Melhor prática de Log no Delphi
Bom dia pessoal estou desenvolvendo a parte de logs do sistema da empresa porém foi levantado uma dúvida. Qual é a melhor prática para gravação e exibição dos logs. sei que pelo banco de dados tanto a gravação quanto a exibição é facilitada porém creio que seja algo que a longo prazo pode sobrecarregar pois o tamanho das tabelas crescem significativamente. Outra idéia foi fazer em arquivo .txt. Gostaria de saber se há uma convenção para logs, melhores práticas etc. Estou utilizando Delphi 7
Sidnei Junior
Curtidas 0
Respostas
Joel Rodrigues
06/10/2015
Para auditar as ações no sistema, em geral utiliza-se o próprio banco de dados, pois facilita a consulta e integração pode ser feito até via triggers, por exemplo.
Mas se seu log for para registrar apenas exceções no sistema, então convém utilizar um arquivo de texto apenas, pois em teoria serão menos escritas nesse arquivo.
Mas se seu log for para registrar apenas exceções no sistema, então convém utilizar um arquivo de texto apenas, pois em teoria serão menos escritas nesse arquivo.
GOSTEI 0
Sidnei Junior
06/10/2015
Entendi Joel mas sabe me dizer se devo utilizar o mesmo BD que a do sistema ou geralmente cria-se uma base só de logs?
GOSTEI 0
Joel Rodrigues
06/10/2015
Dependendo do cenário, uma base separada pode ser utilizada, evitando assim que a base principal cresça demais por causa da auditoria. Mas o mais comum é utilizar a mesma base.
GOSTEI 0
Sidnei Junior
06/10/2015
ok. Muito obrigado vou analisar aqui.
GOSTEI 0