Lock

Oracle

31/07/2005

Pessoal, to começando a fazer curso de Oracle só agora, então, tenham paciência por favor...

Eu tava fazendo o simulado para a prova 1Z0-007, e uma pergunta é +/- assim. (Vou colocar users fictícios).

1) O user [b:6830ca4c90]Jose [/b:6830ca4c90]criou a tabela de clientes (chave primária: codcli)
2) Ele irá inserir 3 registros, sendo que o codcli ficou com os valores: 10, 11 e 12.
3) Não deu commit.
4) User [b:6830ca4c90]João[/b:6830ca4c90] acessará a tabela através de outra sessão.
5) Conseguirá acessar os dados da tabela de clientes no esquema do user Jose.
6) Não conseguirá enxergar as mudanças (já que o user Jose não realizou o commit)
7) Não conseguirá inserir os mesmos dados que o user Jose inseriu (codcli 10, 11 e 12).

Comecei a ver administração só agora. A dúvida é:

Quando o user [b:6830ca4c90]Jose [/b:6830ca4c90]vai inserir algo na tabela, o comando passará pelo shared pool para consultar se o comando já foi executado anteriormente (cache de biblioteca), e para verificar o cache de dicionário de dados. Após isso, o datafile manda para o data buffer cache os blocos de dados, neste (data buffer cache), sofrerão o insert, e após isso a instrução irá para o redo log buffer...

Se o user [b:6830ca4c90]Joao [/b:6830ca4c90]mandar inserir os mesmos dados (chave primária), em que hora eu terei o erro de que não será possível?
Eu estava pensando, mas não tenho certeza, seria no share pool? Pois ao consultar o cache de dicionário de dados, daria violação de restrição (chave primária), estou certo? Se não estiver, tirem essa dúvida, pois to ficando com a cabeça quente de pensar nisso. Sei que é besteira, mas por curiosidade e conhecimento gostaria de aprender.

Se coloquei alguma coisa errada, me ajudem e corrijam, pois como falei, estou começando agora.

Abraços

Vinicius

Mvmpedro

Mvmpedro

Curtidas 0

Respostas

Motta

Motta

31/07/2005

5) como o banco não tem dirt read , não

6) não

7) o insert fica em wait até que o outro ´comite´ ou ´roubequi´ , aí dependendo da acao do outro consegue ou nao

GOSTEI 0
POSTAR