Melhor relatorio quot;Report Builderquot; Vejam

Delphi

06/09/2009

Olá a todos sou programador a 11 Anos em Delphi.

E já usei o QuickReport, Fortes Report e Fast-Report, e já testei o Rave e o Cristal Report.

De todos esse eu acabei ficando por mais tempo com o Fortes Report e o Fast Report devido Impressoras Matriciais.

Isso porque aqui no Brasil muitas empresas ainda usam relatorios em Impressoras Matriciais, e para fazer isso no Fast-Report

tem que criar dois Layouts
um para impressora Jato de tinta e Laser e outro para Matricial e isso deixa o trabalho muito mais demorado pois sempre tem

que fazer dois Layouts dobrando o trabalho.

O Fortes Report é uma biblioteca muito boa que inclusive usa o mesmo Layout para todos os tipos de impressão, mais o mesmo
está infelismente parado nem para o Delphi 2009 tem suporte oficial ainda, eu gostaria muito que ele continuasse evoluindo como já foi uma dia pois é uma ferramente muito boa.

O QuickReport até onde eu conheço a unica alternativa para impressão rapida em matricial e via Driver de Texto Generico do

windows que perde os estilos de Draft CPI. isso só falando de impressoras matriciais mais todo mundo sabe dos varios

problemas do mesmo.

Cristal Report é poderoso mais complexo e complicado de se instalar em clientes devido DLLs registros da mesmas e outros

problemas, e também eu não achei a impressão rapida em Matricial nele.

´Report Builder´ ::: Rescentemente eu mandei um email para o suporte do mesmo dizendo sobre esse detalhe de impressão

rapida em impressoras matriciais e para minha supresa o Report Builder faz isso de forma magnifica usando apenas um Layout, o

problema é que a forma como que ele faz isso não está bem documentado e muitos programadores não sabem como fazer a impressão

rapida com o Report builder.

O detalhe é simples, na hora de se programar instale um impressora Matricial e sete ela no Report Builder, assim quando se

entrar o Designer dele para criar o relatorio na Toolbar dele referente a Fonts ele vai listar as fontes nativa da impressora

matricial com isso ele vai conseguir imprimir rapido como se fosse direto pela porta da impressora.

Eu fiz testes em varias impressoras matriciais diferentes

Epson LX 810
Epson LX 300
Epson Fx 1120 132 Colunas
Citizen GSX 190

Fontes Draft Usadas.
20 CPI
17 CPI
12 CPI
10 CPI
6 CPI
5 CPI

e para minha supresa até acentos que o Fast Report não consegue imprimir em algumas impressoras o Report Builder conseguiu.

E ainda devo destacar outros pontos positivos nele em relação ao Fast-Report
os eventos das bandas e os Objetos tem acesso simples pelo Code Editor do Delphi, isso não acontece no Fast-Report.
pois o Fast-Report exige codigos como esse

Var Frx_RLDB_NomeVend : TfrxMemoView;

Frx_RLDB_CodVend := frxReport_Caixa.FindObject(´RLDB_CodVend´) as TfrxMemoView;
Frx_RLDB_NomeVend := frxReport_Caixa.FindObject(´RLDB_NomeVend´) as TfrxMemoView;

Esse codigos são de dificil migração entre componente como o QuickReport.

No Report Builder o acesso é simples como qualquer outro Objeto sobre um Formulario.

Com o Report Builder o acesso a objetos e variaveis do Delphi é simples já com o Fast-Report é coisa é um pouco mais

complicada.

O Report Builder ainda conta com componentes adicionais como 2D barcode e Painel.

A meu ver o unico ponto negativo do Report Builder em relação ao Fast Report são as ferramentas de exportação para outros

formatos como XLS, HTML, DOC que tem que ser feito por componentes de terceiros que tem que ser comprados a parte.

E o mesmo não para de evoluir já está em sua Decima 1º Edição para maiores detalhes acessem essa pagina.
[url] http://www.digital-metaphors.com/company/news.html[/url]

Luciano_f

Luciano_f

Curtidas 0
POSTAR