MDI Application

Delphi

04/11/2006

Galera.... to tentando criar uma aplicacao MDI e to com o seguinte problema....

tipow no form pai tem um botao...

qdo eu crio o form1 filho ele fika tipo tranparente ... o botao do form pai fika aparecendo no form filho....
qual seria a forma correta de criar MDI?

Output

Output

Curtidas 0

Respostas

Mahdak

Mahdak

04/11/2006

[quote:21f0c317e0=´Rodrigo Miss´]Galera.... to tentando criar uma aplicacao MDI e to com o seguinte problema....

tipow no form pai tem um botao...

qdo eu crio o form1 filho ele fika tipo tranparente ... o botao do form pai fika aparecendo no form filho....
qual seria a forma correta de criar MDI?[/quote:21f0c317e0]

amigo, eu trabalho com forms MDI na minha aplicação e caso esse botao esteja em uma toolbar no form principal (MDIForm) e voce esteje mandando o filho aparecer maximizado, será normal aparecer o boão na parte superior do form filho (MDIChild), pois uma das caracteristicas dos formulários MDI é justamente essa, os filhos permanecerem ´Grudados´ nos pais.

agora a respeito de como criar os formulários tudo depende, se eles estao na lista de auto create (crtl+shift+11), de apenas um show ou showmodal, do contrario voce terá que cria-lo em tempo de execussao, e esse é um tema meio que polemico, mas pesquise aqui no forum sobre criação de formulários em tempo de execussao que voce achará bastante coisa...

ficaria algo assim se o form a ser criado estivesse em avaliable:

// chamando ele...
Form := TForm.Create(Application);
if Form = nil then
Form.Show;

//destruindo ele
procedure TForm.Onclose(sender:TObject);
begin
Form := nil;
action := caFree;
end;

espero ter contribuido

GOSTEI 0
Mahdak

Mahdak

04/11/2006

será normal aparecer o boão na parte superior do form filho (MDIChild),

quando eu disse a frase acima nao quis dizer que o botão vá aparecer dentro do filho, mas acima do filho no pai, dando a impressao de estar no filho

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

04/11/2006

Amigo, isso é normal, coloque um panel, e seta ele como alinhamento ao topo, abaixo, esquerdo ou direita.. e coloca o botao dentro dele... assim o form filho ira aparecer onde o panel nao está..

[]s

GOSTEI 0
Output

Output

04/11/2006

Ok! vlw galera! agora ta funcionando do geito q eu qria....

Agora a duvida eh a seguinte.... tenhu hum form filho de login... e o form pai q eh o principal....

como eu faço pra deixar desabilitado o form pai antes do kra fazer o login....
vendo q c eu deixar o form pai como padrao enable:= false;; o login tb fikara enable:= false..???

alguem tm alguma dica?

GOSTEI 0
POSTAR