mascara de dinheiro.... estilo caixa eletrônico...
Olá,
alguém sabe como faço uma mascará para quando o usuário vai digitando o valor o mesmo vai sendo automaticamente formatado, estilo os de caixas eletrônicos.
desde já, obrigado.
alguém sabe como faço uma mascará para quando o usuário vai digitando o valor o mesmo vai sendo automaticamente formatado, estilo os de caixas eletrônicos.
desde já, obrigado.
Balceiro
Curtidas 1
Melhor post
Emerson Nascimento
21/12/2004
tente esse código, que não necessita de nenhum componente adicional:
talvez os colegas possam melhorar esse código, mas em princípio creio que atenda à sua necessidade.
procedure TForm1.Edit1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char); var Texto, Texto2: string; i: byte; begin if (Key in [´0´..´9´,chr(vk_back)]) then begin // limito a 23 caracteres senão haverá um erro na função StrToInt64() if (key in [´0´..´9´]) and (Length(Trim(TEdit(Sender).Text))>23) then key := 0; // pego somente os caracteres de 0 a 9, ignorando a pontuação Texto2 := ´0´; Texto := Trim(TEdit(Sender).Text)+Key; for i := 1 to Length(Texto) do if Texto[i] in [´0´..´9´] then Texto2 := Texto2 + Texto[i]; // se foi pressionado BACKSPACE (única tecla válida, fora os números) // apago o último caractere da string if key = chr(vk_back) then Delete(Texto2,Length(Texto2),1); // formato o texto que depois será colocado no Edit Texto2 := FormatFloat(´#,0.00´,StrToInt64(Texto2)/100); // preencho os espaços à esquerda, de modo a deixar o texto // alinhado à direita (gambiarra) repeat Texto2 := ´ ´+Texto2 until Canvas.TextWidth(Texto2) >= TEdit(Sender).Width; // atribuo a string à propriedade Text do Edit TEdit(Sender).Text := Texto2; // posiciono o cursor no fim do texto TEdit(Sender).SelStart := Length(Texto2); end; Key := 0; end; procedure TForm1.Edit1Click(Sender: TObject); begin // retorno o cursor para o final do texto, caso tenha sido utilizado // o mouse para mover o cursor dentro do Edit TEdit(Sender).SelStart := Length(TEdit(Sender).Text); end;
talvez os colegas possam melhorar esse código, mas em princípio creio que atenda à sua necessidade.
GOSTEI 2
Mais Respostas
Jc_analista
16/12/2004
utilize os componentes RX la em um RXCurrencyEdit
GOSTEI 0
Balceiro
16/12/2004
esse componente é bom, mas na verdade estou utilizando o componente flatstyle e se eu sar o rx os componentes ficarão diferentes.
GOSTEI 0
Balceiro
16/12/2004
será que alguém poderia me ajudar?
GOSTEI 0
Fer_nanda
16/12/2004
Tente atribuir a formatação assim pro componente
Até
FormatFloat(´R$ ,0.00´,edit.text);
Até
GOSTEI 0
Balceiro
16/12/2004
desse jeito não funciona.
GOSTEI 0
Renato_sp
16/12/2004
Amigo me de um exemplo de como vc quer se eu fosse digitar o numero
15.762,00
como ia ficando? Assim fica mais facil para tentar montar uma function para vc... Valeu
Renato / SP
15.762,00
como ia ficando? Assim fica mais facil para tentar montar uma function para vc... Valeu
Renato / SP
GOSTEI 0
Balceiro
16/12/2004
exemplo.
se eu digitar 1 o edit é preenchido com 0,01
se eu digitar o próximo caracter 5 o edit é preenchido com 0,15
se eu digitar o próximo caracter 5 o edit é preenchido com 1,58
se eu digitar o próximo caracter 7 o edit é preenchido com 15,87
e assim por diante....
se eu digitar 1 o edit é preenchido com 0,01
se eu digitar o próximo caracter 5 o edit é preenchido com 0,15
se eu digitar o próximo caracter 5 o edit é preenchido com 1,58
se eu digitar o próximo caracter 7 o edit é preenchido com 15,87
e assim por diante....
GOSTEI 0
Renato_sp
16/12/2004
Amigo nao tinha entendido como vc queria, agora com seu exemplo ficou mais facil montar uma function.. embora nao basta apenas uma function tem que ser tratado alguns eventos para que funcione perfeitamente, fiz alguns testes e te envio o codigo. Teste e verifica se é isso que vc quer.. pelo exemplo que vc me passou ficou exatamente igual, qualquer duvida ou sugestao so falar que tentarei resolver seu problema... Ai vai o codigo com alguns comentarios
Embora o codigo possa parecer meio confuso foi uma alternativa para fazer o que vc quer... Qualquer duvida sobre ele me avise que assim que possivel retornarei
Espero ter ajudado
Renato / SP
var Form1: TForm1; v1, v2:String; // PRIMEIRO DECLARE ESSAS DUAS VARIAVEIS GLOBAIS // AGORA ESTA A FUNCTION DE FORMATACAO Function FormatarBanco(Valor:String; Quant:Integer):String; begin case Length(Valor) of 0:result:=´´; 1:result:=´0,0´+Valor; 2:result:=´0,´+Valor; 3:result:=FormatMaskText(´0,00;0´, Valor); 4:result:=FormatMaskText(´00,00;0´, Valor); 5:result:=FormatMaskText(´000,00;0´, Valor); 6:result:=FormatMaskText(´0.000,00;0´, Valor); 7:result:=FormatMaskText(´00.000,00;0´, Valor); 8:result:=FormatMaskText(´000.000,00;0´, Valor); end; end; Fiz com somente ate 8 digitos mas a ai é so colocar mais no case, 9, 10 etc e jogar sua mascara como nos anteriores // Aqui no evento Change ( ou seja quando tar escrevendo ) chamo a function que declarei em cima.. vc vai perceber que tem uma variavel sendo dado o valor de outra, isso é para quando digitar o proximo numero, a virgula e o ponto nao dobre ficando um numero inexistente.. algo como 0,,,,15 procedure TForm1.Edit1Change(Sender: TObject); begin v2:=v1; Edit1.text:=FormatarBanco(v2, Length(v2)); end; // Caso é apertado o delete é apagado tudo para que seja refeito o valor procedure TForm1.Edit1KeyDown(Sender: TObject; var Key: Word; Shift: TShiftState); begin if key=vk_delete then Begin Edit1.clear; v1:=´´; end; end; // Aqui eu atribuo o valor a variavel v1 para que seja jogado depois para o v2 para fazer a formatacao procedure TForm1.Edit1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char); begin v1:= v1 + key; end;
Embora o codigo possa parecer meio confuso foi uma alternativa para fazer o que vc quer... Qualquer duvida sobre ele me avise que assim que possivel retornarei
Espero ter ajudado
Renato / SP
GOSTEI 0
Paulo_amorim
16/12/2004
Olá
Fiz uma função para fazer isso, acho que atende:
Coloque esse código no OnChange do seu Edit...
Para deixar mais dinâmico, inclua a linha para deixar o cursor sempre no final do edit...
Espero que ajude
Até+
function Mascara(Texto: String): String;
var
sAux: String;
i, iPos: Integer;
begin
{ Deixa só com os números }
for i := 1 to Length(Texto) do
begin
if not (Texto[i] in [´0´..´9´]) then
Delete(Texto,i,1);
end;
{ Completar com ´0´ para deixar tamanho correto }
sAux := StringOfChar(´0´,11 - Length(Texto)) + Texto;
sAux := FormatMaskText(´000.000.000,00;0´,sAux);
{ Mostrar somente a parte relevante }
iPos := 1;
for i := 1 to Length(sAux) do
begin
if sAux[i] = ´,´ then
begin
iPos := i -1;
Break;
end;
if not (sAux[i] in [´0´,´.´]) then
begin
iPos := i;
Break;
end;
end;
Result := Copy(sAux,iPos,Length(sAux) );
end;Coloque esse código no OnChange do seu Edit...
Para deixar mais dinâmico, inclua a linha
Edit.SelStart := Length(Edit);
Espero que ajude
Até+
GOSTEI 0
Tinorj
16/12/2004
Acho que esse vai ficar legal.
procedure TForm1.Edit1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char); begin if not (Key in [´0´..´9´, 8]) then Key := 0; end; procedure TForm1.Edit1KeyUp(Sender: TObject; var Key: Word; Shift: TShiftState); function StrTran(pVariavel, pVelho, pNovo: String): String; var NovoTexto, Texto: String; PosIni, TamTexto, TamVelho: Integer; begin Texto := pVariavel; while Pos(pVelho, Texto) > 0 do begin PosIni := Pos(pVelho, Texto); TamTexto := Length(Texto); TamVelho := Length(pVelho); if PosIni = 1 then NovoTexto := pNovo+Copy(Texto, PosIni+TamVelho, TamTexto-TamVelho) else if PosIni = TamTexto then NovoTexto := Copy(Texto, 1, TamTexto-TamVelho)+pNovo else NovoTexto := Copy(Texto, 1, PosIni-1)+pNovo+Copy(Texto, PosIni+TamVelho, TamTexto-PosIni+TamVelho-1); Texto := NovoTexto; end; Result := Texto; end; var Valor: Currency; Apoio: String; begin Valor := 0.00; if TEdit(Sender).Text <> ´´ then try Apoio := TEdit(Sender).Text; Apoio := StrTran(Apoio, CurrencyString, ´´); Apoio := StrTran(Apoio, ThousandSeparator, ´´); Apoio := StrTran(Apoio, DecimalSeparator, ´´); Apoio := StrTran(Apoio, ´ ´, ´´); Valor := StrToCurr(Apoio) / 100; except Valor := 0.00; end; TEdit(Sender).Text := FormatCurr(CurrencyString + ´ #,0.00´, Valor); if TEdit(Sender).SelLength = 0 then TEdit(Sender).SelStart := Length(TEdit(Sender).Text); end;
GOSTEI 0
Balceiro
16/12/2004
gente muito obrigado pelas dicas...
na verdade eu e o emerson.en quebramos a cabeça e fizemos (quer dizer) alteramos um componete para que ele fizesse isso... e funcionou perfeitamente, se quiser me mande um e-mail ou entre em contato pelo msn quilezi@hotmail.com que eu envio o componente.
até mais.
na verdade eu e o emerson.en quebramos a cabeça e fizemos (quer dizer) alteramos um componete para que ele fizesse isso... e funcionou perfeitamente, se quiser me mande um e-mail ou entre em contato pelo msn quilezi@hotmail.com que eu envio o componente.
até mais.
GOSTEI 0
Aldus
16/12/2004
Olá amigos, tenho acompanhado as sugestões de vários colegas sobre a melhor forma de se implementar a digitação tipo caixa eletrônico. Como iniciante, fiz alguns testes com vários desses exemplos e funcionaram perfeitamente. O que poderia ser mudado para que aceitasse uma vez a virgula ou ponto, o cursor ficasse sempre antes da virgula até que ela fosse digitada, e só depois entraria no decimal. Refiro-me a essa opção no caso de estarmos lançando vendas por acaso, que é muito comum quantidades inteiras, e com os exemplos para se digitar 1 unidade teria que ser digitado 100, o que convenhamos para a maioria dos usuários é um sacrifício.
Caso tenham alguma sugestão, postem aqui, pois pela quantidade de visitas, deu pra notar que é um tópico muito interessate e esclarecedor.
Um grande abraço
Mario
Caso tenham alguma sugestão, postem aqui, pois pela quantidade de visitas, deu pra notar que é um tópico muito interessate e esclarecedor.
Um grande abraço
Mario
GOSTEI 0
Dpinho
16/12/2004
tente esse código, que não necessita de nenhum componente adicional:
procedure TForm1.Edit1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char); var Texto, Texto2: string; i: byte; begin if (Key in [´0´..´9´,chr(vk_back)]) then begin // limito a 23 caracteres senão haverá um erro na função StrToInt64() if (key in [´0´..´9´]) and (Length(Trim(TEdit(Sender).Text))>23) then key := 0; // pego somente os caracteres de 0 a 9, ignorando a pontuação Texto2 := ´0´; Texto := Trim(TEdit(Sender).Text)+Key; for i := 1 to Length(Texto) do if Texto[i] in [´0´..´9´] then Texto2 := Texto2 + Texto[i]; // se foi pressionado BACKSPACE (única tecla válida, fora os números) // apago o último caractere da string if key = chr(vk_back) then Delete(Texto2,Length(Texto2),1); // formato o texto que depois será colocado no Edit Texto2 := FormatFloat(´#,0.00´,StrToInt64(Texto2)/100); // preencho os espaços à esquerda, de modo a deixar o texto // alinhado à direita (gambiarra) repeat Texto2 := ´ ´+Texto2 until Canvas.TextWidth(Texto2) >= TEdit(Sender).Width; // atribuo a string à propriedade Text do Edit TEdit(Sender).Text := Texto2; // posiciono o cursor no fim do texto TEdit(Sender).SelStart := Length(Texto2); end; Key := 0; end; procedure TForm1.Edit1Click(Sender: TObject); begin // retorno o cursor para o final do texto, caso tenha sido utilizado // o mouse para mover o cursor dentro do Edit TEdit(Sender).SelStart := Length(TEdit(Sender).Text); end;
Amigos, Estou precisando utilizar esta rotina em um DBEdit, e preciso que quando for precionado a tecla enter ou tab salte pra o proximo DBedit
Alguem poderia ajudar
GOSTEI 0
Emerson Nascimento
16/12/2004
procedure TForm1.Edit1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char); var Texto, Texto2: string; i: byte; begin if (Key in [´0´..´9´,chr(vk_back)]) then begin // limito a 23 caracteres senão haverá um erro na função StrToInt64() if (key in [´0´..´9´]) and (Length(Trim(TEdit(Sender).Text))>23) then key := 0; // pego somente os caracteres de 0 a 9, ignorando a pontuação Texto2 := ´0´; Texto := Trim(TEdit(Sender).Text)+Key; for i := 1 to Length(Texto) do if Texto[i] in [´0´..´9´] then Texto2 := Texto2 + Texto[i]; // se foi pressionado BACKSPACE (única tecla válida, fora os números) // apago o último caractere da string if key = chr(vk_back) then Delete(Texto2,Length(Texto2),1); // formato o texto que depois será colocado no Edit Texto2 := FormatFloat(´#,0.00´,StrToInt64(Texto2)/100); // preencho os espaços à esquerda, de modo a deixar o texto // alinhado à direita (gambiarra) repeat Texto2 := ´ ´+Texto2 until Canvas.TextWidth(Texto2) >= TEdit(Sender).Width; // atribuo a string à propriedade Text do Edit TEdit(Sender).Text := Texto2; // posiciono o cursor no fim do texto TEdit(Sender).SelStart := Length(Texto2); end else if ord(key) <> VK_RETURN then Key := 0; end; procedure TForm1.Edit1Click(Sender: TObject); begin // retorno o cursor para o final do texto, caso tenha sido utilizado // o mouse para mover o cursor dentro do Edit TEdit(Sender).SelStart := Length(TEdit(Sender).Text); end;
GOSTEI 0
Anderson_blumenau
16/12/2004
Olá
Coloque esse código no OnChange do seu Edit...
Para deixar mais dinâmico, inclua a linha para deixar o cursor sempre no final do edit...
Espero que ajude
Até+
function Mascara(Texto: String): String;
var
sAux: String;
i, iPos: Integer;
begin
{ Deixa só com os números }
for i := 1 to Length(Texto) do
begin
if not (Texto[i] in [´0´..´9´]) then
Delete(Texto,i,1);
end;
{ Completar com ´0´ para deixar tamanho correto }
sAux := StringOfChar(´0´,11 - Length(Texto)) + Texto;
sAux := FormatMaskText(´000.000.000,00;0´,sAux);
{ Mostrar somente a parte relevante }
iPos := 1;
for i := 1 to Length(sAux) do
begin
if sAux[i] = ´,´ then
begin
iPos := i -1;
Break;
end;
if not (sAux[i] in [´0´,´.´]) then
begin
iPos := i;
Break;
end;
end;
Result := Copy(sAux,iPos,Length(sAux) );
end;Edit.SelStart := Length(Edit);
eh preciso alguma biblioteca extra?
FormatMaskText aparece indeficador nao declarado
GOSTEI 0
Anderson_blumenau
16/12/2004
ja achei
MaskUtils
MaskUtils
GOSTEI 0
Leleti
16/12/2004
10 anos depois... Ae galera, usei esses exemplos e funcionou perfeitamente! Porém quando vou conferir no banco de dados o valor está com várias casas decimais!
Ex: no Delphi inseri o valor de 15,99
no banco esse valor está 15,9899997711182
Nessa tela onde cadastrei esse valor no Delphi tenho um DBGrid para mostrar os produtos e valores já salvo, que chamo os dados do banco, e nesse DBGrid o valor está como o valor gravado no banco: 15,9899997711182
Como faço para gravar o valor exato no banco? Ou pelo menos chamar o valor exato no DBGrid...
Mais uma vez, valeu pelas dicas!!! Nota 10
Ex: no Delphi inseri o valor de 15,99
no banco esse valor está 15,9899997711182
Nessa tela onde cadastrei esse valor no Delphi tenho um DBGrid para mostrar os produtos e valores já salvo, que chamo os dados do banco, e nesse DBGrid o valor está como o valor gravado no banco: 15,9899997711182
Como faço para gravar o valor exato no banco? Ou pelo menos chamar o valor exato no DBGrid...
Mais uma vez, valeu pelas dicas!!! Nota 10
GOSTEI 0
Pedro Amaral
16/12/2004
OMG 10 anos depois mesmo. kkkk
GOSTEI 0
Leleti
16/12/2004
Consegui, o meu problema é que havia colocado o campo como float...
agora mudei para numeric e ficou tudo tranquilo!!!
Uso o Firebird (IBExpert)...
agora mudei para numeric e ficou tudo tranquilo!!!
Uso o Firebird (IBExpert)...
GOSTEI 0
Hélio Kuhn
16/12/2004
Olá,
desde já, obrigado.
desde já, obrigado.
Tenta esse codigo amigo, da uma olhada se é por ai
//Evento onchange do edit
procedure TForm6.Edit1Change(Sender: TObject);
var
i: integer;
c: currency;
s: string;
begin
if Edit1.Text = EmptyStr then
Edit1.Text := '0,00';
for i := 1 to length(Edit1.Text) do