List X ArrayList
Olás
Já andei pesquisando e sei como trabalhar com os Arrays, mas o que eu não entendo (e não encontro explicação) é por que normalmente há uma referência da interface List para o ArrayList.
tipo:
Se List é uma interface e ArrayList a implementa, não deveria ser a mesma coisa se fizéssemos isso:
Já que "ArrayList implements List", já não estaríamos herdando essa interface instanciando ArrayList?
Parece bizarro é instanciar uma interface... (ou preciso estudar mais rs) mas não vejo essas referências a interfaces nos códigos por aí.
vlw
List<String> words = new ArrayList<String>();
ArrayList<String> words = new ArrayList<String>();
Paulo
Curtidas 0
Respostas
Carlos Heuberger
09/04/2009
[quote="pgnt"]Olás
Já andei pesquisando e sei como trabalhar com os Arrays, mas o que eu não entendo (e não encontro explicação) é por que normalmente há uma referência da interface List para o ArrayList.
tipo:
Se List é uma interface e ArrayList a implementa, não deveria ser a mesma coisa se fizéssemos isso:
Já que "ArrayList implements List", já não estaríamos herdando essa interface instanciando ArrayList?
Parece bizarro é instanciar uma interface... (ou preciso estudar mais rs) mas não vejo essas referências a interfaces nos códigos por aí.
vlw
Oi,
não é exatamente a mesma coisa (usar o ArrayList), mas funciona. A ArrayList tem (no mínimo) os mesmos métodos e funcionalidade que a List, mas o contrário não é necessariamente verdadeiro.
Existem pelo menos duas razões para declarar a variável como sendo List:
[list="1"]
[*]mais fácil mudar de ArrayList para outra classe que implementa a List (LinkedList, Vector,...). Isso é importante principalmente para argumentos de métodos. Não tem que criar outro método ou alterar a API para usar as outras implementações da List.
[*]para deixar claro ([i]documentado[/i]) que [i]apenas [/i]necessita da funcionalidade da List e não a funcionalidade específica da ArrayList. Fica (IMHO) é um pouco mais orientado a objetos.
[/list]
[]]
List<String> words = new ArrayList<String>();
ArrayList<String> words = new ArrayList<String>();
GOSTEI 0
Ricardo Staroski
09/04/2009
[quote="pgnt"]não vejo essas referências a interfaces nos códigos por aí
Se existe uma interface para os objetos que você manipula, é aconselhável utilizar sempre referência para as interfaces e não para as implementações.
No seu exemplo pode parecer estranho, mas imagina algum método que receba uma lista como parâmetro ou que devolva uma lista, já pensou se você marca o parâmetro ou retorno como sendo do tipo ArrayList ao invés de List, você vai obrigar todo mundo a ter que utilizar a classe ArrayList, cadê a reusabilidade?
E se eu tiver minha própria implementação de List, que não é um ArrayList, como é que fica?
Não precisa nem ser uma implementação de List feita por mim, basta eu ter algum código que utilize outras implementações de List como por exemplo Vector ou LinkedList.
Lembre-se, se uma classe implementa alguma interface, procure referenciar sempre essa interfaces.
GOSTEI 0
Everton Barros
09/04/2009
[quote="pgnt"]
Para entender um pouco mais, de uma estuda sobre [url=http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&ei=5C6cSbmrMISENfqH4ZUF&sa=X&oi=spell&resnum=1&ct=result&cd=1&q=Heran%C3%A7a+Java&spell=1]Herança[/url] ou [url=http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Generaliza%C3%A7%C3%A3o+Java&btnG=Pesquisar&meta=]Generalização[/url]. Boa sorte!
GOSTEI 0
Paulo
09/04/2009
Obrigado pelo retorno pessoal.
Eu entendi os benefícios, mas a sensação de estar fazendo algo bizarro é que, quando instaciamos um objeto, estamos explicitamente fazendo uma referência dos dados na memória e, instanciando uma interface, não parece ter esse efeito.
A impressão é que faria mais sentido ou, pareceria mais 'concreto', instanciar uma CLASSE mais genérica que ArrayList no caso, mas não uma interface (a não ser que o Java faça isso de forma implícita).
Pra resumir, parece que estamos levando a forma do bolo e não o bolo pra mesa do café...
vlw
abs
GOSTEI 0
Ricardo Staroski
09/04/2009
[quote="pgnt"]...quando instaciamos um objeto, estamos explicitamente fazendo uma referência dos dados na memória e, instanciando uma interface, não parece ter esse efeito...
...faria mais sentido ou, pareceria mais 'concreto', instanciar uma CLASSE mais genérica que ArrayList no caso, mas não uma interface...
Mas você NUNCA instancia uma interface, interfaces são abstratas, você instancia uma classe que a implementa.
GOSTEI 0
Alexandre Viriato
09/04/2009
[quote="pgnt"]
Eu entendi os benefícios, mas a sensação de estar fazendo algo bizarro é que, quando instaciamos um objeto, estamos explicitamente fazendo uma referência dos dados na memória e, instanciando uma interface, não parece ter esse efeito.
E como você faria para manipular esses dados na memória? Através dos métodos. É isso que você garante quando programa para uma interface e não para uma implementação em específico. Imagine que no seu sistema você resolveu trabalhar com Vector e tem os códigos assim:
Vector lista = new Vector();
ArrayList lista = new ArrayList();
List lista = new Vector();
List lista = new ArrayList();
GOSTEI 0
Paulo
09/04/2009
Blz, tks!
Apesar dessa flexibilidade e padronização graças à interface, não teríamos problemas se as instâncias estivessem métodos diferentes além daquelas definidas na interface?
ex
Agora, imaginem que eu tenho instancias dessas classes e aconteça de mudar (como pode acontecer com ArrayList e Vector nos exemplos, fazendo uma referência pra tipos de objetos diferentes).
Neste caso estou buscando um método que pertence a outra classe, mas que implementa a mesma interface.
Isso não é um problema? (e deixa inconsistente a flexibilidade da interface?).
interface I{ void acaoA();}
class X implements I{
void acaoA(){ ... }
void acaoB(){ ... }
}
class Y implements I{
void acaoA(){ ... }
void acaoC(){ ... }
}I obj1 = new X(); I obj2 = obj1; obj2.acaoC();
GOSTEI 0
Alexandre Viriato
09/04/2009
[quote="pgnt"]Blz, tks!
Apesar dessa flexibilidade e padronização graças à interface, não teríamos problemas se as instâncias estivessem métodos diferentes além daquelas definidas na interface?
ex
Agora, imaginem que eu tenho instancias dessas classes e aconteça de mudar (como pode acontecer com ArrayList e Vector nos exemplos, fazendo uma referência pra tipos de objetos diferentes).
Neste caso estou buscando um método que pertence a outra classe, mas que implementa a mesma interface.
Isso não é um problema? (e deixa inconsistente a flexibilidade da interface?).
Esse código não compila, por que você só tem acesso aos membros definidos no tipo da variável e não da instância
ao qual ela faz referência. Ou seja, obj2 é do tipo I e, com isso, não importa que ela esteja referenciando um objeto
da classe X, ela só conhece o que foi definido na interface I. Como você definiu a acaoC na [b]classe[/b] Y, e não em uma
interface, você só conseguirá acessar esse método se definir uma variável como sendo do tipo da classe. Em resumo,
continuou programando para uma implementação e não para uma interface.
interface I{ void acaoA();}
class X implements I{
void acaoA(){ ... }
void acaoB(){ ... }
}
class Y implements I{
void acaoA(){ ... }
void acaoC(){ ... }
}I obj1 = new X(); I obj2 = obj1; obj2.acaoC();
GOSTEI 0
Paulo
09/04/2009
Então, neste caso eu tenho que confiar que, Vector e ArrayList por exemplo, não implementem métodos além dos definidos da interface, do contrário posso ter um problema de inconsistência quando os instanciar, certo?
(...por analogia devo fazer o mesmo com minha aplicação quando definir uma interface)
GOSTEI 0
Alexandre Viriato
09/04/2009
[quote="pgnt"]
Então, neste caso eu tenho que confiar que, Vector e ArrayList por exemplo, não implementem métodos além dos definidos da interface, do contrário posso ter um problema de inconsistência quando os instanciar, certo?
(...por analogia devo fazer o mesmo com minha aplicação quando definir uma interface)
Acho que os conceitos de interface e principalmente do que é "programar para uma interface e não para uma implementação" ainda não estão muito claros pra você, sendo assim, sugiro que dê uma boa estudada sobre esses assuntos. Com relação à sua pergunta, você não tem que confiar no sentido de torcer, tem que confiar no sentido de saber. O que nós tentamos dizer pra você até agora é que, você não deve programar pensando em Vector e nem em ArrayList, por que ambas são [b]classes que implementam a interface List[/b]. Você tem que programar pensando em List. Dessa forma você pode confiar que, QUALQUER CLASSE que implemente a interface List poderá ser usada. A partir do momento que você programa pensando em Vector ou em ArrayList (ou em qualquer outra classe em específico) estará programando para uma implementação e amarrando seu código nessa implementação. É claro que existem situações onde isso pode ser necessário, por isso foi dito que o projeto deve ser muito bem pensando.
GOSTEI 0
Paulo
09/04/2009
Concordo que preciso estudar mais porém, o material que tenho não cobria essas dúvidas... pela internet não achei nada melhor que a conversa que tivemos por aqui.
O que me deixou confuso é que se pode implementar mais métodos na classe 'concreta' do que as definidas pela interface, isso pode ser muito perigoso se não for bem pensado (que pode cair no caso de inconsistência que estava falando).
Mas no fim das contas entendi que a Interface, além de estabelecer/regrar métodos de um contexto, pode ser referenciado de forma a abstrair um objeto da implementação.
Obrigado pelos esclarecimentos e a paciência com o novato aqui rs
abs
GOSTEI 0
Alexandre Viriato
09/04/2009
[quote="pgnt"]
O que me deixou confuso é que se pode implementar mais métodos na classe 'concreta' do que as definidas pela interface, isso pode ser muito perigoso se não for bem pensado (que pode cair no caso de inconsistência que estava falando).
É por isso que uma classe pode implementar mais de uma interface. Com isso, você pode garantir que, todos os métodos de uma classe façam parte de uma (ou outra) interface.Mas, ai cairemos novamente na discussão sobre os cuidados do projeto.
Boa sorte!
GOSTEI 0
Leonardo Aguirre
09/04/2009
Eu estou tendo um problema nesta linha de comando alguem poderia me ajudar?
System.out.println((listCarro.get(i).getStatusCarro));
GOSTEI 0
Ricardo Staroski
09/04/2009
[quote="Leonardo Aguirre"]Eu estou tendo um problema nesta linha de comando alguem poderia me ajudar?
System.out.println((listCarro.get(i).getStatusCarro));
Qual o erro?
Se 'getStatusCarro' é um método, então deveria ser assim:
System.out.println((listCarro.get(i).getStatusCarro()))
GOSTEI 0