Ler variáveis em outro form

Delphi

19/01/2005

Tenho dois forms. Num form eu configuro tudo, e jogo as configurações em variáveis. Como ler o conteúdo dessas variáveis, no outro form? O delphi descarrega as variáveis, quando o form é fechado, certo? Ou não? Se sim, como fazer então?

Paulo

Paulo

Curtidas 0

Respostas

Gandalf.nho

Gandalf.nho

19/01/2005

Declare as variáveis na seção Public do form, onde poderão ser acessadas por qualquer outro form/unit enquanto o mesmo estiver aberto.

GOSTEI 0
Josemars

Josemars

19/01/2005

Declare a claúsula Uses nos dois FORMS que você está utilizando.

GOSTEI 0
Salsa

Salsa

19/01/2005

vamo la...
===============================================
Tenho dois forms. Num form eu configuro tudo, e jogo as configurações em variáveis. Como ler o conteúdo dessas variáveis, no outro form?

declara sua variavel no public ... ex:
  public
    { Public declarations }
    minhavar: string;

e declare na uses do seu form, a unit que esta esta var... ex:
uses Unit2;

O delphi descarrega as variáveis, quando o form é fechado, certo? Ou não? Se sim, como fazer então?

1. Se a pergunta for, se ao fechar a aplicaçao as variaveis do seu form perde o valor, entao a resposta eh Sim.

Solução? Sim existe várias, uma delas é salvar o valor da variavel em um arquivo .ini, no forum tem vários topicos falando como manipular arquivos.ini.

2. Se a pergunta for, se eu destruir apenas o form, elas sao descarregadas?. A resposta é sim, a nao ser que voce de um hide no form, senao, ao destruir um form, a variavel dele é automaticamente apagada.

Se eu disse alguma besteira pessoal, por favor me corrijam...

[]s e boa sorte ae Paulo :)

GOSTEI 0
Josemars

Josemars

19/01/2005

Exemplo:
Tenho os seguintes forms:

FormCadastroProduto
FormConsultaProduto

Na Uses de cada um faço o seguinte:
No form Cadastroproduto;
Uses UConsultaProduto

No form ConsultaProduto;
Uses UCadsatroproduto.

Assim voc~e vai ter conseguir.

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

19/01/2005

Evite criar essas dependencias de Forms. Utilize propriedades para passar valores de um Form para outro.

GOSTEI 0
Vprates

Vprates

19/01/2005

Eu utilizo variavel global e passo o valor pra ela na hora de criar o novo form.

GOSTEI 0
POSTAR