "chineses" coisa que não acontece quando executo no Delphi 7, tem umas imagens de códigos exemplo para serem lidas no download.

Segue o link pra baixar os arquivos: http://www.partitek.com/PtBarcodeDec.rar

Se vc puder dar uma olhada e me ajudar a fazer funcionar no Delphi 2010, desde já agraceço.
GOSTEI 0
Mateus G.

Mateus G.

20/12/2010

EU TENHO PODE BAIXA-LO  EM http://www.bcwebcam.de/en/index.htm  
GOSTEI 0
POSTAR