Linguagens em baixa ou não?

Off Topic

26/04/2014

e ae galera, uma pergunta bem interessante, quais as linguagens para vc´s estão em baixar? mesmo com sistemas rodando até hoje.
Rodrigo Oliveira

Rodrigo Oliveira

Curtidas 0

Respostas

Roniere Almeida

Roniere Almeida

26/04/2014

não tenho muita certeza, mas acho que clipper, cobol...motivos? varios, não se oferece em mais lugar nenhum. uma questão a ser levantada, quando não se tem mais profissionais para sistema que está funcionando, o que se faz?
GOSTEI 0
Alex Oliveira

Alex Oliveira

26/04/2014

Rodrigo como o Roniere mencionou depende de várias situações, como da necessidade do mercado. Cada linguagem tem sua particularidade e isso influência da tomada de decisão quando se for iniciar um projeto, linguagens compiladas como o c e c++ tem melhor performance mas maior complexidade no desenvolvimento, linguagens interpretadas como PHP e Ruby são de rápido desenvolvimento mas possuem menor performance, ou seja, depende da necessidade do projeto.

Não li muito sobre o assunto,para você ter uma ideia que como o mercado é mutável, os programadores de interface ( Chamados e Web Designer ) que por muito tempo foram descriminados por "alguns " programadores, hoje possuem a faca e o queijo na mão pois com a chegada do HTML 5, possuem uma ferramenta onde vão poder programar para dispositivos móveis como celulares e SmartFones compatíveis a nova tecnologia.

Este site abaixo é um dos principais mecanismos de análise do mercado de linguagens, ele se baseia e buscas na web, empregabilidade e outros.
Olha a linguagem que está no topo
Tiobe.com.
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira

Rodrigo Oliveira

26/04/2014

C, quase sempre na frente. e não é uma linguagem nova, não é? obrigado pela sua opinião.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

26/04/2014

dificil a pergunta, mas a tecnologia evolue, sempre, não tem pra onde correr, e o ranking, vive modificando frequentemente. então, se mantenha atualizado.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

26/04/2014

o PHP caiu, poxa, ja vi algumas vezes que mostrava o PHP subindo quase sempre.
GOSTEI 0
Alex Oliveira

Alex Oliveira

26/04/2014

Fica tranquilo Roniere, o PHP já uma linguagem consagrada e há muitos projetos no mercado. Se separarmos 2002 com 2014, há uma caída no contexto geral.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

26/04/2014

sim, sim, sem falar que é nova, tanto a tecnologia como a comunidade anda crescendo.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

26/04/2014

eu pensava que o Delphi estaria em baixa, mas andei fuçando aqui o forum e vi que o negocio está mais vivo que nunca, mais um detalhe, no forum, só o que vejo são post de delphi, em sua maioria.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

26/04/2014

Ola Boa tarde!!

Nao sou desenvolvedor e nao manjo desta arte(dar uma massageada no ego de alguns. kkkkk)

E tenho um amigo que na empresa que ele trabalha ainda utilizam clipper e esta firme e forte, se nao me engano eles trabalham como banco oracle inclusive.

So para causar um pouquinho na discursao. rssr

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

26/04/2014

Alex, na faculdade conheci duas pessoas que programavam em clipper e delphi. ainda tem muito, mas muito sistema mesmo rodando por aew.
agora, o grande problema, aonde encontrar cursos? futuramente profissionais, que atualmente ja está escasso e com o passar do tempo...0.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

26/04/2014

Olha, eu penso que as empresas que trabalham com essas linguagens muito antigas e que não estão se agilizando para migrar para linguagens mais novas, futuramente não terão profissionais que queiram trabalhar com elas a não que sejam muito bem pagos.
Aqui na empresa q trabalho, tem um ERP desenvolvido em ZIM (é uma linguagem muito antiga) e foi com esse ERP que a empresa ganhou espaço no mercado de trabalho e tem um número considerável de clientes. Mas, no início desse ano, começaram a vender o ERP novo, desenvolvido em Java.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

26/04/2014

um problema aparente é, fazer uma migração de sistemas(relação de tempo e custos), mas vale a pena.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

26/04/2014

É por esses motivos que deve-se aprender a trabalhar mais com o banco de dados e não apenas com as linguagens.
Se a maioria dos procedimentos estivessem armazenados no banco de dados e não nas aplicações, essa troca de linguagens seria muito menos trabalhosa e muito mais rápida.
Pra que colocar um SQL no meio de um código, seja ele em Java, PHP, Delphi, se você pode armazenar esse SQL no próprio banco de dados e apenas obter o retorno dele para mostrar os dados na aplicação?
É por isso que toda empresa deveria ter um DBA ou uma profissional com experiência avançada em banco de dados pra controlar isso.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

26/04/2014

Ola.

No exemplo que citei, eles ja usam uma ferramenta que deixou a aplicacao grafica entre outras questoes.

Iniciaram um processo de migracao a pouco tempo atraz, mas aparentemente nao teve sucesso.

Uma outra questao que estao fazendo, se nao me engano, foi trabalhar o banco primeiro e em primeiro lugar e estao migrando aos poucos, modulo a modulo. rsrsr

Eles tem todo um departamento de TI com programadores, DBAs, etc. dentro da empresa. Nao eh uma empresa de TI. rsrsr

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

26/04/2014

um ponto extremamente importante, a grandes sistemas utilizam bancos antigos, os que podem ser migrados, tudo bem, agora imagina se os bancos são aqueles bem, mais bem antigos...
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

26/04/2014

no caso que citei, o banco ja migraram, pelo menos foi isso que entendi na ultima conversa que tivemos. rsrsr

por falar nisso preciso ate fazer novo contato com ele, que ja faz uns dois meses que nos falamos. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

26/04/2014

sabe qual era o banco que era utilizado?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

26/04/2014

Pois é.. Quando o sistema é muito antigo mesmo e tem q trocar de banco de dados é trabalhoso mesmo porque tem q refazer tudo.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

26/04/2014

refazer e transferir os dados, ambos complicado, dependendo do banco antigo.
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira

Rodrigo Oliveira

26/04/2014

tem o banco de dados que vem junto com o Delphi, alguem ja passou por uma situação em ter que fazer essa migração ou refazer o banco?
GOSTEI 0
Raphael Souza

Raphael Souza

26/04/2014

não tenho muita certeza, mas acho que clipper, cobol...motivos? varios, não se oferece em mais lugar nenhum. uma questão a ser levantada, quando não se tem mais profissionais para sistema que está funcionando, o que se faz?

Cobol ainda é muito forte nos bancos e serpro. Trabalho no Banco do Brasil e a linguagem chave aqui é Cobol. Existe um processo de integração com o Java, o que deixou a linguagem em alta aqui, mas o que predomina é o Cobol.
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira

Rodrigo Oliveira

26/04/2014

Raphael Neves, uma pergunta, sempre falam que linguagens orientada a objetos são lentas se comparando com liguagens estruturadas, no caso que vc citou, seria uma boa migrar um sistema de cobol para java? ou é melhor deixar do jeito que está.
GOSTEI 0
Raphael Souza

Raphael Souza

26/04/2014

Raphael Neves, uma pergunta, sempre falam que linguagens orientada a objetos são lentas se comparando com liguagens estruturadas, no caso que vc citou, seria uma boa migrar um sistema de cobol para java? ou é melhor deixar do jeito que está.

Rodrigo, ao meu ver, não considero programação O.O mais lenta do que estruturada. São paradigmas diferentes para realidades diferentes. O.O é uma coisa chata de se fazer, de se entender, de se aprender e de se fazer deploy. Talvez por isso surja uma gama de apontamentos negativos acerca disso. Atualmente fala-se muito em boas práticas e a O.O pode ser encaixada nesse grupo. Claro que o projeto fica mais complexo de se arquitetar, modelar, desenvolver, documentar...mas deve-se olhar adiante e visualizar os benefícios da O.O, ex: escalabilidade, facilidade de se manter, "pouco" prejudicado em mudanças de equipe, valor agregado aumentado, entre outros.

Apesar de muito usada em instituições financeiras e órgão governamentais, considero uma linguagem "morta". Porém, os profissionais que "metem as caras" nesse nicho são muito bem remunerados e disputados como pedaço de carne pelas empresas que utilizam essa tecnologia..rs..Com relação à migração de COBOL -> Java vejo como principal empecilho o alto custo de tempo e investimento para tal. Imagine só pegar um sistema financeiro desses que rodam em agência, com milhões de linhas e migrar pra Java. O custo disso é muito alto. Além de mudar a linguagem, existe o fator importante da arquitetura e regras de negócio. Beleza, a regra na muda na migração. Mas vai entender como foram mapeadas na linguagem baixa.

Acho legal e admiro quem trabalha com COBOL. Muito provável que ninguém começaria um projeto do zero se baseando no COBOL. Não sei...posso estar equivocado.
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira

Rodrigo Oliveira

26/04/2014

Tambem acho dificil que haja essa migração, complicado mesmo. sobre a questão O.O, esse paradigma não vingou em banco de dados, justamente por conta dessa questão de lentidão, mas isso é um caso para outra discussão.
GOSTEI 0
POSTAR