Mapas
Senhores, tenho visto aqui muito assunto sobre banco de dados, mais muito pouco ou nenhum sobre geoprocessamento, umas das áreas mais promissoras de mercado para os próximos anos.
Gostaria de saber, se alguém está ou já fez alguma projeto, rotina com mapas, vetores, etc.
Pois estou interessado em fazer alguma coisa como arruamento, logradouros, roteamento de vendedores, etc.
Atenciosamente
José Ricardo
Gostaria de saber, se alguém está ou já fez alguma projeto, rotina com mapas, vetores, etc.
Pois estou interessado em fazer alguma coisa como arruamento, logradouros, roteamento de vendedores, etc.
Atenciosamente
José Ricardo
Zlink
Curtidas 0
Respostas
Nerdex
20/03/2004
Tive planos de desenvolver com o mapa da minha cidade. Estive na prefeitura realizando uma pesquiza no setor de engenharia, mas queria ter como base os números das edificações em cada rua, av, beco e trav, est, rod... que serviriam de base para a localização. Por surpresa eles não dispõem de um catálogo contendo as informações desta forma. Teria que eu mesmo, sair às ruas, e ir catalogando, Um absurdo !! Moral.... desisti....
Sei que existe componentes destinados à esta tarefa. Não lembro onde...
Certamente é um área de projeto muito interessante e muito útil. Aplicável à varias atividades.
Abraço
Sei que existe componentes destinados à esta tarefa. Não lembro onde...
Certamente é um área de projeto muito interessante e muito útil. Aplicável à varias atividades.
Abraço
GOSTEI 0
Zlink
20/03/2004
Estive na Prefeitura da minha cidade, aqui eles podem disponibilizar os mapas de arruamentos por bairro, no caso são 62 (sessenta e dois), agora falta uma idéia mais concistente para dá início ao projeto.
A minha idéia inicial foi a seguinte:
Seriam divididos em 2 (dois) módulos.
O primeiro módulo seria o de desenvolver um sistema para localizar em um bairro o nome da rua e o número, teriamos um banco de dados relacionando a rua/número ao mapa, mais para isto eu teria que em cada endereço/número colocar uma posição no banco de dados.
Exemplo:
bairro numero posicao_x posicao_y
01 100 1211 350
01 111 3200 250
01 121 3250 125
...
02 001 1200 4250
02 011 1280 4300
...
Em uma pesquisa ao bairro 01 de número 111, o curso ou uma marcação marcaria a posição 3200/250
Será que daria certo assim. O trabalho seria grande, pois teria que fazer nos 62 mapas todos os endereços.
Leiam e dêem sugestões.
Atenciosamente
José Ricardo
A minha idéia inicial foi a seguinte:
Seriam divididos em 2 (dois) módulos.
O primeiro módulo seria o de desenvolver um sistema para localizar em um bairro o nome da rua e o número, teriamos um banco de dados relacionando a rua/número ao mapa, mais para isto eu teria que em cada endereço/número colocar uma posição no banco de dados.
Exemplo:
bairro numero posicao_x posicao_y
01 100 1211 350
01 111 3200 250
01 121 3250 125
...
02 001 1200 4250
02 011 1280 4300
...
Em uma pesquisa ao bairro 01 de número 111, o curso ou uma marcação marcaria a posição 3200/250
Será que daria certo assim. O trabalho seria grande, pois teria que fazer nos 62 mapas todos os endereços.
Leiam e dêem sugestões.
Atenciosamente
José Ricardo
GOSTEI 0
Nerdex
20/03/2004
Certo... não podemos fugir de termos as coordenadas X e Y na base, pois para as localizações, a métrica no mapa é desconecta, para isto, podemos relacionar: uma edificação gigantesca e uma casinha, por exemplo...
A base e a mão-de-obra serão enormes sim, mas valerá a pena ...
Gostaria de saber das imagens (os mapas em si na tela). No sentido da pixelização (Mapa de Bits - pense num arquivo tipo BMP). Vc irá proporcionar dispositivo de ZOOM atomático ou poderá deixar esta opção a cargo do usuário? Qual seria a definição de detalhes na imagem? Teria algum diferencial a nível de imagens para a representação de pontos estratégicos e referenciais no mapa?
A base e a mão-de-obra serão enormes sim, mas valerá a pena ...
Gostaria de saber das imagens (os mapas em si na tela). No sentido da pixelização (Mapa de Bits - pense num arquivo tipo BMP). Vc irá proporcionar dispositivo de ZOOM atomático ou poderá deixar esta opção a cargo do usuário? Qual seria a definição de detalhes na imagem? Teria algum diferencial a nível de imagens para a representação de pontos estratégicos e referenciais no mapa?
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
20/03/2004
Colega,
http://www.multispectral.com.br/
http://www.multispectral.com.br/
GOSTEI 0
Nerdex
20/03/2004
Zanela !
Valew, pedi o meu mapa... tomara que eles não cobrem... hihihi
Valew, pedi o meu mapa... tomara que eles não cobrem... hihihi
GOSTEI 0
Zerovox
20/03/2004
olá pessoal, estou também com um projeto em minha cidade sobre mapas estou com dificuldades em iniciar o projeto pois não conheço nehum componente gratuito para localizar coordenadas de mapas - eu já tenho ele todo digitalizado em imagens ... se puderem me ajudar agradeço.
p.s: procurei na net mas só componentes pagos.
atenciosamente
Anderson
p.s: procurei na net mas só componentes pagos.
atenciosamente
Anderson
GOSTEI 0
Edilcimar
20/03/2004
O Ibge possui à venda e o Parque de Material Eletrônico da Aeronáutica (no Caju) também vende, o segundo é utilizado por pilotos
GOSTEI 0
Nerdex
20/03/2004
zerovox...
Resucitaram esse tópico... bahhh... hihihi...
Não precisa procurar como louki... e ficar dependente de componentes... basta usar a cuca! Liga?
Olhe o que eu fiz - no meu caso o cliente customiza as referências:
Obj. Image1 = contém o mapa;
Obj. Image2 = será um pto referencial no mapa;
Image1.picture.bitmap.canvas.stretchDraw(rect(10,10,80,90), Image2.Picture.Graphic);
O Image1 recebe um ponto referencial: Image2 (contendo um pequeno bitmap que é um ponto = uma referência)... Depois eu uso a propriedade Tag do referencial (Image2) para informar a coordenada como parâmetro em um Bco de Dados, entre outras dezenas de dados daquela referência.
Usando Zoom... eu redefino proporcionalmente as coordenadas e com um refresh (melhor = repaint... hehe) eu atualizo tudo...
O projeto ficou blz... = $$$... hehe!
Não precisa procurar como louki... e ficar dependente de componentes... basta usar a cuca! Liga?
Image1.picture.bitmap.canvas.stretchDraw(rect(10,10,80,90), Image2.Picture.Graphic);
O Image1 recebe um ponto referencial: Image2 (contendo um pequeno bitmap que é um ponto = uma referência)... Depois eu uso a propriedade Tag do referencial (Image2) para informar a coordenada como parâmetro em um Bco de Dados, entre outras dezenas de dados daquela referência.
Usando Zoom... eu redefino proporcionalmente as coordenadas e com um refresh (melhor = repaint... hehe) eu atualizo tudo...
GOSTEI 0
Thomaz_prg
20/03/2004
Colega Nerdex, só uma coisa...
Iniciei um projeto desse tipo, porém, o pessoal quer o mapa de toda a cidade, e através da seleção do mouse (tipo clica e arrasta desenhando um quadrade, onde será dado o zoom), e conforme for dando o zoom, ir aproximando, detalhando cada vez mais....
Agora pergunto, o bitmap responsável pelo mapa, não ficaria gigantesco?
E outra coisa, como fazer o Zoom :oops: ??
Iniciei um projeto desse tipo, porém, o pessoal quer o mapa de toda a cidade, e através da seleção do mouse (tipo clica e arrasta desenhando um quadrade, onde será dado o zoom), e conforme for dando o zoom, ir aproximando, detalhando cada vez mais....
Agora pergunto, o bitmap responsável pelo mapa, não ficaria gigantesco?
E outra coisa, como fazer o Zoom :oops: ??
GOSTEI 0
Massuda
20/03/2004
... o bitmap responsável pelo mapa, não ficaria gigantesco?
Isso depende do grau de detalhe desejado. Imagens de satélite de alta resolução, além de serem caras (alguns milhares de dólares por km2), costumam gastar muita memória (o arquivo pode ser pequeno, um JPEG ou TIFF, mas na memória vira um bitmap monstruoso).Se possível procure utilizar mapas em formato vetorial (por exemplo, .SHP do ArcView), que não tem esse problema.
E outra coisa, como fazer o Zoom ??
Depende de como você está exibindo a imagem. Algumas bibliotecas GIS aceitam bitmaps como uma camada/layer do mapa, então basta usar as funções de zoom da biblioteca. No caso de optar por usar um TImage+bitmap, acho que teria de gerar um bitmap intermediário via StretchBlt.GOSTEI 0
Nildo
20/03/2004
[quote:3e19c4f90b=´Aroldo Zanela´]Colega,
http://www.multispectral.com.br/[/quote:3e19c4f90b]
Multispectral é nosso fornecedor de mapas :D
http://www.multispectral.com.br/[/quote:3e19c4f90b]
Multispectral é nosso fornecedor de mapas :D
GOSTEI 0
Zerovox
20/03/2004
realmente estou pensando em fazer dessa forma, resolvi ver se existia algum componente desse tipo , mas valeu pela diga...
tks
tks
zerovox...
GOSTEI 0
Nerdex
20/03/2004
Eu dividi em bairros, ou melhor, em distritos no meu caso... que são espaços pré definidos pela instituição que utliliza minha aplic. Deixo as imagens ´chaveadas e comprimidas´ em arquivo de recurso, pois o autor do mapa não pode descobrir que estou usando as imagens, mesmo com edições por mim realizadas. O cód. de zoom acho que tem em: www.swissdelphicenter.com - mas não sei qual tipo imagem tu vai carregar e trabalhar na tua aplic.?
GOSTEI 0
Zerovox
20/03/2004
Eu dividi em bairros, ou melhor, em distritos no meu caso... que são espaços pré definidos pela instituição que utliliza minha aplic. Deixo as imagens ´chaveadas e comprimidas´ em arquivo de recurso, pois o autor do mapa não pode descobrir que estou usando as imagens, mesmo com edições por mim realizadas. O cód. de zoom acho que tem em: www.swissdelphicenter.com - mas não sei qual tipo imagem tu vai carregar e trabalhar na tua aplic.?
já esta saindo alguma coisa do meu projeto ... zoom e outros bichos .. assim que conseguir finalizar esta tudo disponiblizado ... valew por enquanto.
GOSTEI 0
P3rfect
20/03/2004
Hei pessoal,
Li o tópico inteiro...
Eu também ´tentei´ desenvolver um aplicação que calculasse a distância de dois pontos dentro do mapa...
Alguém tem alguma fórmula ou exemplo na íntegra pra contribuir? =P
Eu realmente preciso disto...
aguardo resposta..
Abraçoooss =D
Li o tópico inteiro...
Eu também ´tentei´ desenvolver um aplicação que calculasse a distância de dois pontos dentro do mapa...
Alguém tem alguma fórmula ou exemplo na íntegra pra contribuir? =P
Eu realmente preciso disto...
aguardo resposta..
Abraçoooss =D
GOSTEI 0