Manutenção de tabelas
Prezados,
Estou migrando para o Delphi agora pois usava outras ferramentas.
Preciso de um exemplo simples (preferencialmente com os arquivos), de um form que conste: inclusão, alteração, exclusão, pesquisa registros e um relatório (pretendo usar o Access como banco, por enquanto).
Caso saibam além do ClubeDelphi, links para o que eu preciso, favor me responder.
MUITO OBRIGADO !!
Estou migrando para o Delphi agora pois usava outras ferramentas.
Preciso de um exemplo simples (preferencialmente com os arquivos), de um form que conste: inclusão, alteração, exclusão, pesquisa registros e um relatório (pretendo usar o Access como banco, por enquanto).
Caso saibam além do ClubeDelphi, links para o que eu preciso, favor me responder.
MUITO OBRIGADO !!
Roger1967
Curtidas 0
Respostas
Maicon
23/07/2003
A maneira mais simples é utilizar o componente Query (na paleta data access). A propriedade ´DatabaseName´ deverá conter o nome da base de dados que você deseja acessar. Como você pretender utilizar o MS Access, você deverá configurar um ODBC no painel de controle do Windows. Depois desta fase, utilizando um button insera o seguinte código:
Query1.close; //fecha as operações abertas pelo query
Query1.sql.clear; //a propriedade sql, indica o código sql a ser executado na base de dados, neste caso no MS Access.
Query1.sql.add(´Select * from clientes´); //código sql que deseja executar
Query1.open; //abre a consulta
Supondo que a tabela clientes possue os campos nome e endereco, e você deseja saber o nome do cliente, por exemplo,
nome_cliente := Query1.fieldbyname(´nome´).asstring; //atribui o valor que estava no banco de dados em uma variável do Delphi.
Para inserir, alterar e excluir, é parecido:
Query1.close;
Query1.sql.clear;
Query1.sql.add(´Insert into clientes (nome, endereco) values (:nome, :endereco´);
Query1.parambyname(´nome´).asstring := nome.text;
Query1.parambyname(´endereco´).asstring := endereco.text;
Query1.execsql; //EXECUTA A OPERAÇÃO (open é só em select)
//Neste caso utilizamos um parâmetro, através dos dois pontos (:), no código sql, que receberá um valor através do ´parambyname´, neste caso receberá o valor de um edit chamado nome.
OK?
Maicon
Query1.close; //fecha as operações abertas pelo query
Query1.sql.clear; //a propriedade sql, indica o código sql a ser executado na base de dados, neste caso no MS Access.
Query1.sql.add(´Select * from clientes´); //código sql que deseja executar
Query1.open; //abre a consulta
Supondo que a tabela clientes possue os campos nome e endereco, e você deseja saber o nome do cliente, por exemplo,
nome_cliente := Query1.fieldbyname(´nome´).asstring; //atribui o valor que estava no banco de dados em uma variável do Delphi.
Para inserir, alterar e excluir, é parecido:
Query1.close;
Query1.sql.clear;
Query1.sql.add(´Insert into clientes (nome, endereco) values (:nome, :endereco´);
Query1.parambyname(´nome´).asstring := nome.text;
Query1.parambyname(´endereco´).asstring := endereco.text;
Query1.execsql; //EXECUTA A OPERAÇÃO (open é só em select)
//Neste caso utilizamos um parâmetro, através dos dois pontos (:), no código sql, que receberá um valor através do ´parambyname´, neste caso receberá o valor de um edit chamado nome.
OK?
Maicon
GOSTEI 0