Linux, aprender

Infraestrutura

07/05/2014

qual o linux é mais utilizado para se aprender, para quem não manja nada sobre o assunto?
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

Curtidas 0

Respostas

Alex Lekao

Alex Lekao

07/05/2014

Ola Carlos, boa tarde!!!

Cara eh muito relativo viu, o que costumam dizer por ai eh que seja o Ubuntu por ser mais "amigavel", eu particularmente prefiro o CentOS, eh uma distro voltada para servidores.

Mas as mais comuns, que vc achara mais facilmente conteudo a respeito sao as a Seguir:

- Desktop
Ubuntu
Fedora
Mint(Grafico Muito bom e bastante intuitivo para quem esta acostumado com MS, base dele eh o Ubuntu)

- Servidores
CentOS
Suse(nunca lembro como escreve rsrsr)

Os exemplos que citei sao todos gratuitos, acredito que com excecao do Suse.

o Ubuntu hoje ja tem alguma coisa para cliente e servidor tbm.

Caso queira, de uma olhada no Youtube e procure por Bosson Treinamentos, eles tem video aulas sobre linux e se nao me engano sao gratuitas.

Eu aqui na empresa optei por CentoOS, tenho servidor com ele e estacoes, para uma estacao sem muita frescura funciona muito bem e facil de usar tbm.

Espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

07/05/2014

Que é isso Alex?!? cara, nessa pagina tem muitos cursos voltados para infra, poxa!!!
extremamente util, muitissimo obrigado. se aparece mais duvidas postarei, me diz uma coisa, vc usa linux? por esporte, trabalho ou em casa?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

07/05/2014

eu acabei assistindo a primeira video aula, e vi algumas configurações no virtualbox interessante, talvez seja isso que causa uma lentidão, vou testar e conferir.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

07/05/2014

Ola Carlos,

Precisando eh so falar, a gente ta sempre por aqui, embora eu esteja meio ausente. mas pelo forum a fora tem meu contato se quiser fique a vontade. rsrsr

Costumo dizer que uso linux so para falar mal. kkkkkkk eh brincadeira.

Uso aqui no trabalho como terminal "burro", nao usam mais essa expressao. rsrsr

Sou muito curioso qto ao Linux, gosto um pouco dele, mas prefiro o windows, as vezes faco quase chover no windows. rsrsr (exagero rsrsr)

Em casa ja instalei algumas vezes, e ensinei meu filho a instalar, mas ele preferiu usar o Windows. rsrsr

Aqui no trabalho tenho acho que um servidor Linux para e-mail e repositorio.

E uma 20 estacoes ou mais com Linux.

Abraco.

Alex - Lekao

Que é isso Alex?!? cara, nessa pagina tem muitos cursos voltados para infra, poxa!!!
extremamente util, muitissimo obrigado. se aparece mais duvidas postarei, me diz uma coisa, vc usa linux? por esporte, trabalho ou em casa?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

07/05/2014

Legal Roniere,

Vc vai ver que o Virtual Box eh muito bom e estavel.

E os caras parecem ser muito bons.

Abraco.

Alex - Lekao

eu acabei assistindo a primeira video aula, e vi algumas configurações no virtualbox interessante, talvez seja isso que causa uma lentidão, vou testar e conferir.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

07/05/2014

vamos ver, to baixando um Ubuntu de 32x, espero que rode belezinha. depois volto aqui para informar, se não for dessa vez, só com uma super maquina.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

07/05/2014

cara, nao sei se vai rodar eim. rsrsr

da uns paus em VM. rsrsr

na minha pelo menos acho que ta dando. rsrsr

mas pelo menos vai servir para experiencia e teste se nao funcionar. rsrsr

qdo puder baixa e tenta instalar o Mint, eh muito legal, muito amigavel. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

07/05/2014

é mais leve?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

07/05/2014

Nao necessariamente...

Mas ele tem uma estrutura parecida com Windows, tudo muito intuitivo.

Nao achei pesado nao. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

07/05/2014

Definitivamente só mudando meu processador mesmo, não ficou legal não.
mas valeu aew, mais uma tentativa fracassada.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

07/05/2014

blz.

as vezes tem que fazer configuracoes na vm para rodar legal, tive que ativar umas coisas na CMOS e depois na vm e ai consegue rodar alguns SOs que nao conseguia.

nao sei se eh o caso, mas eh uma situacao a mais.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

07/05/2014

pra vc ter ideia, com o virtual pc roda 4 maquinas virtuais na boa.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

07/05/2014

kkkkk....

normal... no Vitual Box eu rodo 7 com Windows 7 (2), Linux CentOS(1), Linux Mint(1), Linux Fedora(1), Linux Ubuntu(1), Windows Server 2012(1).

Eh claro que nao deixo todas rodando ao mesmo tempo, pq so tenho 8GB de ram.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

07/05/2014

no meu caso fazia o seguinte, 1 com xp, rodando com 200MB de memoria mais ou menos...e dois server 2003(com SQL Server 2008) com 512MB, de boa, roda lisnho.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

07/05/2014

no meu caso fazia o seguinte, 1 com xp, rodando com 200MB de memoria mais ou menos...e dois server 2003(com SQL Server 2008) com 512MB, de boa, roda lisnho.

é uma boa usar o VirtualPC apenas com produtos Windows, tem essa "facilidade" digamos assim.
GOSTEI 0
POSTAR