Locação de registros
Olá, amigos!!
Existe um controle de locação de registros no Interbase??
Vou citar um exemplo:
A atualização do mesmo registro em dois ou mais terminais.
Obrigado!!
Existe um controle de locação de registros no Interbase??
Vou citar um exemplo:
A atualização do mesmo registro em dois ou mais terminais.
Obrigado!!
Janderson
Curtidas 0
Respostas
Anonymous
03/02/2003
Infelizmente não há nenhum tipo de look de registro nem no interbase, nem no oracle e o sql server, por incrivel que pareça
Isso tem que se tratar via programação.
Para resolver isso, criei um flag na tabela 0 para não liverado e 1 para liberado.
Não é o jeito mais correto, mas, pelo menos funciona.
PS: O interbase trabalha com controle de concorrencia otimista, ou seja, aceita o ultimo comando que o usuario executou.
Rodrigo
Isso tem que se tratar via programação.
Para resolver isso, criei um flag na tabela 0 para não liverado e 1 para liberado.
Não é o jeito mais correto, mas, pelo menos funciona.
PS: O interbase trabalha com controle de concorrencia otimista, ou seja, aceita o ultimo comando que o usuario executou.
Rodrigo
GOSTEI 0
Marcos Fernando
03/02/2003
galera eu também precisa travar minha tabela quando o usuário estiver alterando só que não gostei da alteranativa e usar um flag na tabela magina se vc alterar e colocar na tabela 1 ai vc perde a comunicação vai ficar salva na tabela e ai como posso voltar a alterar depois..
Alguém tem alguma forma que funcione 100¬
Thanks
Alguém tem alguma forma que funcione 100¬
Thanks
GOSTEI 0
Vinicius2k
03/02/2003
Colega,
Esta informação de que não há Lock de registro no IB/FB está equivocada.
Basta executar o select com a opção de bloqueio e o registro estará ´lockado´ até o commit ou rollback da transação. O código abaixo é específico para o FB, mas existem ´truques´ para que isto possa ser feito no IB.
Algumas referências no fórum sobre isso:
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=52818
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=42455
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=41375
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=38276
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=21844
T+
Esta informação de que não há Lock de registro no IB/FB está equivocada.
Basta executar o select com a opção de bloqueio e o registro estará ´lockado´ até o commit ou rollback da transação. O código abaixo é específico para o FB, mas existem ´truques´ para que isto possa ser feito no IB.
select <CAMPOS> from <TABELA> where <CAMPO> = :parametro for update with lock
Algumas referências no fórum sobre isso:
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=52818
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=42455
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=41375
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=38276
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=21844
T+
GOSTEI 0
Marcos Fernando
03/02/2003
Grato amigo consegui bloquear na batata, agora como posso verificar se a tabela está bloqueada quando o usuário clica em alterar ao invés de gravar,
pois eu travo o registro em uma estação e a outra edita muda as informações e só dá a msg de travamento quando ele for gravar fazendo com que ele perca o tempo, gostaria que ao dar um edit já o informe
posso fazer isso via SP?
pois eu travo o registro em uma estação e a outra edita muda as informações e só dá a msg de travamento quando ele for gravar fazendo com que ele perca o tempo, gostaria que ao dar um edit já o informe
posso fazer isso via SP?
GOSTEI 0
Afarias
03/02/2003
faça um edit/post simulando uma alteração assim vc saberá se está travado, e se não estiver vc automaticamente terá travado o registro, ex:
T+
procedure FormCadastro.BotaoEditClick(Sender: TObject); begin with IBDataSet1 do begin try Edit; FieldByName(´campo´).AsString := FieldByName(´campo´).AsString; Post; // testa se está travado, se nào trava Edit; // coloca em edição se não estiver travado except <registro deve estar bloqueado> // mensagem do usuário end; end; end;
T+
GOSTEI 0
Marcos Fernando
03/02/2003
Seguinte eu tenho um um ClientDataSet ligado a um DataSetProvider que é ligado a uma Ibquery todos na mesma transação,
conforme o campo ´indice´ do ClientDataSet eu executo um select que me retorna aos dados completos em um IBDataSet que também está na mesma transação...
Ok tá tudo vindo certo, to gravando e inserindo BLZ, só que quando eu preciso efetuar o look o IBDataSet não me traz nenhuma informação:
faço assim no modo que funciona:
[color=green:a362634aba]IBDataSet.SelectSQL.Text := ´SELECT INDICE, NOMERAZAO, FANTASIA, especie FROM FORNECEDORES where indice =:indice ORDER BY NOMERAZAO´;[/color:a362634aba]
e se eu adcionar o travamento ´for update WITH LOCK´´ no final não vem da:
[color=red:a362634aba]IBDataSet.SelectSQL.Text := ´SELECT INDICE, NOMERAZAO, FANTASIA, especie FROM FORNECEDORES where indice =:indice ORDER BY NOMERAZAO for update WITH LOCK´;[/color:a362634aba]
Ok pode ser?
To perdendo um tempão pra acertar meu sistema..hehe
conforme o campo ´indice´ do ClientDataSet eu executo um select que me retorna aos dados completos em um IBDataSet que também está na mesma transação...
Ok tá tudo vindo certo, to gravando e inserindo BLZ, só que quando eu preciso efetuar o look o IBDataSet não me traz nenhuma informação:
faço assim no modo que funciona:
[color=green:a362634aba]IBDataSet.SelectSQL.Text := ´SELECT INDICE, NOMERAZAO, FANTASIA, especie FROM FORNECEDORES where indice =:indice ORDER BY NOMERAZAO´;[/color:a362634aba]
e se eu adcionar o travamento ´for update WITH LOCK´´ no final não vem da:
[color=red:a362634aba]IBDataSet.SelectSQL.Text := ´SELECT INDICE, NOMERAZAO, FANTASIA, especie FROM FORNECEDORES where indice =:indice ORDER BY NOMERAZAO for update WITH LOCK´;[/color:a362634aba]
Ok pode ser?
To perdendo um tempão pra acertar meu sistema..hehe
GOSTEI 0
Afarias
03/02/2003
|quando eu preciso efetuar o look o IBDataSet não me traz nenhuma
|informação:
traduzindo???
T+
|informação:
traduzindo???
T+
GOSTEI 0
Marcos Fernando
03/02/2003
se eu abrir o IBDataSet com o txt assim:
[color=green:d39ad8d523]´SELECT INDICE, NOMERAZAO, FANTASIA, especie FROM FORNECEDORES where indice =:indice ORDER BY NOMERAZAO´; [/color:d39ad8d523]ele me retorna as informações corretas:
NOMERAZAO | FANTASIA | especie
Marcos | Brasil | Fornecedor
e seu eu efetuar o look adicionando ´for update WITH LOCK´ no final da mesma ele não me retorna nada.
assim:
´SELECT INDICE, NOMERAZAO, FANTASIA, especie FROM [color=red:d39ad8d523]FORNECEDORES where indice =:indice ORDER BY NOMERAZAO for update WITH LOCK´;[/color:d39ad8d523]
Cruel
[color=green:d39ad8d523]´SELECT INDICE, NOMERAZAO, FANTASIA, especie FROM FORNECEDORES where indice =:indice ORDER BY NOMERAZAO´; [/color:d39ad8d523]ele me retorna as informações corretas:
NOMERAZAO | FANTASIA | especie
Marcos | Brasil | Fornecedor
e seu eu efetuar o look adicionando ´for update WITH LOCK´ no final da mesma ele não me retorna nada.
assim:
´SELECT INDICE, NOMERAZAO, FANTASIA, especie FROM [color=red:d39ad8d523]FORNECEDORES where indice =:indice ORDER BY NOMERAZAO for update WITH LOCK´;[/color:d39ad8d523]
Cruel
GOSTEI 0
Afarias
03/02/2003
e o banco é??? nenhuma mensagem de erro?!!?
bom, teste sem o FOR UPDATE (use apenas o WITH LOCK) ou tente dar um FetchALL após abrir o DataSet (se estiver usando o FOR UPDATE).
Não sei se há algum efeito negativo em usar tais recursos com o IBX já q este é apenas para IB.
T+
bom, teste sem o FOR UPDATE (use apenas o WITH LOCK) ou tente dar um FetchALL após abrir o DataSet (se estiver usando o FOR UPDATE).
Não sei se há algum efeito negativo em usar tais recursos com o IBX já q este é apenas para IB.
T+
GOSTEI 0
Marcos Fernando
03/02/2003
uffaaa
Grato deu certo usei somente WITH LOCK
tanks
Grato deu certo usei somente WITH LOCK
tanks
GOSTEI 0
Afarias
03/02/2003
o WITH LOCK (sem o FOR UPDATE) é justamente para ser usado nas consultas que trazem apenas 1 registro (consultas na chave primária por exemplo)
Com o FOR UPDATE (múltiplos registros) o LOCK é dado a cada registro após o FETCH (pra não sair bloqueando tudo...)
:D
T+
Com o FOR UPDATE (múltiplos registros) o LOCK é dado a cada registro após o FETCH (pra não sair bloqueando tudo...)
:D
T+
GOSTEI 0
Diogoalles
03/02/2003
bom dia pessoal,
Achei muito interessante esse tópico e gostaria de uma idéia sugestão de vocês baseado no que li nele.
Tenho uma View de banco (utilizo D7, FB1.5 e Mdo) e no meu form um componente MDOQuery que realiza o select na view com os devidos paramentros, retornando alguns registros.
O usuario pode alterar os dados de um desses registros retornados. Tenho uma trigger Update para essa view.
A alteração faço da seguinte maneira:
- o DBGrid contem os dados da MDOQuery que exibe vários registros.
- o usuario clica em Alterar e então é aberta uma tela que traz os campos ligados a um MDODataSet que também possui o select em cima da VIEW, mas retornado só o registro selecionado na outra tela para edição.
- Qual seria a maneira correta de utilizar o FOR UPDATE (ou uso só o WITH LOCK)?
- Utilizo essa opção tanto na MDOQuery que traz vários resultados ou somente no MDODataSet que traz só um registro para edição?
- Gostaria que no grid se o registro já estiver Lock eu pudesse exibir uma mensagem. Como seria?
obrigado
Diogo
Achei muito interessante esse tópico e gostaria de uma idéia sugestão de vocês baseado no que li nele.
Tenho uma View de banco (utilizo D7, FB1.5 e Mdo) e no meu form um componente MDOQuery que realiza o select na view com os devidos paramentros, retornando alguns registros.
O usuario pode alterar os dados de um desses registros retornados. Tenho uma trigger Update para essa view.
A alteração faço da seguinte maneira:
- o DBGrid contem os dados da MDOQuery que exibe vários registros.
- o usuario clica em Alterar e então é aberta uma tela que traz os campos ligados a um MDODataSet que também possui o select em cima da VIEW, mas retornado só o registro selecionado na outra tela para edição.
- Qual seria a maneira correta de utilizar o FOR UPDATE (ou uso só o WITH LOCK)?
- Utilizo essa opção tanto na MDOQuery que traz vários resultados ou somente no MDODataSet que traz só um registro para edição?
- Gostaria que no grid se o registro já estiver Lock eu pudesse exibir uma mensagem. Como seria?
obrigado
Diogo
GOSTEI 0
Afarias
03/02/2003
|- Qual seria a maneira correta de utilizar o FOR UPDATE (ou uso só o
|WITH LOCK)?
esse é um recurso de última instância q deve ser usado apenas em casos específicos, Não é algo pra se aplicar assim sem necessidade.
|- Utilizo essa opção tanto na MDOQuery que traz vários resultados ou
|somente no MDODataSet que traz só um registro para edição?
em nenhuma a não ser q vc saiba exatamente o q está fazando e tenha um motivo muito bom para usar esse tipo de recurso
|- Gostaria que no grid se o registro já estiver Lock eu pudesse exibir
|uma mensagem. Como seria?
faça o EDIT/POST dentro de um bloco try..except e capture a exceção informando do ´travamento´
T+
|WITH LOCK)?
esse é um recurso de última instância q deve ser usado apenas em casos específicos, Não é algo pra se aplicar assim sem necessidade.
em nenhuma a não ser q vc saiba exatamente o q está fazando e tenha um motivo muito bom para usar esse tipo de recurso
|- Gostaria que no grid se o registro já estiver Lock eu pudesse exibir
|uma mensagem. Como seria?
faça o EDIT/POST dentro de um bloco try..except e capture a exceção informando do ´travamento´
T+
GOSTEI 0
Diogoalles
03/02/2003
olá aFarias e pessoal
realmente vou ter que utilizar o lock, gostaria de saber qual a maneira mais correta, baseado na minha necessidade abaixo:
Tenho um sistema de agenda, onde vários micros podem estar acessando os dados trazidos por uma view.
Quando um dos usuarios selecionar um registro, será aberta uma tela para a edição do registro. Nessa nova tela é exibido através de Dataset o select também em cima da view, só que retornando só o registro selecionado na tela anterior.
Enquanto esse usuario estiver com esse registro nessa tela de edição não posso permitir que nenhum outro micro selecione-o.
por isso minhas duvidas acima
obrigado
Diogo
realmente vou ter que utilizar o lock, gostaria de saber qual a maneira mais correta, baseado na minha necessidade abaixo:
Tenho um sistema de agenda, onde vários micros podem estar acessando os dados trazidos por uma view.
Quando um dos usuarios selecionar um registro, será aberta uma tela para a edição do registro. Nessa nova tela é exibido através de Dataset o select também em cima da view, só que retornando só o registro selecionado na tela anterior.
Enquanto esse usuario estiver com esse registro nessa tela de edição não posso permitir que nenhum outro micro selecione-o.
por isso minhas duvidas acima
obrigado
Diogo
GOSTEI 0
Afarias
03/02/2003
| Qual seria a maneira correta de utilizar o FOR UPDATE (ou uso só o
|WITH LOCK)?
como é apenas 1 registro, só WITH LOCK
veja, se usar na que traz os resultados vc tem q usar FOR UPDATE, e, vai estar travando todo mundo de alterar algo só pq 1 usuário está vendo os registros
|Enquanto esse usuario estiver com esse registro nessa tela de edição
|não posso permitir que nenhum outro micro selecione-o.
então, só no q traz o registro pra edição
T+
|WITH LOCK)?
como é apenas 1 registro, só WITH LOCK
veja, se usar na que traz os resultados vc tem q usar FOR UPDATE, e, vai estar travando todo mundo de alterar algo só pq 1 usuário está vendo os registros
|Enquanto esse usuario estiver com esse registro nessa tela de edição
|não posso permitir que nenhum outro micro selecione-o.
então, só no q traz o registro pra edição
T+
GOSTEI 0
Diogoalles
03/02/2003
blz.. show de bola..
só mais duas questões:
no meu MDODataset utilizo o SelectSQL e o ModifySQL, tudo sobre minha view. Para o modify tenho uma treigger before update.
no SelectSQL meu codigo será: ´select * from view where codigo = :codigo with lock´ correto né? no momento que eu der um open no MDODataset o registro já estara bloqueado ?
como faço para liberar o registro ?
obrigado mais uma vez
abraço
Diogo
só mais duas questões:
no meu MDODataset utilizo o SelectSQL e o ModifySQL, tudo sobre minha view. Para o modify tenho uma treigger before update.
no SelectSQL meu codigo será: ´select * from view where codigo = :codigo with lock´ correto né? no momento que eu der um open no MDODataset o registro já estara bloqueado ?
como faço para liberar o registro ?
obrigado mais uma vez
abraço
Diogo
GOSTEI 0
Afarias
03/02/2003
|no SelectSQL meu codigo será: ´select * from view where codigo
|= :codigo with lock´ correto né?
WITH LOCK não é aplicado a VIEWS (ou pelo menos views com mais de 1 tabela) -- vc tem q usar em uma tabela apenas, sem JOIN ou subquerys.
|no momento que eu der um open no MDODataset o registro já estara
|bloqueado ?
sim
|como faço para liberar o registro ?
encerrando a transação! (commit ou rollback)
lembrando q isso é uma forma de bloqueio EXPLÍCITA, q geralmente é desnecessária visto q uma vês q o usuário comfirme a alteração (UPDATE) o registro fica automaticamente bloqueado até o fim da transação.
T+
|= :codigo with lock´ correto né?
WITH LOCK não é aplicado a VIEWS (ou pelo menos views com mais de 1 tabela) -- vc tem q usar em uma tabela apenas, sem JOIN ou subquerys.
|no momento que eu der um open no MDODataset o registro já estara
|bloqueado ?
sim
|como faço para liberar o registro ?
encerrando a transação! (commit ou rollback)
lembrando q isso é uma forma de bloqueio EXPLÍCITA, q geralmente é desnecessária visto q uma vês q o usuário comfirme a alteração (UPDATE) o registro fica automaticamente bloqueado até o fim da transação.
T+
GOSTEI 0
Afarias
03/02/2003
|WITH LOCK não é aplicado a VIEWS (ou pelo menos views com mais de
|1 tabela)
sendo mais exato: *NENHUMA* VIEW, ou TABELA EXTERNA ou PROCEDIMENTO SELECIONÁVEL
T+
|1 tabela)
sendo mais exato: *NENHUMA* VIEW, ou TABELA EXTERNA ou PROCEDIMENTO SELECIONÁVEL
T+
GOSTEI 0
Marcos Fernando
03/02/2003
galera estou com um erro enorme nas mão, uso IBX com a transação configurada assim:
e na base Fb eu tenho uma tringger no before onde eu verifico o iten que está sendo incluido e vou no cadastro e adiciono a entrada, tudo certo o problema que eu uso dar um commit somente após ter lançado a nota toda e enquanto isso se eu estiver dando entrada em um item e outro usuário tiver que dar saída do mesmo item ele não vai conseguir pois o registro vai estar travado por minha transação,,,
Como configuro a transação que vários usuarios consigaum editar gravar e não dar erro, ?
Ps esse gravar que falo não é gravar e depois commitar, somente gravar pois depois tenho o recurso de cancelar a transação...
thanks
read_committed rec_version nowait
e na base Fb eu tenho uma tringger no before onde eu verifico o iten que está sendo incluido e vou no cadastro e adiciono a entrada, tudo certo o problema que eu uso dar um commit somente após ter lançado a nota toda e enquanto isso se eu estiver dando entrada em um item e outro usuário tiver que dar saída do mesmo item ele não vai conseguir pois o registro vai estar travado por minha transação,,,
Como configuro a transação que vários usuarios consigaum editar gravar e não dar erro, ?
Ps esse gravar que falo não é gravar e depois commitar, somente gravar pois depois tenho o recurso de cancelar a transação...
thanks
GOSTEI 0