LinkedServer SQL x Firebird
Amigos, bom dia.
Criei um linked server do SQL 2014 para leitura no FireBird 2.5. A conexão rola beleza, porém, quanto tento executar uma select, ocorre o erro abaixo:
"[ODBC Firebird Driver][Firebird]no permission for read/select access to COLUMN"
Olhando no banco de dados do FireBird, ele está da seguinte forma:
1 - Usuário do banco não é o SYSDBA;
2 - A role deste usuário é a role do SYSDBA.
A única informação que não coloquei nas configurações da conexão foi o nome do Role, mas mesmo colocando, não funfa.
Já tentei de tudo e não consegui resolver.
Alguém faz idéia de como solucionar isso?
Criei um linked server do SQL 2014 para leitura no FireBird 2.5. A conexão rola beleza, porém, quanto tento executar uma select, ocorre o erro abaixo:
"[ODBC Firebird Driver][Firebird]no permission for read/select access to COLUMN"
Olhando no banco de dados do FireBird, ele está da seguinte forma:
1 - Usuário do banco não é o SYSDBA;
2 - A role deste usuário é a role do SYSDBA.
A única informação que não coloquei nas configurações da conexão foi o nome do Role, mas mesmo colocando, não funfa.
Já tentei de tudo e não consegui resolver.
Alguém faz idéia de como solucionar isso?
Fabiano Rios
Curtidas 0
Melhor post
Alan Mario
04/08/2015
Fabiano, que bom hein, sucesso!
GOSTEI 1
Mais Respostas
Alan Mario
18/07/2015
E aew Fabiano, blz?
Na hora de criação, você seguiu esses passos, com um diferença, é utilizado outro banco.
[url]https://www.devmedia.com.br/servidores-vinculados-e-transacoes-distribuidas-no-sql-server-2008-r2/24261[/url]
Na hora de criação, você seguiu esses passos, com um diferença, é utilizado outro banco.
[url]https://www.devmedia.com.br/servidores-vinculados-e-transacoes-distribuidas-no-sql-server-2008-r2/24261[/url]
GOSTEI 0
Fabiano Rios
18/07/2015
Alan,
obrigado pela ajuda. Faltou apenas marcar a opção "Be Made Usin The Login's Current Security Context". Marquei-a e pus o usuártio que se loga ao BD origem, daí funfou.
Só não consegui entender porque eu tenho que logar aqui e na conexão ODBC. Você sabe me dizer o porquê?
Abs.
obrigado pela ajuda. Faltou apenas marcar a opção "Be Made Usin The Login's Current Security Context". Marquei-a e pus o usuártio que se loga ao BD origem, daí funfou.
Só não consegui entender porque eu tenho que logar aqui e na conexão ODBC. Você sabe me dizer o porquê?
Abs.
GOSTEI 0
Alan Mario
18/07/2015
Show de bola Fabiano! Deu certo mesmo?
Eu não sei bem o por que, deve ser algo a segurança, impedir que alguem mal intencionado consiga acesso a base de dados, sabemos que é risco considerado critico!
Eu não sei bem o por que, deve ser algo a segurança, impedir que alguem mal intencionado consiga acesso a base de dados, sabemos que é risco considerado critico!
GOSTEI 0
Mariana Carvalho
18/07/2015
É por aí mesmo Alan! Questão de segurança.
GOSTEI 0
Alan Mario
18/07/2015
Não tenho certeza, mas acho que é sim.
GOSTEI 0
Jothaz
18/07/2015
Olha não faz sentido pedir a senha a toda conexão!
Imagina que você crie uma aplicação com acesso a uma base ODBC, já imaginou que todas vez que rodar a aplicação, você ter de informar a senha manualmente?
Você teria de esta a disposição de cada usuário para pode conectar. O que não faz nenhum sentido.
Não conheço muito do FireBird, mas você não notou nenhuma opção para salvar a senha?
Normalmente é solicitado a senha e é disponibilizado a opção "Save Password".
Porque realmente fica inviável ter de entra a senha todas a vez, principalmente se form usar o BD em um aplicação.
Imagina que você crie uma aplicação com acesso a uma base ODBC, já imaginou que todas vez que rodar a aplicação, você ter de informar a senha manualmente?
Você teria de esta a disposição de cada usuário para pode conectar. O que não faz nenhum sentido.
Não conheço muito do FireBird, mas você não notou nenhuma opção para salvar a senha?
Normalmente é solicitado a senha e é disponibilizado a opção "Save Password".
Porque realmente fica inviável ter de entra a senha todas a vez, principalmente se form usar o BD em um aplicação.
GOSTEI 0
Alan Mario
18/07/2015
Eu nem pensei nisso, pensei que fosse solicitado somente uma unica vez.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho
18/07/2015
Realmente não faz sentido em toda "requisição" solicitar usuario e senha.
GOSTEI 0
Fabiano Rios
18/07/2015
Depois de muito brigar, ontem à noite, acho que consegui encontrar respostas coerentes a todas as nossas perguntas (se puderem me ajudar a validar, agradeço):
1 - A opção para evitar que o usuário e senha do BD do LinkedServer deve ser fixada utilizando a opção 4 das propriedades de segurança do LinkedServer criado. O caminho é esse:
1.1 - Clicar com o botão direito no LinkedServer criado;
1.2 - Clicar em "Propriedades";
1.3 - Clicar em "Segurança";
1.4 - Selecionar a opção "Serão feitas usando este contexto de segurança";
1.5 - Nos campos "Login Remoto" e "Com a Senha", preencher com usuário e senha do BD de origem;
1.6 - Na janela "Logon de servidor local para mapeamentos de logon de servidor remoto" deve ser mapeada a máquina e usuário onde estão o BD de origem.
Fiz tudo isto e, aparentemente, está ok, agora. A próxima etapa é testar esta configurações na aplicação que estou desenvolvendo em parceria com um amigo. Assim que tiver novidades, posto aqui pra confirmar.
Abs e obrigado a todos pelo auxílio.
1 - A opção para evitar que o usuário e senha do BD do LinkedServer deve ser fixada utilizando a opção 4 das propriedades de segurança do LinkedServer criado. O caminho é esse:
1.1 - Clicar com o botão direito no LinkedServer criado;
1.2 - Clicar em "Propriedades";
1.3 - Clicar em "Segurança";
1.4 - Selecionar a opção "Serão feitas usando este contexto de segurança";
1.5 - Nos campos "Login Remoto" e "Com a Senha", preencher com usuário e senha do BD de origem;
1.6 - Na janela "Logon de servidor local para mapeamentos de logon de servidor remoto" deve ser mapeada a máquina e usuário onde estão o BD de origem.
Fiz tudo isto e, aparentemente, está ok, agora. A próxima etapa é testar esta configurações na aplicação que estou desenvolvendo em parceria com um amigo. Assim que tiver novidades, posto aqui pra confirmar.
Abs e obrigado a todos pelo auxílio.
GOSTEI 0
Alan Mario
18/07/2015
Esperar alguem que já fez para te dar a certeza, se tiver ok, nos informe.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho
18/07/2015
Eu fiz algumas vezes, mas só com SQL Server.
GOSTEI 0
Fabiano Rios
18/07/2015
Galera, bom dia.
Fiz o processo e rolou beleza. Desculpem a demora no retorno e obrigado pela ajuda de todos.
Abs.
Fiz o processo e rolou beleza. Desculpem a demora no retorno e obrigado pela ajuda de todos.
Abs.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho
18/07/2015
Eu não ajudei muito mas valeu o post para rever assuntos!
GOSTEI 1