Mensagem estranha no BD
Um de meus clientes estava com vírus na máquina o que deve ter afetado o BD. Agora, quando ele tenta incluir algum registro no final apresenta a seguinte mensagem: ´General SQL error. Internal gds software consistency check (can´t continue after bugcheck)´.
O sistema não grava as informações e preciso reiniciar a máquina para continuar trabalhando. Apesar de passar o antivírus não consigo localizar a tabela que apresenta problema. Em outro cliente, a inserção funcionou sem nenhum problema. Alguém já viu uma mensagem dessa? Utilizo Delphi 5 e Interbase
O sistema não grava as informações e preciso reiniciar a máquina para continuar trabalhando. Apesar de passar o antivírus não consigo localizar a tabela que apresenta problema. Em outro cliente, a inserção funcionou sem nenhum problema. Alguém já viu uma mensagem dessa? Utilizo Delphi 5 e Interbase
Lucimar
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Respostas
Skaarj
14/06/2005
Okayz okayz..
Faça o seguinte..
Partindo do pto q foi virus, acredito q esta rodando o serviço do banco numa maquina Windows, certo?
Tente:
-SCANDISK: verifica se o arquivo .GDB nao esta com erro;
-GFIX: procura por erros dentro do arquivo .GDB;
-GBAK: faz um backup do arquivo .GDB para uma versao em .GBK, comprimida e com algumas modificaçoes [ae é que pode ser a soluçao].
Explicando,
Já me ocorreu de o Windows estar informando errado o tamanho do arquivo, e nao conseguir achar o final dele, portanto, retornava erro, entao execute o SCANDISK a fim de corrigir.
Primeiro defina como variaveis de ambiente
set isc_user=SYSDBA
set isc_password=senha de sysda
por padrao seria:
set isc_user=SYSDBA
set isc_password=masterkey
Em linha de comando execute o GFIX da seguinte forma
>gfix -v -f <unidade:caminho/arquivo.gdb>
>gfix -v -i <unidade:caminho/arquivo.gdb>
Por fim, utilize o gbak com as opcoes:
>gbak -v -z -f -i -l -g <unidade:caminho/arquivo.gdb> <unidade:caminho/arquivo.gbk>
Ele vai fazer um backup ignorando ou nao processando algumas coisas que podem afetar o funcionamento do banco caso nao possuam consistencia valida.
Agora voce possui um arquivo .gbk teoricamente corrigido, entao recupere para poder utilizar novamenta assim:
>gbak -v -c <unidade:caminho/arquivo.gbk> <unidade:caminho/arquivo.gdb>
Dependendo do numero de dados e da quantidade de indices, pode demorar.
[]´s!
Faça o seguinte..
Partindo do pto q foi virus, acredito q esta rodando o serviço do banco numa maquina Windows, certo?
Tente:
-SCANDISK: verifica se o arquivo .GDB nao esta com erro;
-GFIX: procura por erros dentro do arquivo .GDB;
-GBAK: faz um backup do arquivo .GDB para uma versao em .GBK, comprimida e com algumas modificaçoes [ae é que pode ser a soluçao].
Explicando,
Já me ocorreu de o Windows estar informando errado o tamanho do arquivo, e nao conseguir achar o final dele, portanto, retornava erro, entao execute o SCANDISK a fim de corrigir.
Primeiro defina como variaveis de ambiente
set isc_user=SYSDBA
set isc_password=senha de sysda
por padrao seria:
set isc_user=SYSDBA
set isc_password=masterkey
Em linha de comando execute o GFIX da seguinte forma
>gfix -v -f <unidade:caminho/arquivo.gdb>
>gfix -v -i <unidade:caminho/arquivo.gdb>
Por fim, utilize o gbak com as opcoes:
>gbak -v -z -f -i -l -g <unidade:caminho/arquivo.gdb> <unidade:caminho/arquivo.gbk>
Ele vai fazer um backup ignorando ou nao processando algumas coisas que podem afetar o funcionamento do banco caso nao possuam consistencia valida.
Agora voce possui um arquivo .gbk teoricamente corrigido, entao recupere para poder utilizar novamenta assim:
>gbak -v -c <unidade:caminho/arquivo.gbk> <unidade:caminho/arquivo.gdb>
Dependendo do numero de dados e da quantidade de indices, pode demorar.
[]´s!
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