Lógica: Pegar segundo menor valor
Ae galera, não tô conseguindo achar uma lógica bacana para pegar o segundo menor valor... de um array de inteiros, por exemplo.
Fiz um algoritimo usando 3 loops, mas não fiquei satisfeito!
Idéias?
Vamos exercitar a lógica! :)
Valew!!
Caninha51
Fiz um algoritimo usando 3 loops, mas não fiquei satisfeito!
Idéias?
Vamos exercitar a lógica! :)
Valew!!
Caninha51
Caninha51
Curtidas 0
Respostas
Marco Salles
29/05/2005
Mais ou menos tente isto:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var i,nunMaior,nunMenor:Integer; begin i:=0; nunMaior:=0; while i<=tamanhodoarray do begin if A[i] > nunMaior then begin nunMenor:=nunMaior; nunMaior:=A[i] end else if A[i] > nunMenor Then nunMenor:= A[i]; i:=i+1; end; Showmessage(inttostr(nunmenor)); end;
GOSTEI 0
Carlosrm
29/05/2005
caninha51,
saúde!
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
MeuArray : array[0..5] of integer;
pri, seg, I : Integer;
begin
// preenchi o array aqui só para facilitar a visualização
MeuArray[0] := 5;
MeuArray[1] := 9;
MeuArray[2] := -7;
MeuArray[3] := 3;
MeuArray[4] := -7;
MeuArray[5] := 6;
pri := MeuArray[0];
seg := MeuArray[0];
For I := Low(MeuArray) to High(MeuArray) do begin
if (MeuArray[I] < pri) then begin
if (pri < seg) then
seg := pri;
pri := MeuArray[I];
continue;
end;
if (MeuArray[I] < seg) and (MeuArray[I] <> pri) then
seg := MeuArray[I];
end;
showmessage(´O segundo menor número é: ´+inttostr(seg));
end;
1) Do jeito que está, este código considera apenas os conteúdos não repetidos dos items do array.
(5; 9; -7; 3; -7; 6) => o segundo menor número é 3. (O valor repetido -7 foi considerado uma vez.)
2) Para considerar inclusive os valores repetidos, basta remover (ou comentar) o trecho (no segundo IF) ´and (MeuArray[I] <> pri)´.
Neste caso, (5; 9; -7; 3; -7; 6) => o segundo menor número é -7
Espero ter ajudado.
carlosrm
saúde!
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
MeuArray : array[0..5] of integer;
pri, seg, I : Integer;
begin
// preenchi o array aqui só para facilitar a visualização
MeuArray[0] := 5;
MeuArray[1] := 9;
MeuArray[2] := -7;
MeuArray[3] := 3;
MeuArray[4] := -7;
MeuArray[5] := 6;
pri := MeuArray[0];
seg := MeuArray[0];
For I := Low(MeuArray) to High(MeuArray) do begin
if (MeuArray[I] < pri) then begin
if (pri < seg) then
seg := pri;
pri := MeuArray[I];
continue;
end;
if (MeuArray[I] < seg) and (MeuArray[I] <> pri) then
seg := MeuArray[I];
end;
showmessage(´O segundo menor número é: ´+inttostr(seg));
end;
1) Do jeito que está, este código considera apenas os conteúdos não repetidos dos items do array.
(5; 9; -7; 3; -7; 6) => o segundo menor número é 3. (O valor repetido -7 foi considerado uma vez.)
2) Para considerar inclusive os valores repetidos, basta remover (ou comentar) o trecho (no segundo IF) ´and (MeuArray[I] <> pri)´.
Neste caso, (5; 9; -7; 3; -7; 6) => o segundo menor número é -7
Espero ter ajudado.
carlosrm
GOSTEI 0
Caninha51
29/05/2005
Marco, o seu não funcionou de cara, o do Carlos sim, funcionou blz!
Agradeço aos dois! :o
Valew!
Caninha51
Agradeço aos dois! :o
Valew!
Caninha51
GOSTEI 0
Marco Salles
29/05/2005
Marco, o seu não funcionou de cara
[b:d70e683368]O Código que lhe passei , não funciona nen de cara e nen sem Cara[/b:d70e683368]
:cry: :cry:
Na verdade cometi um Lapso , na interpretação Do enunciado:
uma lógica bacana para pegar o segundo menor valor
:arrow: Fiz uma lógica Para Pegar o Segundo Maior Valor :cry: :cry:
:lol: :lol:
Logo , para o código lhe atender , sera necessário somente umas Pequenas modificações no mesmo...
:wink: :wink: se por ventura ainda... estiver precisando , apesar deu achar que o Codigo que o amigo carlosrm lhe passou deve lhe [b:d70e683368]atender plenamente[/b:d70e683368] , e so postar,
GOSTEI 0
Caninha51
29/05/2005
Esquenta não Marco, o código do carlos já resolveu meu pró!
De qualquer forma valeu ae!
caninha51
De qualquer forma valeu ae!
caninha51
GOSTEI 0
Carlosrm
29/05/2005
Atenção, erro no código!
Peço desculpas aos amigos, mas o código que eu cometi não funciona em todas as situações. Erro do programador (nunca do programa!). Agradeço mais uma vez ao Marco Salles por ter me alertado. Assim que tiver consertado meu erro, posto novamente. Não foi por má intenção, foi por má dedução...
carlosrm :oops:
Peço desculpas aos amigos, mas o código que eu cometi não funciona em todas as situações. Erro do programador (nunca do programa!). Agradeço mais uma vez ao Marco Salles por ter me alertado. Assim que tiver consertado meu erro, posto novamente. Não foi por má intenção, foi por má dedução...
carlosrm :oops:
GOSTEI 0
Caninha51
29/05/2005
Quem disse que teu código naum funciona Carlos?
Aki funcionou sim! :)
Aki funcionou sim! :)
GOSTEI 0
Marco Salles
29/05/2005
Quem disse que teu código naum funciona Carlos?
Aki funcionou sim!
Eu enviei uma Mp para o Carlosrm , igualmente o fiz para voce , levantando algumas situaçoes onde o cogido passado , tem um comportamneto diferente do sugerido ... Quem quiser que faça o teste com a seguinte inicialização do array
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var MeuArray : array[0..5] of integer; pri, seg, I : Integer; begin // preenchi o array aqui só para facilitar a visualização MeuArray[0] := 33; MeuArray[1] := 79; MeuArray[2] := 41; MeuArray[3] := 80; MeuArray[4] := 55; MeuArray[5] := 77; pri := MeuArray[0]; seg := MeuArray[0]; For I := Low(MeuArray) to High(MeuArray) do begin if (MeuArray[I] < pri) then begin if (pri < seg) then seg := pri; pri := MeuArray[I]; continue; end; if (MeuArray[I] < seg) and (MeuArray[I] <> pri) then seg := MeuArray[I]; end; showmessage(´O segundo menor número é: ´+inttostr(seg)); end;
[b:377549757a]To obtendo como resposta o 33 , Quando o correto seria o 41
O Que pode estar errado [/b:377549757a]
:?: :?: :?: :?:
GOSTEI 0
Caninha51
29/05/2005
É, realmente quando se preenche o array com esses valores ele retorna o 33 em vez do 41.
Fiz umas modificações e acho q agora deu certo!
Testa ai...
Fiz umas modificações e acho q agora deu certo!
Testa ai...
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var MeuArray : array[0..5] of integer; seg, menor, maior, I : Integer; begin // preenchi o array aqui só para facilitar a visualização MeuArray[0] := 33; MeuArray[1] := 79; MeuArray[2] := 41; MeuArray[3] := 80; MeuArray[4] := 55; MeuArray[5] := 77; menor := MeuArray[0]; maior := MeuArray[0]; For I := Low(MeuArray) to High(MeuArray) do if (MeuArray[I] < menor) then menor := MeuArray[I] else if (MeuArray[I] > maior) then maior := MeuArray[I]; seg := maior; For I := Low(MeuArray) to High(MeuArray) do if (MeuArray[I] > menor) and (MeuArray[I] < seg) then seg := MeuArray[I]; showmessage(´O segundo menor número é: ´+inttostr(seg)); end;
GOSTEI 0
Carlosrm
29/05/2005
Caninha51,
Salve! Eu tinha feito um código quase igual ao que vc fez, com pequena
diferença.
Provavelmente isso não acontece numa situação real, mas eu verifiquei também a possibilidade de todos os elementos do array serem iguais.
Fora isso, acabamos pensando mais ou menos igual. Desculpe, novamente pelo primeiro código estar furado (mal programado).
Agradeço também ao Marco Salles por ter testado e informado os furos encontrados.
carlosrm :)
Salve! Eu tinha feito um código quase igual ao que vc fez, com pequena
diferença.
Provavelmente isso não acontece numa situação real, mas eu verifiquei também a possibilidade de todos os elementos do array serem iguais.
Fora isso, acabamos pensando mais ou menos igual. Desculpe, novamente pelo primeiro código estar furado (mal programado).
Agradeço também ao Marco Salles por ter testado e informado os furos encontrados.
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var MeuArray : array[0..5] of integer; pri, seg, H, I : Integer; begin MeuArray[0] := 33; // 4 75;// MeuArray[1] := 33; // 9 9;// MeuArray[2] := 33; //-7 63;// MeuArray[3] := 33; // 3 57;// MeuArray[4] := 33; //-7 54;// MeuArray[5] := 33; // 6 6;// // listbox1.Clear; // for H := low(MeuArray) to High(MeuArray) do // listbox1.items.add(format(´¬3.3d´,[MeuArray[h]])); pri := MeuArray[0]; seg := MeuArray[1]; For I := Low(MeuArray)+2 to High(MeuArray) do begin if (MeuArray[I] = seg) or (MeuArray[I] = pri) then continue; if (MeuArray[I] < pri) then begin if (pri < seg) then seg := pri; pri := MeuArray[I]; continue; end; if (seg = pri) then seg := MeuArray[I]; if (MeuArray[I] < seg) then seg := MeuArray[I]; end; if (pri = seg) then showmessage(´Todos os elementos do array são iguais: ´+inttostr(pri)) else if (pri < seg) then showmessage(´O segundo menor número é: ´+inttostr(seg)) else showmessage(´O segundo menor número é: ´+inttostr(pri)); end;
GOSTEI 0
Beppe
29/05/2005
Elementos repetidos não estão sendo levados em conta, e acredito que o problema necessite deles. Por exemplo, o 2º menor elemento do array (31, 31, 33, 33, 33, 33) é 31. O código do carlosrm só trata os distintos, por isso retorna 33. Quem precisar da primeira solução, fiz este código:
Entretanto, o problema não está bem resolvido. E se for preciso o 3º, ou o 4º, ou ainda o 284473º menor elemento? Criar tantas variáveis conforme necessário!
Quem cursa CC sabe que este método se torna [i:538ee23f5c]O[/i:538ee23f5c](n²), o que significa lentidão. Resolver o problema primeiro ordenando o array é [i:538ee23f5c]O[/i:538ee23f5c](n lg n). Pra isso se usa a lógica de particionamento do QuickSort.
Claro que para o caso específico do colega que postou a questão, o algoritmo SegundoMenorInteiro dá conta do recado perfeitamente.
// ensure Length(A) >= 2 function SegundoMenorInteiro(const A: array of Integer): Integer; var I, Min, Sec: Integer; begin Min := A[0]; Sec := High(Integer); for I := 1 to High(A) do if A[I] < Sec then begin if A[I] <= Min then begin Sec := Min; Min := A[I]; end else Sec := A[I]; end; Result := Sec; end;
Entretanto, o problema não está bem resolvido. E se for preciso o 3º, ou o 4º, ou ainda o 284473º menor elemento? Criar tantas variáveis conforme necessário!
Quem cursa CC sabe que este método se torna [i:538ee23f5c]O[/i:538ee23f5c](n²), o que significa lentidão. Resolver o problema primeiro ordenando o array é [i:538ee23f5c]O[/i:538ee23f5c](n lg n). Pra isso se usa a lógica de particionamento do QuickSort.
Claro que para o caso específico do colega que postou a questão, o algoritmo SegundoMenorInteiro dá conta do recado perfeitamente.
GOSTEI 0
Carlosrm
29/05/2005
Beppe,
Valeu!. Obrigado pelos esclarecimentos.
Valeu!. Obrigado pelos esclarecimentos.
GOSTEI 0