Mensagem de erro!!!
bom a rotina que valida a data é a seguinte
a mensagem de erro é a seguinte:
[b:10a3e8026f]invalid input Value. use escape key to abandon changes[/b:10a3e8026f]
e eu to usando um maskedit com formatacao que eh a seguinte :
[b:10a3e8026f]!99/99/0000;1;_[/b:10a3e8026f]
eu teria como tratar esta mensagem em portugues ?
var data: TDate; begin if edtData.Text <> ´´ then begin FLAG := True end; try data := StrToDate(edtData.Text); except on e: econverterror do begin showmessage(´Formato da Data Inválida!!!´); edtData.setfocus; end end; end;
a mensagem de erro é a seguinte:
[b:10a3e8026f]invalid input Value. use escape key to abandon changes[/b:10a3e8026f]
e eu to usando um maskedit com formatacao que eh a seguinte :
[b:10a3e8026f]!99/99/0000;1;_[/b:10a3e8026f]
eu teria como tratar esta mensagem em portugues ?
Fernando_cunha
Curtidas 0
Respostas
Edilcimar
10/08/2005
try
data := strtodate(maskedit1.text);
except
showmessage(´esta não é uma data válida´);
end;
veja que vc não precisa vazer um econverterrror pois ele só entrará no except se a data não for válida
data := strtodate(maskedit1.text);
except
showmessage(´esta não é uma data válida´);
end;
veja que vc não precisa vazer um econverterrror pois ele só entrará no except se a data não for válida
GOSTEI 0
Fernando_cunha
10/08/2005
Bom dia,
Mesmo assim continua aparecendo esta mensagem de erro... se eu pudesse pelo menos converter para portugues ja estaria otimo ou eu fazer uma mensagem personalizada seria muito melhor.
grato e obrigaod pela ajuda
Mesmo assim continua aparecendo esta mensagem de erro... se eu pudesse pelo menos converter para portugues ja estaria otimo ou eu fazer uma mensagem personalizada seria muito melhor.
grato e obrigaod pela ajuda
GOSTEI 0
Fernando_cunha
10/08/2005
ola pessoal, eu consegui, obrigado pela ajuda..
o meu maskedit ficou com a seguinte mascara
e o codigo ficou o seguinte
o meu maskedit ficou com a seguinte mascara
!99/99/9999;1;_
e o codigo ficou o seguinte
procedure TFrmBlMaster.MaskEdit1Exit(Sender: TObject); var data: TDate; x: string; begin x:=Copy(edit1.text,10,1); if x = ´ ´ then begin Showmessage(´Formato da Data Inválida!!!´); Flag:=True; end else begin try data := StrToDate(Edit1.Text); except begin showmessage(´Formato da Data Inválida!!!´); edit1.setfocus; end end; end; end;
GOSTEI 0
Rjun
10/08/2005
Sinto muito, mas essa sua ´técnica´ só funciona se o último caracter for um espaço em branco. Caso o usuário preencha o mês com um espaço em branco, ou o dia, dará erro.
GOSTEI 0