Mestre/Detalhe Zeos Firebird
Alguem sabe como relacionar mestre/detalhe de tabelas do Firebird usando os componentes da Zeos 6.1.3 ? (Via propiedades, sem usar a instrucao select). :D
As propriesdades existentes nao funcionam(de acordo com os meus testes) !!! :(
Eu quero algo menos trabahoso do q usar o select :oops: , tipo outros componentes jah visto, q vc apenas seta as propriedades(masterfield mastersource) e quando clicado no grid mestre o grid detalhe executa um select automaticamente, mostrando somente os campos referenciados ao registro mestre (lógico, hehehe). :lol:
PS: Estou usando TZQuery.
Falow moçada !!!!
As propriesdades existentes nao funcionam(de acordo com os meus testes) !!! :(
Eu quero algo menos trabahoso do q usar o select :oops: , tipo outros componentes jah visto, q vc apenas seta as propriedades(masterfield mastersource) e quando clicado no grid mestre o grid detalhe executa um select automaticamente, mostrando somente os campos referenciados ao registro mestre (lógico, hehehe). :lol:
PS: Estou usando TZQuery.
Falow moçada !!!!
Marfred
Curtidas 0
Respostas
Afarias
18/03/2004
Não tenho experiência com componentes Zeos portanto não acredito poder ajudar. Entretando, só gostaria de citar como é q funciona no IBX -- vc define na query ´detalhe´ um SQL usando parâmetro da forma::
select * from tabela_detalhe where campo_master = :campo_master
e então configura a propriedade DataSource para o TDataSource da query ´master´ -- bom, e nesta query ´master´ o campo CHAVE tem o mesmo nome do parâmetro q foi colocada na query ´detalhe´ -- e pronto!
Isto não funciona assim apenas no IBX mas em alguns outros componentes... não sei se é assim no Zeos -- depois vc me fala!
Bom, essa é a única contribuição q posso dar sobre este assunto, espero q seja de alguma utilidade.
T+
select * from tabela_detalhe where campo_master = :campo_master
e então configura a propriedade DataSource para o TDataSource da query ´master´ -- bom, e nesta query ´master´ o campo CHAVE tem o mesmo nome do parâmetro q foi colocada na query ´detalhe´ -- e pronto!
Isto não funciona assim apenas no IBX mas em alguns outros componentes... não sei se é assim no Zeos -- depois vc me fala!
Bom, essa é a única contribuição q posso dar sobre este assunto, espero q seja de alguma utilidade.
T+
GOSTEI 0