Me ajudem a aprender Delphi decentemente, pelo amor de Deus!

Delphi

28/10/2003

:?

Olá pessoal!

Sou programador VB já há algum tempo e agora estou começando com o Delphi. Acontece que eu estou passando pelo mesmo problema que passei quando estava iniciando com VB, ou seja, todo livro que pego sobre Delphi, é a mesma lenga-lenga: os caras só mostram o feijãozinho com arroz, que, cá entre nós, nem é preciso livro para aprender.

Tudo o que se encontra são tutoriais estúpidos mostrando como arrastar e soltar componentes das paletas e configurar as propriedades dos mesmos através de ´Wizards´ e ´Assistentes´, ou seja, parece até ´Delphi para usuários de Office´, e não para programadores!

Por exemplo, vejam algumas coisas que eu tenho procurado como doido e não encontro como fazer [b:50ae569a00]por dentro do fonte[/b:50ae569a00], ao invés de usar componentes prontos:

1) conectar um banco de dados (não apenas o Interbase, que é o preferido da comunidade Delphi, mas também SQL-Server, Oracle, MySQL, etc, ou seja qualquer banco de dados);

2) Passar comandos SQL (SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE, etc);

3) Passar uma query em SQL, carregando o conteúdo do resultado em um recordsets, bem como manipulá-los (next, prev, etc);

4) Povoar (populate) manualmente grids, treeviews, etc, através de loops for-next, a partir do recordset lido. Aliás, eu achei estranho pois não encontrei nenhum grid nas paletas do Delphi que não sejam do tipo ´databound´. É assim mesmo, ou eu que não soube procurar direito???

Vejam bem que eu quero poder fazer isso tudo sem usar componentes, apenas através de código. Eu tenho certeza que isso é possível de fazer em Delphi, pois eu faço facilmente em VB; mas gostaria que os diletos colegas pudessem me dar o ´mapa da mina´ e me indicassem alguma literatura (livro, tutorial, apostila) DECENTES!!!