Mensagem/Aviso dentro de função - Má prática?
Olá pessoal.
Não tenho muita experiência em programação Delphi, e hoje enquanto estava escrevendo um código bateu uma dúvida. É uma má prática chamar mensagens (MessageBox, ShowMessage) e interagir com o usuário dentro de units específicas para funções?
Exemplo.:
Ok. Nesta função eu verifico se ocorreu algum erro para se comunicar ao ECF. Do ponto de vista dos mais experientes, seria mais "correto" passar apenas o retorno e fazer o tratamento na origem da chamada da função?
Enfim, não é um erro por assim dizer, mas estou tentanto melhor minha codificação, e espero que possam ajudar.
Desde já agradeço.
Não tenho muita experiência em programação Delphi, e hoje enquanto estava escrevendo um código bateu uma dúvida. É uma má prática chamar mensagens (MessageBox, ShowMessage) e interagir com o usuário dentro de units específicas para funções?
Exemplo.:
try
Desativar();
if strModelo = 'ecfSweda' then Modelo := ecfSweda;
if strModelo = 'ecfBematech' then Modelo := ecfBematech;
if strModelo = 'ecfDaruma' then Modelo := ecfDaruma;
Porta := strCOM;
Ativar();
except on E: Exception do
begin
if AnsiPos('Communication error 2', E.Message) > 0 then
begin
MsgErro('Não foi possível estabelecer conexão com o ECF. Verifique se o mesmo está devidamente ' +
'conectado e configurado no seu terminal, então tente novamente.');
Result := False;
end;
end;
end;
Ok. Nesta função eu verifico se ocorreu algum erro para se comunicar ao ECF. Do ponto de vista dos mais experientes, seria mais "correto" passar apenas o retorno e fazer o tratamento na origem da chamada da função?
Enfim, não é um erro por assim dizer, mas estou tentanto melhor minha codificação, e espero que possam ajudar.
Desde já agradeço.
Thebluemonkey
Curtidas 0
Melhor post
Marco Salles
13/07/2013
A meu ver o mais correto é gerar exceções personalizadas para cada classe que podem ser recuperadas na origem e ai sim mostrar ou não a mensagem
do que esta ocorrendo
//na implementação