MDI - Centralizar MDI Filho
Pessoal, minha dúvida apesar de ser simples aparentemente, vem me causando um certo incômodo.
Quando crio um projeto MDI, e consequentemente os forms MDI filhos, em geral coloco a propriedade Position = poMainFormCenter. Porém, ao abrir o form filho nunca ele aparece posicionado exatamente no centro do form principal. Sempre aparece posicionado um pouco para baixo do centro. Já tentei colocar a propriedade Position em todas as outras opções de ´center´, mas sempre o form abre decentralizado.
Quando os forms são pequenos não tem problema, mas quando ocupam a maior parte da dimensão vertical da tela, eles aparecem cortado embaixo. Ou melhor, uma faixa da parte de baixo fica escondida.
Alguém sabe como resolver isso?
wbb
Quando crio um projeto MDI, e consequentemente os forms MDI filhos, em geral coloco a propriedade Position = poMainFormCenter. Porém, ao abrir o form filho nunca ele aparece posicionado exatamente no centro do form principal. Sempre aparece posicionado um pouco para baixo do centro. Já tentei colocar a propriedade Position em todas as outras opções de ´center´, mas sempre o form abre decentralizado.
Quando os forms são pequenos não tem problema, mas quando ocupam a maior parte da dimensão vertical da tela, eles aparecem cortado embaixo. Ou melhor, uma faixa da parte de baixo fica escondida.
Alguém sabe como resolver isso?
wbb
Wbb
Curtidas 0
Respostas
Massuda
19/11/2004
O posicionamento da sua janela MDI child é centrado na área cliente do form principal.
Esse posicionamento é feito em TCustomForm.CMShowingChanged na unit Forms... para modificar isso, você pode declarar sua própria versão desse tratador de mensagem em seu form MDI child. Como esse tratador é relativamente complexo, acho que o mais fácil é copiar todo o tratador original para a sua versão e modificar o par de linhas que interessa.
Esse posicionamento é feito em TCustomForm.CMShowingChanged na unit Forms... para modificar isso, você pode declarar sua própria versão desse tratador de mensagem em seu form MDI child. Como esse tratador é relativamente complexo, acho que o mais fácil é copiar todo o tratador original para a sua versão e modificar o par de linhas que interessa.
GOSTEI 0
Wbb
19/11/2004
Valeu Massuda, mas mesmo assim não sei como fazer. Se puder me dar uma orientação mais aprofundada eu agradeceria.
T+
wbb
T+
wbb
GOSTEI 0
Massuda
19/11/2004
:oops: Falar é muito mais fácil do que fazer... Isso aqui é mais complicado do que parecia... vou te dar retorno sobre isso, mas não agora.
GOSTEI 0
Godzilla_xf
19/11/2004
Olá, para ser bem franco eu nunca passei por isso, todos os forms MDI que uso eu só modifico a propriedade [b:fce901f272]Position[/b:fce901f272] para [b:fce901f272]poScreenCenter[/b:fce901f272], e eles sempre ficam centralizados no form Principal da aplicação o [b:fce901f272]fsMDIForm[/b:fce901f272], vc esta usando outros atributos neste form que não centraliza??.
Alinhamento ou algo assim...
Tentou com outros form´s MDi??...
espero ter ajudado....
falow
Alinhamento ou algo assim...
Tentou com outros form´s MDi??...
espero ter ajudado....
falow
GOSTEI 0
Massuda
19/11/2004
[b:08264bbf84]GodZilla_XF[/b:08264bbf84]: o problema do [b:08264bbf84]wbb[/b:08264bbf84] é que o form filho não aparece centrado no meio do form pai... ele sempre aparece um pouco abaixo do esperado. Isso acontece porque o form filho é centrado na área cliente do form pai.
[b:08264bbf84]wbb[/b:08264bbf84]: a solução era mais simples :) Na classe que implementa o form filho, inclua a procedure SetBounds()...
Se você fizer Position = poDefault ou poDesigned no form MDI filho, ele não será centrado no form pai (como era de se esperar).
[b:08264bbf84]wbb[/b:08264bbf84]: a solução era mais simples :) Na classe que implementa o form filho, inclua a procedure SetBounds()...
type TFormFilho = class(TForm) public procedure SetBounds(ALeft, ATop, AWidth, AHeight: Integer); override; end; ... procedure TFormFilho.SetBounds(ALeft, ATop, AWidth, AHeight: Integer); var Rect: TRect; Origem: TPoint; begin if Showing then begin // Obtem o retângulo da área cliente MDI Windows.GetWindowRect(Application.MainForm.ClientHandle, Rect); // Calcula a origem da área cliente MDI no form pai Origem := Rect.TopLeft; Dec(Origem.x, Application.MainForm.Left); Dec(Origem.y, Application.MainForm.Top); // Calcula nossa nova posição ALeft := (Application.MainForm.Width - Width) div 2 - Origem.x; ATop := (Application.MainForm.Height - Height) div 2 - Origem.y; end; inherited SetBounds(ALeft, ATop, AWidth, AHeight); end;
Se você fizer Position = poDefault ou poDesigned no form MDI filho, ele não será centrado no form pai (como era de se esperar).
GOSTEI 0
Massuda
19/11/2004
Mais um detalhe... se quiser o form filho centrado corretamente na área cliente do form pai...
procedure TFormFilho.SetBounds(ALeft, ATop, AWidth, AHeight: Integer); var Rect: TRect; OurWidth: Integer; OurHeight: Integer; begin if Showing then begin // Obtem o retângulo da área cliente MDI Windows.GetWindowRect(Application.MainForm.ClientHandle, Rect); // Calcular largura e altura da área cliente OurWidth := Rect.Right - Rect.Left; OurHeight := Rect.Bottom - Rect.Top; // Calcula a nova posição ALeft := (OurWidth - Width) div 2; ATop := (OurHeight - Height) div 2; end; inherited SetBounds(ALeft, ATop, AWidth, AHeight); end;
GOSTEI 0
Diogoalles
19/11/2004
Como faço para utilizar essa função em todos meus forms ?
existe alguma maneira que não seja colocar a função em todos os forms ?
obrigado
Diogo
existe alguma maneira que não seja colocar a função em todos os forms ?
obrigado
Diogo
GOSTEI 0
Diogoalles
19/11/2004
além da pergunta acima,
gostaria de saber como utilizar ou adaptar essa função para alinhar forms do tip fsNormal ?
abraço
Diogo
gostaria de saber como utilizar ou adaptar essa função para alinhar forms do tip fsNormal ?
abraço
Diogo
GOSTEI 0
Massuda
19/11/2004
Como faço para utilizar essa função em todos meus forms ?
Use herança. Crie um form com estilo fsMDIChild com o codigo mostrado e derive seus forms a partir desse form (use [b:6444a88e05]File|New[/b:6444a88e05], clique na aba com o nome do seu projeto, selecione o form e clique OK).GOSTEI 0
Diogoalles
19/11/2004
Blz Massuda.. isso mesmo !
abraço
Diogo
abraço
Diogo
GOSTEI 0
Massuda
19/11/2004
...como utilizar ou adaptar essa função para alinhar forms do tip fsNormal ?
A idéia original era centrar forms MDIChild. Para forms normais, acho que seria mais simples usar as opções da propriedade TForm.Position...[list:16f8d80a6e][*:16f8d80a6e]poDesktop: centrar na área de trabalho do Windows[*:16f8d80a6e]poScreenCenter: centrar na tela[*:16f8d80a6e]poMainFormCenter: centrar no form principal[*:16f8d80a6e]poOwnerFormCenter: centrar no form que é Owner do form que está sendo exibido (Owner é o parâmetro passado no Create do form)[/list:u:16f8d80a6e]GOSTEI 0